Manifestações de bullying na escola: percepções de estudantes e professores

Manifestações de bullying na escola: percepções de estudantes e professores 

Autor(a)
Silva, Maria Cristina da.
<silvacristina295@gmail.com>
Ano de publicação
2021
Data da defesa
31/05/2021
Curso/Outros
Pedagogia
Número de folhas
31
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Este trabalho apresenta o estudo que procurou identificar situações em que pode haver manifestações de bullying no ambiente escolar e explorar as percepções de estudantes e professores sobre as formas de manifestação deste fenômeno. Foram utilizados três instrumentos principais de pesquisa: a observação do intervalo (recreio), realização de uma roda de conversa com alunos e alunas e a aplicação de um questionário aos professores e professoras da escola. Foi possível perceber que entre as crianças o bullying se manifesta em ações concretas de xingamentos, agressão e violência, enquanto entre os adolescentes ele aparece de forma mais velada. Na observação do recreio, pôde-se perceber o comportamento de vítimas, retraída, excluídas, com medo do recreio, e agressor intimidativo e ativo. Na roda de conversa, os estudantes perceberam que ali estavam vítimas e agressores juntos, falando de suas dores e justificando suas ações. Já entre os professores, havia dualidade de percepções. Para muitos, bullying não é um problema relevante, considerado como parte do convívio entre jovens e do amadurecimento pessoal dos estudantes. Alguns professores demonstraram interesse em falar, conhecer e amenizar essas ações na escola, indicando caminhos e projetos desenvolvidos. Por fim, há necessidade da reflexão sobre o problema e de inclusão do combate ao bullying na formação inicial e continuada de professores, bem como inclusão no projeto político-pedagógico de escola de temas que evitem e combatam o bullying, cultivando a cultura da paz na escola.

Abstract

This monograph presents the study that sought to identify situations in which there may be manifestations of bullying in the school environment and to explore the perceptions of students and teachers about the forms of manifestation of this phenomenon. Three main research instruments were used: observing the break (recess), conducting a conversation with students, and applying a questionnaire to school teachers. It was possible to perceive that among children bullying manifests itself in concrete actions of insults, aggression and violence, while among adolescents it appears in a more veiled way. In the observation of the playground, it was possible to perceive the behavior of victims, withdrawn, excluded, afraid of the playground, and intimidating and active aggressor. In the conversation circle, the students realized that there were victims and aggressors together, talking about their pain and justifying their actions. Among teachers, on the other hand, there was a dual perception. For many, bullying is not a relevant problem, considered as part of the interaction between young people and the personal maturity of students. Some teachers showed interest in speaking, knowing and softening these actions at school, indicating ways and projects developed. Finally, there is a need for reflection on the problem and the inclusion of combating bullying in the initial and continuing training of teachers, as well as inclusion in the politicalpedagogical school project of themes that prevent and combat bullying, cultivating the culture of peace in school.

 

Orientador(a)
Dr. Pereira, Fábio Hoffmann.
Banca Examinadora
Dr. Anjos, Cleriston Izidro dos.
Dr.ª Albuquerque, Tereza Cristina Cavalcanti de.
Palavras-chave
Professores - Formação.
Projeto Político-Pedagógico (PPP).
Bullying.
Cultura da paz.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
Visualizações
489
Observações


Não foi possível exibir o PDF