As dificuldades na transmissão da educação ambiental e os impactos no aprendizados dos alunos: perspectiva e dos professores e alunos, em um colégio do município de Arapiraca - AL
As dificuldades na transmissão da educação ambiental e os impactos no aprendizados dos alunos: perspectiva e dos professores e alunos, em um colégio do município de Arapiraca - AL
<tamara147.bm@gmail.com>
A
Educação Ambiental (EA) foi instituída no Brasil pela Lei 9.795 em 1999 e,
desde então, vem ganhando ainda mais força e destaque. Apesar disso, observa-se
agressões constantes do homem à natureza e um grande distanciamento entre
ambos. O presente trabalho foi elaborado partindo da hipótese de que a EA não
vem sendo trabalhada interdisciplinarmente em sala de aula. O objetivo
principal foi descobrir as perspectivas e conhecimentos dos professores sobre a
EA com sua aplicação interdisciplinar e o conhecimento que os alunos trazem,
para que assim, se compreenda melhor a realidade da prática dessa temática com
os alunos e dessa forma, contribuir para a busca de novos métodos para aplicar
a EA. Para a obtenção dos dados da pesquisa foi estabelecido um período de
observação das aulas e da estrutura da escola e aplicação de questionários. Os
resultados mostraram que a EA não vem sendo trabalhada na escola. A maioria dos
professores responderam no questionário que a EA não fez parte do seu processo
de formação. Demonstraram desconhecer a presença da EA nos PCNs de suas
respectivas matérias e não conseguiram estabelecer uma conexão do tema com suas
áreas. Além disso, foi constatado o pouco interesse dos docentes com a
temática. Com relação aos alunos, ficou claro que não possuem uma educação
formal sobre a EA, o que consequentemente prejudica não só academicamente, mas
também sua formação como cidadão consciente. Evidenciou-se com os dados
obtidos, a necessidade de uma reavaliação do processo de formação dos
professores. Para a aplicação da EA é fundamental que seja introduzido a educação
ambiental interdisciplinar na formação dos professores das diferentes
disciplinas e que recebam orientação sobre as possibilidades de abordagem do
tema dentro de suas áreas. Essas orientações poderiam ser transmitidas para
graduandos e docentes já atuantes, através de palestras e oficinas,
preparando-os para a aplicação da EA de forma interdisciplinar e buscando
despertar o seu interesse pelo tema. Dessa forma, com professores preparados e
engajados, torna-se possível que a EA seja trabalhada efetivamente nas escolas
e de forma interdisciplinar.
Environmental
Education (EE) was instituted in Brazil by tthe Law 9,795 in 1999 and, since
then, it has gained even more strength and prominence. Despite this, there is
constant aggression from man to nature and a great distance between them. The
present work was elaborated based on the hypothesis that EE has not been worked
interdisciplinary in the classroom. The main objective was to discover the
perspectives and knowledge of teachers about EE with its interdisciplinary
application and the knowledge that students bring, so that the reality of the
practice of this topic with students is better understood and, in this way,
contribute to the search of new methods to apply EE. To obtain the research
data, a period of observation of classes, the structure of the school was also
observed, and the application of questionnaires to the students and teachers
was established. The results showed that EE has not been worked on at school.
Most teachers answered in the questionnaire that EE was not part of their
training process. They demonstrated that they were unaware of the presence of
EE in the PCNs of their respective subjects and were unable to establish a
connection between the topic and their areas. In addition, the lack of interest
of the teachers with the theme was evident. Regarding the students, it was
clear that they do not have a formal education on EE, which consequently harms
not only academically, but also their formation as a conscious citizen. The
data obtained showed the need for a reassessment of the teacher training
process. For the application of EE, it is essential that interdisciplinary environmental
education be introduced in the training of teachers in different disciplines
and that they receive guidance on the possibilities of approaching the theme
within their areas. These guidelines could be transmitted to undergraduates and
professors who are already active, through lectures and workshops, preparing
them for the application of EE in an interdisciplinary way and seeking to
awaken their interest in the topic. Thus, with prepared and engaged teachers,
it becomes possible for EE to be worked effectively in schools and in an
interdisciplinary way.
Dr.ª Sátiro, Larissa Nascimento.
Educação ambiental.
Meio ambiente - Estudo e ensino.