Atletismo nas aulas de educação física no Ensino fundamental 1: relato de experiência
Atletismo nas aulas de educação física no Ensino fundamental 1: relato de experiência
<wellingtonkingsjudo@gmail.com>
No
primeiro contato com uma turma do 4º ano do ensino fundamental 1 e feito um
diagnóstico sobre o que os alunos conheciam sobre os conteúdos da educação
física, percebemos que existia uma unanimidade sobre os esportes com bola e
pouco conhecimento sobre outras modalidades. Diante disso, notamos a
necessidade de proporcionar uma maior variedade dos conteúdos da cultura
corporal, dentre eles foi escolhido o tema esportes individuais, com o conteúdo
Atletismo. Esse trabalho evidencia as possibilidades do trato pedagógico do
atletismo na escola, colocando o atletismo em um contexto sociocultural para
que o aluno possa associar esse conhecimento com a vida cotidiana dele, e
desenvolver habilidades motoras e cognitivas básicas como correr, saltar,
arremessar e lançar adaptando as provas do atletismo para a realidade escolar.
Ainda tenta quebrar alguns paradigmas que dificultam o trabalho do professor de
educação física com o atletismo, como a falta de espaço apropriado para as aulas
práticas e também a falta dos implementos para a realização das aulas práticas.
In the first contact with a class of the 4th
grade of elementary school 1 and made a diagnosis about what students knew
about the contents of physical education, we realized that there was unanimity
about ball sports and little knowledge about other modalities. Given this, we
note the need to provide a greater variety of body culture content, among them
was chosen the theme individual sports, with the content Athletics. This work
highlights the possibilities of the pedagogical treatment of athletics in
school, putting athletics in a socio-cultural context so that the student can
associate this knowledge with his daily life, and develop basic motor and
cognitive skills such as running, jumping, throwing and throwing adapting. the
evidence of athletics for the school reality. Still tries to break some
paradigms that hinder the work of the physical education teacher with
athletics, such as the lack of appropriate space for practical classes and also
the lack of implements for conducting practical classes.
Ma. Santos, Petra Schnneider Lima dos.
Atletismo.
Ensino fundamental I.