Jogo: uma boa ferramenta didática no ensino dos números inteiros para uma aprendizagem significativa
Jogo: uma boa ferramenta didática no ensino dos números inteiros para uma aprendizagem significativa
<gilmar.reis@arapiraca.ufal.br>
Este trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta do
uso de três jogos para os estudos dos números inteiros com ênfase no cálculo
mental. A metodologia de pesquisa foi baseada em pesquisas bibliográficas.
Assim, após a busca e estudos de
artigos que embasam o uso dos jogos nas aulas de matemática, foram selecionadas referências e coletados dados de pesquisas que
relatam diversas abordagens do uso dessa ferramenta à promoção de atividades
mais dinâmicas, prazerosas e de boa aprendizagem. A análise dos dados
possibilitou perceber a importância em destacar os jogos nas aulas de
matemática, bem como os desafios e cuidados que o professor pode se deparar ao
usar os jogos para as atividades de aprendizagem em sala de aula. Em todos os
casos pesquisados, o planejamento cuidadoso, desde a escolha do jogo até os
objetivos almejados, mostrou-se como solução as limitações impostas para o uso
dos jogos nas aulas de matemática. As referências utilizadas revelam os jogos
MATIX, SOMA ZERO e EU SEI, como bons instrumentos que oportunizam aos alunos
aprenderem de forma mais prazerosa e mais produtiva, dando oportunidades ao
professor de planejar uma aula diferente do modelo tradicional e melhorando as
relações com os alunos.
This work aims
to present a proposal for the use of three games for the study of whole numbers
with an emphasis on mental calculation. The research methodology was based on
bibliographic research. Thus, after searching and studying articles that
support the use of games in mathematics classes, references were selected and
research data were collected that report on different approaches to using this
tool to promote more dynamic, enjoyable and good learning activities. Data
analysis made it possible to realize the importance of highlighting games in
mathematics classes, as well as the challenges and care that teachers can face
when using games for classroom learning activities. In all the cases
researched, careful planning, from the choice of the games to the desired
goals, proved to be a solution to the limitations imposed on the use of games
in mathematics classes. The references used reveal the MATIX, SUM ZERO and I
KNOW games, as good instruments that allow students to learn in a more
enjoyable and more productive way, giving the teacher opportunities to plan a
class different from the traditional model and improving relations with
students.
Dr. Barros, José da Silva.
Números inteiros.
Aula prazerosa.