Concepção ambiental dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da zona rural do município de Lagoa da Canoa - AL
Concepção ambiental dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da zona rural do município de Lagoa da Canoa - AL
<janainabalbino23@gmail.com>
Questões
ambientais têm ganhado destaque atualmente, a sociedade tem se dado conta de
que o meio ambiente vem passando por processos de destruições e essas
destruições podem impactar a vida humana. Tendo em vista a importância da
conscientização como uma das soluções para esse problema, a educação é um fator
fundamental para esse processo de conscientização, a escola é um dos locais
mais adequados para promover conhecimento acerca de preservação, assim como a
educação ambiental estabelecida nos PCNs, devendo estar incluída em todo o
processo educativo tanto o meio rural; como o urbano; vem sendo alvo de destruições
pelo mau uso do homem, levando-se em conta também as práticas culturais muito
presente na zona rural assim como queima, uso de agrotóxicos na agricultura.
Pensando nesses fatores da zona rural o presente trabalho teve o objetivo de
conhecer a concepção dos alunos da educação de jovens e adultos, da zona rural,sobre questões ambientais, visto que são adultos,
agricultores, carregados de experiência e que vivem em contato direto com a
natureza, assim como também descobrir se a escola estava trabalhando a Educação
Ambiental com os alunos. O trabalho deu-se por meio de questionário estruturado
aplicado aos alunos, com perguntas referentes ao conhecimento ambiental deles e
de como a escola tratava esses assuntos. Após a realização da pesquisa
analisou-se as respostas e estas foram expressas em gráficos. Com a pesquisa
pode-se concluir que os alunos têm percepção dos problemas ambientais que
ocorrem, visto que conseguiram identificar problemas ambientais globais, e problemas
locais, porém ainda há praticas erradas entre os alunos quanto a questões
ambientais precisando de um pouco mais de conscientização. Quanto á escola
pode-se concluir que tratava de assuntos ambientais nas aulas, porém, não
realizava projetos ambientais envolvendo os alunos, percebeu-se que é preciso
um enfoque maior em questões ambientais, principalmente envolvendo os problemas
locais da comunidade.
Environmental
issues have gained prominence today, society has realized that the environment
has gone through a process of destruction and these destructions can impact
human life. having in mind the importance of awareness as one of the solutions
to this problem, education is a fundamental factor for this awareness process, the
school is one of the most suitable places to promote knowledge about
preservation, as well as the environmental education established in the PCNs,
should be included in the entire educational process. The rural environment, as
well as the urban, it has also been the target of destruction due to the misuse
of man, taking into account also the cultural practices very present in the
rural area as well as burning, use of pesticides in agriculture. Thinking about
these factors of the rural area, the present work had the objective to know the
conception of the students of the education of youth and adults, from the
countryside,, on environmental issues, since they are adults, farmers, full of
experience and living in direct contact with nature, as well as finding out if
the school was working on Environmental Education with students. The work took
place through a structured questionnaire applied to students, with questions
regarding their environmental knowledge and how the school dealt with these
issues. After the realization of the
research .the responses were analyzed
and these were expressed in graphs.
With the research it can be concluded that the students have perception
of the environmental problems that occur, since they managed to identify global
environmental problems and local problems, but there are still wrong practices
among students on environmental issues needing a little more awareness. As for
the school, it can be concluded that it dealt with environmental issues in
class, , however, it did not carry out
environmental projects involving students, it was realized that is necessary a greater focus on environmental
issues, mainly involving the local problems of the community.
Dr. Broetto, Leonardo.
Educação ambiental.
Meio ambiente.