Concepção ambiental dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da zona rural do município de Lagoa da Canoa - AL

Concepção ambiental dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da zona rural do município de Lagoa da Canoa - AL

Autor(a)
Silva, Janaina Balbino da.
<janainabalbino23@gmail.com>
Ano de publicação
2021
Data da defesa
28/05/2021
Curso/Outros
Ciências Biológicas
Número de folhas
42
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Questões ambientais têm ganhado destaque atualmente, a sociedade tem se dado conta de que o meio ambiente vem passando por processos de destruições e essas destruições podem impactar a vida humana. Tendo em vista a importância da conscientização como uma das soluções para esse problema, a educação é um fator fundamental para esse processo de conscientização, a escola é um dos locais mais adequados para promover conhecimento acerca de preservação, assim como a educação ambiental estabelecida nos PCNs, devendo estar incluída em todo o processo educativo tanto o meio rural; como o urbano; vem sendo alvo de destruições pelo mau uso do homem, levando-se em conta também as práticas culturais muito presente na zona rural assim como queima, uso de agrotóxicos na agricultura. Pensando nesses fatores da zona rural o presente trabalho teve o objetivo de conhecer a concepção dos alunos da educação de jovens e adultos, da zona rural,sobre questões ambientais, visto que são adultos, agricultores, carregados de experiência e que vivem em contato direto com a natureza, assim como também descobrir se a escola estava trabalhando a Educação Ambiental com os alunos. O trabalho deu-se por meio de questionário estruturado aplicado aos alunos, com perguntas referentes ao conhecimento ambiental deles e de como a escola tratava esses assuntos. Após a realização da pesquisa analisou-se as respostas e estas foram expressas em gráficos. Com a pesquisa pode-se concluir que os alunos têm percepção dos problemas ambientais que ocorrem, visto que conseguiram identificar problemas ambientais globais, e problemas locais, porém ainda há praticas erradas entre os alunos quanto a questões ambientais precisando de um pouco mais de conscientização. Quanto á escola pode-se concluir que tratava de assuntos ambientais nas aulas, porém, não realizava projetos ambientais envolvendo os alunos, percebeu-se que é preciso um enfoque maior em questões ambientais, principalmente envolvendo os problemas locais da comunidade.

Abstract

Environmental issues have gained prominence today, society has realized that the environment has gone through a process of destruction and these destructions can impact human life. having in mind the importance of awareness as one of the solutions to this problem, education is a fundamental factor for this awareness process, the school is one of the most suitable places to promote knowledge about preservation, as well as the environmental education established in the PCNs, should be included in the entire educational process. The rural environment, as well as the urban, it has also been the target of destruction due to the misuse of man, taking into account also the cultural practices very present in the rural area as well as burning, use of pesticides in agriculture. Thinking about these factors of the rural area, the present work had the objective to know the conception of the students of the education of youth and adults, from the countryside,, on environmental issues, since they are adults, farmers, full of experience and living in direct contact with nature, as well as finding out if the school was working on Environmental Education with students. The work took place through a structured questionnaire applied to students, with questions regarding their environmental knowledge and how the school dealt with these issues.  After the realization of the research .the responses were analyzed  and these were expressed in graphs.  With the research it can be concluded that the students have perception of the environmental problems that occur, since they managed to identify global environmental problems and local problems, but there are still wrong practices among students on environmental issues needing a little more awareness. As for the school, it can be concluded that it dealt with environmental issues in class, , however,  it did not carry out environmental projects involving students, it was realized that  is necessary a greater focus on environmental issues, mainly involving the local problems of the community.

 

Orientador(a)
Dr.ª Machado, Maria Aliete Bezerra Lima.
Banca Examinadora
Ma. Furtado, Daniela Cavalcanti de Medeiros.
Dr. Broetto, Leonardo.
Palavras-chave
Conscientização.
Educação ambiental.
Meio ambiente.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
2.00.00.00-6 Ciências biológicas.
Visualizações
445
Observações


Não foi possível exibir o PDF