Atletismo nas aulas de educação física no Ensino fundamental 1: relato de experiência

Atletismo nas aulas de educação física no Ensino fundamental 1: relato de experiência

Autor(a)
Silva, Wellington Lima da.
<wellingtonkingsjudo@gmail.com>
Ano de publicação
2021
Data da defesa
16/12/2019
Curso/Outros
Educação Física
Número de folhas
29
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

No primeiro contato com uma turma do 4º ano do ensino fundamental 1 e feito um diagnóstico sobre o que os alunos conheciam sobre os conteúdos da educação física, percebemos que existia uma unanimidade sobre os esportes com bola e pouco conhecimento sobre outras modalidades. Diante disso, notamos a necessidade de proporcionar uma maior variedade dos conteúdos da cultura corporal, dentre eles foi escolhido o tema esportes individuais, com o conteúdo Atletismo. Esse trabalho evidencia as possibilidades do trato pedagógico do atletismo na escola, colocando o atletismo em um contexto sociocultural para que o aluno possa associar esse conhecimento com a vida cotidiana dele, e desenvolver habilidades motoras e cognitivas básicas como correr, saltar, arremessar e lançar adaptando as provas do atletismo para a realidade escolar. Ainda tenta quebrar alguns paradigmas que dificultam o trabalho do professor de educação física com o atletismo, como a falta de espaço apropriado para as aulas práticas e também a falta dos implementos para a realização das aulas práticas.

Abstract

In the first contact with a class of the 4th grade of elementary school 1 and made a diagnosis about what students knew about the contents of physical education, we realized that there was unanimity about ball sports and little knowledge about other modalities. Given this, we note the need to provide a greater variety of body culture content, among them was chosen the theme individual sports, with the content Athletics. This work highlights the possibilities of the pedagogical treatment of athletics in school, putting athletics in a socio-cultural context so that the student can associate this knowledge with his daily life, and develop basic motor and cognitive skills such as running, jumping, throwing and throwing adapting. the evidence of athletics for the school reality. Still tries to break some paradigms that hinder the work of the physical education teacher with athletics, such as the lack of appropriate space for practical classes and also the lack of implements for conducting practical classes.

Orientador(a)
Me. Santos, Douglas Henrique Bezerra.
Banca Examinadora
Me. Lima, Braúlio Patrick da Silva.
Ma. Santos, Petra Schnneider Lima dos.
Palavras-chave
Educação física.
Atletismo.
Ensino fundamental I.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
4.00.00.00-1 Ciências da saúde.
Visualizações
424
Observações


Não foi possível exibir o PDF