Avaliação de software de gestão escolar Ponto ID: qualidade de uso percebida pelos usuários de serviços administrativos

Avaliação de software de gestão escolar Ponto ID: qualidade de uso percebida pelos usuários de serviços administrativos

Autor(a)
Gomes, Jefferson Cesário Tenorio.
<jeffy.cesar@gmail.com>
Ano de publicação
2021
Data da defesa
30/08/2021
Curso/Outros
Sistemas de Informação (EaD)
Número de folhas
53
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Esta monografia buscou apresentar, através das características de qualidade listadas pela norma ISO/IEC 25010, a percepção dos usuários de serviços administrativos de um sistema amplamente utilizado nas instituições de ensino públicas municipais de Arapiraca (AL): o software Ponto iD, responsável pelo registro da vida escolar dos alunos. A avaliação do sistema faz-se necessária para verificar a sua eficiência, se há problemas em seu funcionamento e apontar possíveis melhorias para o mesmo. A aplicação da pesquisa, através de um questionário de avaliação, destinou-se a registrar as impressões de maneira a produzir uma interpretação da percepção dos servidores sobre o sistema. Nesse sentido, objetivou-se avaliar a percepção dos usuários acerca da qualidade de uso do software (adequação funcional, eficiência de desempenho, usabilidade, confiabilidade e capacidade de manutenção), assim como a respeito das ferramentas de apoio disponibilizadas (treinamento e suporte). A pesquisa apontou que maioria dos servidores se apresentam satisfeitos com o sistema. Mas, há uma parcela que o avalia de forma moderada e um percentual mínimo de insatisfeitos. O sistema foi considerado eficiente, pois supre a maior parte das necessidades dos servidores, apesar de alguns entenderem que suas solicitações de melhorias não foram atendidas e que os treinamentos foram regulares. Dentre as considerações da pesquisa, destacam-se maior ênfase ao atendimento das novas demandas solicitadas pelos usuários, assim como a melhoria dos treinamentos oferecidos para a utilização do software.

 

Abstract

This monography sought to present, through the quality characteristics listed by the ISO/IEC25010 standard, the perception of users of administrative services of a system widely used in municipal public education institutions in Arapiraca (AL): the Ponto iD software, responsible for registration of students’ school life. The evaluation of the system is necessary to verify its efficiency, if there are problems in its functioning and to point out possible improvements to it. The application of the survey, through an evaluation questionnaire, was intended to record impressions in order to produce an interpretation of the perception of servers about the system. In this sense, the objective was to evaluate the users’ perception about the quality of use of the software (functional suitability, performance efficiency, usability, reliability and maintainability), as well as about the support tools available (training and support). The survey showed that most servers are satisfied with the system. But, there is a portion that evaluates it moderately and a minimum percentage of dissatisfied. The system was considered efficient, as it meets most of the servants’ needs, although some understand that their requests for improvements were not met and that training was regular. Among the research considerations, there is a greater emphasis on meeting the new demands requested by users, as well as improving the training offered for the use of the software.

Orientador(a)
Me. Oliveira, Rômulo Nunes de.
Banca Examinadora
Silva, Nayara Rosy Félix da.
Dr. Cavalcante, Rodolfo Carneiro.
Palavras-chave
Avaliação de software.
Percepção de usuário .
Qualidade de uso.
Ponto ID (Software).
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
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