Avaliação de software de gestão escolar Ponto ID: qualidade de uso percebida pelos usuários de serviços administrativos
Avaliação de software de gestão escolar Ponto ID: qualidade de uso percebida pelos usuários de serviços administrativos
<jeffy.cesar@gmail.com>
Esta
monografia buscou apresentar, através das características de qualidade listadas
pela norma ISO/IEC 25010, a percepção dos usuários de serviços administrativos
de um sistema amplamente utilizado nas instituições de ensino públicas
municipais de Arapiraca (AL): o software Ponto iD, responsável pelo registro da
vida escolar dos alunos. A avaliação do sistema faz-se necessária para
verificar a sua eficiência, se há problemas em seu funcionamento e apontar
possíveis melhorias para o mesmo. A aplicação da pesquisa, através de um
questionário de avaliação, destinou-se a registrar as impressões de maneira a
produzir uma interpretação da percepção dos servidores sobre o sistema. Nesse
sentido, objetivou-se avaliar a percepção dos usuários acerca da qualidade de
uso do software (adequação funcional, eficiência de desempenho, usabilidade, confiabilidade
e capacidade de manutenção), assim como a respeito das ferramentas de apoio disponibilizadas
(treinamento e suporte). A pesquisa apontou que maioria dos servidores se apresentam
satisfeitos com o sistema. Mas, há uma parcela que o avalia de forma moderada e
um percentual mínimo de insatisfeitos. O sistema foi considerado eficiente,
pois supre a maior parte das necessidades dos servidores, apesar de alguns
entenderem que suas solicitações de melhorias não foram atendidas e que os
treinamentos foram regulares. Dentre as considerações da pesquisa, destacam-se
maior ênfase ao atendimento das novas demandas solicitadas pelos usuários,
assim como a melhoria dos treinamentos oferecidos para a utilização do
software.
This
monography sought to present, through the quality characteristics listed by the
ISO/IEC25010 standard, the perception of users of administrative services of a
system widely used in municipal public education institutions in Arapiraca
(AL): the Ponto iD software, responsible for registration of students’ school
life. The evaluation of the system is necessary to verify its efficiency, if
there are problems in its functioning and to point out possible improvements to
it. The application of the survey, through an evaluation questionnaire, was
intended to record impressions in order to produce an interpretation of the
perception of servers about the system. In this sense, the objective was to
evaluate the users’ perception about the quality of use of the software
(functional suitability, performance efficiency, usability, reliability and
maintainability), as well as about the support tools available (training and
support). The survey showed that most servers are satisfied with the system. But,
there is a portion that evaluates it moderately and a minimum percentage of
dissatisfied. The system was considered efficient, as it meets most of the servants’
needs, although some understand that their requests for improvements were not
met and that training was regular. Among the research considerations, there is
a greater emphasis on meeting the new demands requested by users, as well as
improving the training offered for the use of the software.
Dr. Cavalcante, Rodolfo Carneiro.
Percepção de usuário .
Qualidade de uso.
Ponto ID (Software).