Jogo: uma boa ferramenta didática no ensino dos números inteiros para uma aprendizagem significativa

Jogo: uma boa ferramenta didática no ensino dos números inteiros para uma aprendizagem significativa

Autor(a)
Reis, Gilmar Isidoro da Silva.
<gilmar.reis@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2021
Data da defesa
04/02/2021
Curso/Outros
Matemática
Número de folhas
40
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta do uso de três jogos para os estudos dos números inteiros com ênfase no cálculo mental. A metodologia de pesquisa foi baseada em pesquisas bibliográficas. Assim, após a busca e estudos de artigos que embasam o uso dos jogos nas aulas de matemática, foram selecionadas referências e coletados dados de pesquisas que relatam diversas abordagens do uso dessa ferramenta à promoção de atividades mais dinâmicas, prazerosas e de boa aprendizagem. A análise dos dados possibilitou perceber a importância em destacar os jogos nas aulas de matemática, bem como os desafios e cuidados que o professor pode se deparar ao usar os jogos para as atividades de aprendizagem em sala de aula. Em todos os casos pesquisados, o planejamento cuidadoso, desde a escolha do jogo até os objetivos almejados, mostrou-se como solução as limitações impostas para o uso dos jogos nas aulas de matemática. As referências utilizadas revelam os jogos MATIX, SOMA ZERO e EU SEI, como bons instrumentos que oportunizam aos alunos aprenderem de forma mais prazerosa e mais produtiva, dando oportunidades ao professor de planejar uma aula diferente do modelo tradicional e melhorando as relações com os alunos.

Abstract

This work aims to present a proposal for the use of three games for the study of whole numbers with an emphasis on mental calculation. The research methodology was based on bibliographic research. Thus, after searching and studying articles that support the use of games in mathematics classes, references were selected and research data were collected that report on different approaches to using this tool to promote more dynamic, enjoyable and good learning activities. Data analysis made it possible to realize the importance of highlighting games in mathematics classes, as well as the challenges and care that teachers can face when using games for classroom learning activities. In all the cases researched, careful planning, from the choice of the games to the desired goals, proved to be a solution to the limitations imposed on the use of games in mathematics classes. The references used reveal the MATIX, SUM ZERO and I KNOW games, as good instruments that allow students to learn in a more enjoyable and more productive way, giving the teacher opportunities to plan a class different from the traditional model and improving relations with students.

 

Orientador(a)
Me. Porto, José Fábio Boia.
Banca Examinadora
Me. Silva, Eben Alves da.
Dr. Barros, José da Silva.
Palavras-chave
Educação matemática.
Números inteiros.
Aula prazerosa.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Visualizações
448
Observações


Não foi possível exibir o PDF