Manifestações de bullying na escola: percepções de estudantes e professores
Manifestações de bullying na escola: percepções de estudantes e professores
<silvacristina295@gmail.com>
Este
trabalho apresenta o estudo que procurou identificar situações em que pode
haver manifestações de bullying no ambiente escolar e explorar as percepções de
estudantes e professores sobre as formas de manifestação deste fenômeno. Foram
utilizados três instrumentos principais de pesquisa: a observação do intervalo
(recreio), realização de uma roda de conversa com alunos e alunas e a aplicação
de um questionário aos professores e professoras da escola. Foi possível
perceber que entre as crianças o bullying se manifesta em ações concretas de
xingamentos, agressão e violência, enquanto entre os adolescentes ele aparece
de forma mais velada. Na observação do recreio, pôde-se perceber o
comportamento de vítimas, retraída, excluídas, com medo do recreio, e agressor
intimidativo e ativo. Na roda de conversa, os estudantes perceberam que ali
estavam vítimas e agressores juntos, falando de suas dores e justificando suas
ações. Já entre os professores, havia dualidade de percepções. Para muitos,
bullying não é um problema relevante, considerado como parte do convívio entre jovens
e do amadurecimento pessoal dos estudantes. Alguns professores demonstraram interesse
em falar, conhecer e amenizar essas ações na escola, indicando caminhos e
projetos desenvolvidos. Por fim, há necessidade da reflexão sobre o problema e
de inclusão do combate ao bullying na formação inicial e continuada de
professores, bem como inclusão no projeto político-pedagógico de escola de
temas que evitem e combatam o bullying, cultivando a cultura da paz na escola.
This
monograph presents the study that sought to identify situations in which there
may be manifestations of bullying in the school environment and to explore the
perceptions of students and teachers about the forms of manifestation of this
phenomenon. Three main research instruments were used: observing the break
(recess), conducting a conversation with students, and applying a questionnaire
to school teachers. It was possible to perceive that among children bullying
manifests itself in concrete actions of insults, aggression and violence, while
among adolescents it appears in a more veiled way. In the observation of the playground,
it was possible to perceive the behavior of victims, withdrawn, excluded,
afraid of the playground, and intimidating and active aggressor. In the
conversation circle, the students realized that there were victims and
aggressors together, talking about their pain and justifying their actions.
Among teachers, on the other hand, there was a dual perception. For many,
bullying is not a relevant problem, considered as part of the interaction
between young people and the personal maturity of students. Some teachers
showed interest in speaking, knowing and softening these actions at school,
indicating ways and projects developed. Finally, there is a need for reflection
on the problem and the inclusion of combating bullying in the initial and
continuing training of teachers, as well as inclusion in the
politicalpedagogical school project of themes that prevent and combat bullying,
cultivating the culture of peace in school.
Dr.ª Albuquerque, Tereza Cristina Cavalcanti de.
Projeto Político-Pedagógico (PPP).
Bullying.
Cultura da paz.