Análise comparativa entre os documentos oficiais relacionados ao ensino de geografia para os anos iniciais: PCN e BNCC
Análise comparativa entre os documentos oficiais relacionados ao ensino de geografia para os anos iniciais: PCN e BNCC
<josymeiress@gmail.com>
O presente artigo tem por
finalidade fazer uma análise comparativa dos Parâmetros Curriculares Nacionais,
em especial o documento que trata do ensino da Geografia para os anos iniciais
(PCN/Geografia) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Buscou-se entender como
os referidos documentos têm orientado o ensino de Geografia nos anos iniciais
do Ensino Fundamental, uma vez que os mesmos se constituem como documentos
orientadores, quando se trata da organização curricular dos conteúdos que devem
ser trabalhados na educação básica. O interesse pelo estudo partiu da
experiência do estágio obrigatório, nos anos iniciais, no qual não se observou
a relevância da disciplina de Geografia nas atividades pedagógicas observadas durante
o estágio. Dessa maneira, o texto trata da constituição da disciplina de
Geografia no Brasil, analisa a concepção de ensino de Geografia presente nos
documentos estudos e trata da formação de professor de Geografia para os anos
iniciais. Para mais, o texto apresenta o entendimento que a construção do
espaço geográfico ocorre na relação natureza e sociedade, e que o homem, como
construtor desse espaço, não deve se limitar a observá-lo e descrevê-lo, mas é
fundamental que ele desenvolva um conhecimento espacial que permita a real compreensão
da constituição e transformação do espaço geográfico. A metodologia adotada foi
pesquisa bibliográfica e documental.
This article aims to make a comparative analysis of the National Curriculum Parameters, especially the document that deals with the teaching of Geography for the initial years (PCN/Geography) and the Common National Curriculum Base (BNCC). We sought to understand how these documents have guided the teaching of Geography in the early years of elementary school, since they constitute as guiding documents, when it comes to the curricular organization of the contents that should be worked on in basic education. The interest in the study started from the experience of the mandatory internship, in the initial years, in which the relevance of the geography discipline was not observed in the pedagogical activities observed during the internship. Thus, the text deals with the constitution of the discipline of Geography in Brazil, analyzes the conception of geography teaching present in the studies documents and deals with the formation of geography teacher for the initial years. Furthermore, the text presents the understanding that the construction of geographic space occurs in the relationship between nature and society, and that man, as a builder of this space, should not limit himself to observing and describing it, but it is fundamental that he develops a spatial knowledge that allows a real understanding of the constitution and transformation of geographic space. The methodology adopted was bibliographic and documentary research.
Dr.ª Albuquerque, Tereza Cristina Cavalcanti de.
Educação.
Ensino de geografia.