As dificuldades na transmissão da educação ambiental e os impactos no aprendizados dos alunos: perspectiva e dos professores e alunos, em um colégio do município de Arapiraca - AL

As dificuldades na transmissão da educação ambiental e os impactos no aprendizados dos alunos: perspectiva e dos professores e alunos, em um colégio do município de Arapiraca - AL

Autor(a)
Matias, Tamara Rayne Barbosa.
<tamara147.bm@gmail.com>
Ano de publicação
2021
Data da defesa
27/08/2021
Curso/Outros
Ciências Biológicas
Número de folhas
47
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

A Educação Ambiental (EA) foi instituída no Brasil pela Lei 9.795 em 1999 e, desde então, vem ganhando ainda mais força e destaque. Apesar disso, observa-se agressões constantes do homem à natureza e um grande distanciamento entre ambos. O presente trabalho foi elaborado partindo da hipótese de que a EA não vem sendo trabalhada interdisciplinarmente em sala de aula. O objetivo principal foi descobrir as perspectivas e conhecimentos dos professores sobre a EA com sua aplicação interdisciplinar e o conhecimento que os alunos trazem, para que assim, se compreenda melhor a realidade da prática dessa temática com os alunos e dessa forma, contribuir para a busca de novos métodos para aplicar a EA. Para a obtenção dos dados da pesquisa foi estabelecido um período de observação das aulas e da estrutura da escola e aplicação de questionários. Os resultados mostraram que a EA não vem sendo trabalhada na escola. A maioria dos professores responderam no questionário que a EA não fez parte do seu processo de formação. Demonstraram desconhecer a presença da EA nos PCNs de suas respectivas matérias e não conseguiram estabelecer uma conexão do tema com suas áreas. Além disso, foi constatado o pouco interesse dos docentes com a temática. Com relação aos alunos, ficou claro que não possuem uma educação formal sobre a EA, o que consequentemente prejudica não só academicamente, mas também sua formação como cidadão consciente. Evidenciou-se com os dados obtidos, a necessidade de uma reavaliação do processo de formação dos professores. Para a aplicação da EA é fundamental que seja introduzido a educação ambiental interdisciplinar na formação dos professores das diferentes disciplinas e que recebam orientação sobre as possibilidades de abordagem do tema dentro de suas áreas. Essas orientações poderiam ser transmitidas para graduandos e docentes já atuantes, através de palestras e oficinas, preparando-os para a aplicação da EA de forma interdisciplinar e buscando despertar o seu interesse pelo tema. Dessa forma, com professores preparados e engajados, torna-se possível que a EA seja trabalhada efetivamente nas escolas e de forma interdisciplinar. 

Abstract

Environmental Education (EE) was instituted in Brazil by tthe Law 9,795 in 1999 and, since then, it has gained even more strength and prominence. Despite this, there is constant aggression from man to nature and a great distance between them. The present work was elaborated based on the hypothesis that EE has not been worked interdisciplinary in the classroom. The main objective was to discover the perspectives and knowledge of teachers about EE with its interdisciplinary application and the knowledge that students bring, so that the reality of the practice of this topic with students is better understood and, in this way, contribute to the search of new methods to apply EE. To obtain the research data, a period of observation of classes, the structure of the school was also observed, and the application of questionnaires to the students and teachers was established. The results showed that EE has not been worked on at school. Most teachers answered in the questionnaire that EE was not part of their training process. They demonstrated that they were unaware of the presence of EE in the PCNs of their respective subjects and were unable to establish a connection between the topic and their areas. In addition, the lack of interest of the teachers with the theme was evident. Regarding the students, it was clear that they do not have a formal education on EE, which consequently harms not only academically, but also their formation as a conscious citizen. The data obtained showed the need for a reassessment of the teacher training process. For the application of EE, it is essential that interdisciplinary environmental education be introduced in the training of teachers in different disciplines and that they receive guidance on the possibilities of approaching the theme within their areas. These guidelines could be transmitted to undergraduates and professors who are already active, through lectures and workshops, preparing them for the application of EE in an interdisciplinary way and seeking to awaken their interest in the topic. Thus, with prepared and engaged teachers, it becomes possible for EE to be worked effectively in schools and in an interdisciplinary way.

Orientador(a)
Dr.ª Machado, Maria Aliete Bezerra Lima.
Banca Examinadora
Esp. Menezes, Fábio Henrique Ferreira de.
Dr.ª Sátiro, Larissa Nascimento.
Palavras-chave
Professores - Formação.
Educação ambiental.
Meio ambiente - Estudo e ensino.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
2.00.00.00-6 Ciências biológicas.
Visualizações
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