Abordagem da sociolinguística na Base Nacional Comum Curricular para o Ensino fundamental anos iniciais

Abordagem da sociolinguística na Base Nacional Comum Curricular para o Ensino fundamental anos iniciais 

Autor(a)
Silva, Maiza Ferreira da.
<maizaferreira78@hotmail.com>
Ano de publicação
2021
Data da defesa
11/11/2020
Curso/Outros
Pedagogia
Número de folhas
34
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Este trabalho é resultado de uma pesquisa realizada sobre a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, com o objetivo de investigar sobre os aspectos de variação linguística como um dos elementos da sociolinguística em seus conteúdos relacionados ao ensino da língua portuguesa nos anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto, se optou, em relação ao referencial teórico, os estudos de Labov (2008), Bagno (2002, 2006, 2007, 2009), Bortoni-Ricardo (2005, 2004) entre outros. A pesquisa foi de cunho documental e o artigo organizado em sessões. Ao longo das análises pôde-se perceber que há sim uma abordagem sociolinguística no documento e seus conteúdos, mas que ainda é breve e lacunar. Em recortes que fizemos pudemos observar que, embora haja referências sobre questões de variação linguística e seus condicionantes, o documento ainda é frágil na sua proposta sociolinguística precisando que sejam ampliados os debates acerca de sua função enquanto referencial de trabalho, ensino e aprendizagem.

 

Resumen

Este trabajo es el resultado de una investigación realizada en la Base Curricular Común Nacional- BNCC, con el objetivo de indagar aspectos de la variación lingüística como uno de los elementos de la sociolingüística en sus contenidos relacionados con la enseñanza de la lengua portuguesa en los primeros años de la escuela primaria. Para ello se eligieron, en relación al marco teórico, los estudios de Labov (2008), Bagno (2002, 2006, 2007, 2009), Bortoni-Ricardo(2005, 2004) entre otros. La investigación fue de carácter documental y el artículo se organizó en sesiones. A lo largo de los análisis se pudo notar que existe un enfoque sociolingüístico en el documento y su contenido, pero que aún es breve y contiene brechas. En los extractos que realizamos, pudimos observar que, si bien existen referencias sobre temas de variación lingüística y sus condiciones, el documento aún es frágil en su propuesta sociolingüística, necesitando ampliar los debates sobre su función como referente para el trabajo, la enseñanza y el aprendizaje.

 

Orientador(a)
Dr.ª Santos, Marta Maria Minervino dos.
Banca Examinadora
Dr. Santos, Eudes da Silva.
Dr. Pereira, Fábio Hoffmann.
Palavras-chave
Sociolinguística.
Educação.
Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
Visualizações
543
Observações


Não foi possível exibir o PDF