Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial de professores para a Educação básica: uma análise crítica do perfil do professor das competências

Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial de professores para a Educação básica: uma análise crítica do perfil do professor das competências

Autor(a)
Santos, Erika Maria de Oliveira.
<erikaoliveira0917@gmail.com>
Ano de publicação
2021
Data da defesa
20/01/2021
Curso/Outros
Pedagogia
Número de folhas
27
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

As novas demandas da educação, bem como a Base Nacional Comum Curricular(BNCC), que é o documento que determina as competências e habilidades que os estudantes precisam desenvolver, faz parte do conjunto de ações da política educacional que vigora na atualidade, juntamente com as resoluções mais recentes que devem estar alinhadas ao discurso da Pedagogia das competências para a formação do professor. Assim, a partir dos estudos iniciais emergiu a seguinte questão: quais as implicações do discurso oficial da formação para as competências na Resolução CNE/CP nº. 2 de 2019 na formação inicial do professor da educação básica? Buscou-se entender a influência das novas ações para a mudança na formação inicial de professores, neste sentido o objetivo do presente artigo é analisar criticamente o discurso oficial da formação do professor para as competências na Resolução CNE/CP nº. 2 de 2019 e as implicações desta orientação para a formação inicial do professor da educação básica. Para alcançar os objetivos, a metodologia adotada foi pesquisa bibliográfica e documental. A pesquisa bibliográfica fundamentou-se em autores como: Carvalho (2013), Deluiz (2001), Dourado (2015), Ferretti (2002), Freitas (2012), Gasparotto(2014), Saviani (2008), entre outros, de significativa relevância para a compreensão do tema. Já na pesquisa documental o principal documento foi a referida Resolução, entretanto utilizouse outros documentos legais que tratam da formação de professor. A pesquisa destaca que a formação de professores tem sofrido mudanças que encaminham a educação para servir aos interesses do capital e não para a formação plena dos sujeitos.

 

Abstract

The new demands of education, as well as the National Common Curriculum Base(BNCC), which is the document that determines the competencies and skills that students need to develop, is part of the set of educational policy actions that currently exist, along with the most recent resolutions that should be aligned with the discourse of the Pedagogy of competencies for teacher education. Thus, from the initial studies emerged the following question: what are the implications of the official discourse of training for competencies in CNE/CP Resolution No. 2, 2019 in the initial training of the basic education teacher? We sought to understand the influence of new actions for change in the initial training of teachers, in this sense the objective of this article is to critically analyze the official discourse of teacher training for competencies in CNE/CP Resolution No. 2, 2019 and the implications of this orientation for the initial training of the basic education teacher. To achieve the objectives, themethodology adopted was bibliographic and documentary research. The bibliographic research was based on authors such as: Carvalho (2013), Deluiz (2001), Dourado (2015), Ferretti (2002), Freitas (2012), Gasparotto (2014), Saviani (2008), among others, of significant relevance for understanding the theme. In documentary research, the main document was the aforementioned Resolution, however, other legal documents dealing with teacher education were used. The research highlights that teacher education has undergone changes that direct education to serve the interests of capital and not for the full education of subjects.

 

Orientador(a)
Dr.ª Silva, Jane Marinho da.
Banca Examinadora
Dr. Silva, Ricardo da.
Me. Araújo, Welber Angelo de.
Palavras-chave
Professores - Formação.
Política educacional.
Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Pedagogia das competências.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
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