Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial de professores para a Educação básica: uma análise crítica do perfil do professor das competências
Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial de professores para a Educação básica: uma análise crítica do perfil do professor das competências
<erikaoliveira0917@gmail.com>
As novas demandas da
educação, bem como a Base Nacional Comum Curricular(BNCC), que é o documento
que determina as competências e habilidades que os estudantes precisam
desenvolver, faz parte do conjunto de ações da política educacional que vigora
na atualidade, juntamente com as resoluções mais recentes que devem estar
alinhadas ao discurso da Pedagogia das competências para a formação do
professor. Assim, a partir dos estudos iniciais emergiu a seguinte questão:
quais as implicações do discurso oficial da formação para as competências na
Resolução CNE/CP nº. 2 de 2019 na formação inicial do professor da educação
básica? Buscou-se entender a influência das novas ações para a mudança na
formação inicial de professores, neste sentido o objetivo do presente artigo é
analisar criticamente o discurso oficial da formação do professor para as
competências na Resolução CNE/CP nº. 2 de 2019 e as implicações desta
orientação para a formação inicial do professor da educação básica. Para
alcançar os objetivos, a metodologia adotada foi pesquisa bibliográfica e
documental. A pesquisa bibliográfica fundamentou-se em autores como: Carvalho
(2013), Deluiz (2001), Dourado (2015), Ferretti (2002), Freitas (2012),
Gasparotto(2014), Saviani (2008), entre outros, de significativa relevância
para a compreensão do tema. Já na pesquisa documental o principal documento foi
a referida Resolução, entretanto utilizouse outros documentos legais que tratam
da formação de professor. A pesquisa destaca que a formação de professores tem
sofrido mudanças que encaminham a educação para servir aos interesses do
capital e não para a formação plena dos sujeitos.
The new demands of
education, as well as the National Common Curriculum Base(BNCC), which is the
document that determines the competencies and skills that students need to
develop, is part of the set of educational policy actions that currently exist,
along with the most recent resolutions that should be aligned with the
discourse of the Pedagogy of competencies for teacher education. Thus, from the
initial studies emerged the following question: what are the implications of
the official discourse of training for competencies in CNE/CP Resolution No. 2,
2019 in the initial training of the basic education teacher? We sought to
understand the influence of new actions for change in the initial training of
teachers, in this sense the objective of this article is to critically analyze
the official discourse of teacher training for competencies in CNE/CP
Resolution No. 2, 2019 and the implications of this orientation for the initial
training of the basic education teacher. To achieve the objectives, themethodology
adopted was bibliographic and documentary research. The bibliographic research
was based on authors such as: Carvalho (2013), Deluiz (2001), Dourado (2015), Ferretti
(2002), Freitas (2012), Gasparotto (2014), Saviani (2008), among others, of significant
relevance for understanding the theme. In documentary research, the main document
was the aforementioned Resolution, however, other legal documents dealing with teacher
education were used. The research highlights that teacher education has
undergone changes that direct education to serve the interests of capital and
not for the full education of subjects.
Me. Araújo, Welber Angelo de.
Política educacional.
Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Pedagogia das competências.