A importância da educação financeira para o empreendedorismo baseado no microcrédito: o caso do município de Girau do Ponciano - AL
A importância da educação financeira para o empreendedorismo baseado no microcrédito: o caso do município de Girau do Ponciano - AL
<alissonlopesbrandao1@gmail.com>
Este
trabalho aborda a Educação Financeira como ferramenta de gestão no contexto do Empreendedorismo
baseada no microcrédito. Existem fatores envolvidos no mercado das empresas.
Alguns fatores estão relacionados com o conhecimento, a informação e a maneira de
gerenciar. Para isto melhorar, pressupõe-se que o empreendedor possua uma
formação nesse aspecto, isso será um diferencial competitivo No Brasil, embora
não seja um fator de sucesso garantido. O trabalho visa conceituar o
empreendedorismo; demonstrar o perfil dos empreendedores enfatizar a Educação
Financeira como ferramenta de controle e gestão para melhoria do uso de recursos
públicos disponibilizados por microcrédito. Por se tratar de um estudo de caso,
de cunho qualitativo e bibliográfico, o objetivo geral é demonstrar a importância
da Educação Financeira para o empreendedorismo, baseado no microcrédito. Metodologicamente
os dados foram coletados através de bibliografias específicas disponíveis em
livros, teses, artigos, sites e revistas. O estudo foi realizado com clientes
desse tipo de crédito junto ao Banco do Nordeste do Brasil, provenientes do
município de Girau do Ponciano/Alagoas. Porém, dados apontam que a maior parte
das falências é desencadeada em função da falta de conhecimento técnico ou de
mau planejamento. Ainda se observa um alto índice de falência de empresas,
principalmente as de pequeno porte nos anos iniciais de operação. Em qualquer
atividade empreendedora, essa ferramenta é parte importante no âmbito do
planejamento eficaz. Sua finalidade principal é possibilitar a organização das finanças,
seja pessoal ou empresarial, visando à gestão dos recursos, além de melhorar o desenvolvimento
das atividades inerentes aos gastos e investimentos. Contudo nota-se o elevado
nível de importância que tem a educação financeira para o empreendedorismo, a
EF melhora a probabilidade de sucesso duradouro dos negócios.
This paper approaches Financial Education as a management tool in the
context of Entrepreneurship based on microcredit. There are factors involved in
the corporate market. Some factors are related to knowledge, information and
the way to manage. For this to improve, it is assumed that the entrepreneur has
training in this aspect, this will be a competitive differential In Brazil,
although it is not a guaranteed success factor. The work aims to conceptualize
entrepreneurship; demonstrate the profile of the entrepreneurs, emphasizing
Financial Education as a control and management tool to improve the use of public
resources provided by microcredit. As this is a case study, of a qualitative
and bibliographic nature, the general objective is to demonstrate the importance
of Financial Education for entrepreneurship, based on microcredit.
Methodologically the data were collected through specific bibliographies
available in books, theses, articles, websites and magazines. The study was
carried out with clients of this type of credit with Banco do Nordeste do
Brasil, from the municipality of Girau do Ponciano / Alagoas. However, data indicate
that most bankruptcies are triggered due to lack of technical knowledge or poor
planning. There is still a high rate of bankruptcy in companies, especially
small ones in the initial years of operation. In any entrepreneurial activity,
this tool is an important part of effective planning. Its main purpose is to
enable the organization of finances, whether personal or business, aiming at
the management of resources, in addition to improving the development of
activities inherent to expenses and investments. However, we note the high level
of importance that financial education has for entrepreneurship, EF improves
the probability of lasting business success.
Ma. Silva, Fabiana de Cássia de Araújo.
Empreendedorismo.
Investimentos.