Projeto Raízes: estudo preliminar da Escola José Pereira Sobrinho da zona rural de Arapiraca - AL
Projeto Raízes: estudo preliminar da Escola José Pereira Sobrinho da zona rural de Arapiraca - AL
<laricia.silva@arapiraca.ufal.br>
O presente trabalho de conclusão de curso tem por temática o projeto
escolar e o desemparedamento infantil, bem como a participação dos alunos como
protagonistas do projeto. Além disso trata das mudanças que os edifícios
escolares devem sofrer com a pandemia do Corona Vírus 19 e as adequações
bioclimáticas e sustentáveis aplicadas no projeto de escolas. Toda essa
discussão foi, portanto, aplicada no novo projeto arquitetônico, a nível de
estudo preliminar da Escola de Ensino Fundamental José Pereira Sobrinho, na
Zona Rural do município de Arapiraca-AL.
Trata-se de uma ampla discussão sobre como os edifícios escolares podem
influenciar na educação, principalmente na infantil. O processo de
desenvolvimento da proposta conta com pesquisas normativas, levantamento de
dados com análises descritivas e sistemáticas, levantamento dos condicionantes
projetuais e definição de conceito e programa de necessidades. Ao fim de todo o
levantamento foi elaborado o projeto preliminar, garantindo segurança, conforto
ambiental e acessibilidade em todo o projeto.
The
present course conclusion work has as its theme the school project and child
disemergence, as well as the participation of students as protagonists of the
project. Furthermore, it deals with the changes that school buildings must
undergo with the Corona Virus 19 pandemic and the bioclimatic and sustainable
adaptations applied in the school project. All this discussion was, therefore,
applied in the new architectural project, at the level of preliminary study of
the Elementary School José Pereira Sobrinho, in the Rural Area of the
municipality of Arapiraca-AL. It is a broad discussion on how school buildings
can influence education, especially in children. The proposal development
process includes normative research, data collection with descriptive and
systematic analyses, survey of design constraints and definition of concept and
needs program. At the end of the entire survey, the preliminary project was
prepared, ensuring safety, environmental comfort and accessibility throughout
the project.
Albuquerque, Diogo dos Santos.
Me. Araújo, Iuri Ávila Lins de.
Sustentabilidade.
Projeto preliminar (Arquitetura).
Edifício educacional.
Desemparedamento infantil.
Arquitetura em pandemias.