Formação docente no Brasil na Lei n.º 5.692/71: memória da história da formação de uma professora da rede estadual de Arapiraca
Formação docente no Brasil na Lei n.º 5.692/71: memória da história da formação de uma professora da rede estadual de Arapiraca
<moniquiellyekeverton@gmail.co>
Esta pesquisa faz uma
análise da formação docente no Brasil, a partir da Lei nº 5.692/71, buscando
compreender as implicações da referida lei na formação do magistério de 1º e 2º
graus. A pesquisa ainda demonstra o caráter tecnicista da referida lei, por
meio de um acervo pessoal doado por uma professora da rede estadual de ensino
da cidade de Arapiraca. Antes disso, foi preciso resgatar a história da
formação docente no contexto histórico, mundial e brasileiro, com base em
estudos de autores como Costa (1995), Tanuri (2000), Saviani (2009), entre
outros que abordam as implicações trazidas pela Lei nº 5.692/71. A referida lei
resultou em mudanças no sistema educacional brasileiro; o objetivo da educação
passou a centrar-se no modelo desenvolvimentista da época, atendendo aos
interesses do mercado de trabalho. Com isso, o currículo escolar passou a
enfatizar o ensino profissionalizante e tecnicista de 1º e 2º graus para a
grande massa trabalhadora, e uma formação propedêutica para a elite brasileira.
This research analyzes
teacher education in Brazil, based on Law nº. 5.692/71, seeking to understand
the implications of this law in the formation of the 1st and 2nd degree
teaching. The research also demonstrates the technical character of this law,
through a personal collection given by a teacher of the state school system of
the city of Arapiraca. Before that, it was necessary to rescue the history of
teacher education in the historical context, world and Brazilian, based on
studies by authors such as Costa (1995), Tanuri (2000), Saviani (2009), among
others that address the implications brought by Law n°. 5.692/71. This law
resulted in changes in the Brazilian educational system; the objective of
education began to focus on the developmental model of the time, taking into
account the interests of the labor market. With this, the school curriculum
began to emphasize the vocational and technical teaching of 1st and 2nd grades
for the large working mass, and a propaedeutic training for the Brazilian elite.
Dr.ª Moura, Severina Mártyr Lessa de.
Educação.
Silva, Maria Betilde Vieira da, 1952-2016.