Projeto Raízes: estudo preliminar da Escola José Pereira Sobrinho da zona rural de Arapiraca - AL

Projeto Raízes: estudo preliminar da Escola José Pereira Sobrinho da zona rural de Arapiraca - AL

Autor(a)
Silva, Laricia Barbosa da.
<laricia.silva@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2021
Data da defesa
29/09/2021
Curso/Outros
Arquitetura e Urbanismo
Número de folhas
126
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O presente trabalho de conclusão de curso tem por temática o projeto escolar e o desemparedamento infantil, bem como a participação dos alunos como protagonistas do projeto. Além disso trata das mudanças que os edifícios escolares devem sofrer com a pandemia do Corona Vírus 19 e as adequações bioclimáticas e sustentáveis aplicadas no projeto de escolas. Toda essa discussão foi, portanto, aplicada no novo projeto arquitetônico, a nível de estudo preliminar da Escola de Ensino Fundamental José Pereira Sobrinho, na Zona Rural do município de Arapiraca-AL.  Trata-se de uma ampla discussão sobre como os edifícios escolares podem influenciar na educação, principalmente na infantil. O processo de desenvolvimento da proposta conta com pesquisas normativas, levantamento de dados com análises descritivas e sistemáticas, levantamento dos condicionantes projetuais e definição de conceito e programa de necessidades. Ao fim de todo o levantamento foi elaborado o projeto preliminar, garantindo segurança, conforto ambiental e acessibilidade em todo o projeto.

 

Abstract

The present course conclusion work has as its theme the school project and child disemergence, as well as the participation of students as protagonists of the project. Furthermore, it deals with the changes that school buildings must undergo with the Corona Virus 19 pandemic and the bioclimatic and sustainable adaptations applied in the school project. All this discussion was, therefore, applied in the new architectural project, at the level of preliminary study of the Elementary School José Pereira Sobrinho, in the Rural Area of ​​the municipality of Arapiraca-AL. It is a broad discussion on how school buildings can influence education, especially in children. The proposal development process includes normative research, data collection with descriptive and systematic analyses, survey of design constraints and definition of concept and needs program. At the end of the entire survey, the preliminary project was prepared, ensuring safety, environmental comfort and accessibility throughout the project.

Orientador(a)
Dr.ª Gonçalves, Elisabeth de Albuquerque Cavalcanti Duarte.
Banca Examinadora
Ma. Nogueira, Aline Maria Pereira.
Albuquerque, Diogo dos Santos.
Me. Araújo, Iuri Ávila Lins de.
Palavras-chave
Arquitetura bioclimática.
Sustentabilidade.
Projeto preliminar (Arquitetura).
Edifício educacional.
Desemparedamento infantil.
Arquitetura em pandemias.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
6.00.00.00-7 Ciências sociais aplicadas.
Visualizações
473
Observações


Não foi possível exibir o PDF