Formação docente no Brasil na Lei n.º 5.692/71: memória da história da formação de uma professora da rede estadual de Arapiraca

Formação docente no Brasil na Lei n.º 5.692/71: memória da história da formação de uma professora da rede estadual de Arapiraca

Autor(a)
Maximiliano, Moniquielly Rose Alexandre do Nascimento.
<moniquiellyekeverton@gmail.co>
Ano de publicação
2021
Data da defesa
03/08/2021
Curso/Outros
Pedagogia
Número de folhas
37
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Esta pesquisa faz uma análise da formação docente no Brasil, a partir da Lei nº 5.692/71, buscando compreender as implicações da referida lei na formação do magistério de 1º e 2º graus. A pesquisa ainda demonstra o caráter tecnicista da referida lei, por meio de um acervo pessoal doado por uma professora da rede estadual de ensino da cidade de Arapiraca. Antes disso, foi preciso resgatar a história da formação docente no contexto histórico, mundial e brasileiro, com base em estudos de autores como Costa (1995), Tanuri (2000), Saviani (2009), entre outros que abordam as implicações trazidas pela Lei nº 5.692/71. A referida lei resultou em mudanças no sistema educacional brasileiro; o objetivo da educação passou a centrar-se no modelo desenvolvimentista da época, atendendo aos interesses do mercado de trabalho. Com isso, o currículo escolar passou a enfatizar o ensino profissionalizante e tecnicista de 1º e 2º graus para a grande massa trabalhadora, e uma formação propedêutica para a elite brasileira.

 

 

Abstract

This research analyzes teacher education in Brazil, based on Law nº. 5.692/71, seeking to understand the implications of this law in the formation of the 1st and 2nd degree teaching. The research also demonstrates the technical character of this law, through a personal collection given by a teacher of the state school system of the city of Arapiraca. Before that, it was necessary to rescue the history of teacher education in the historical context, world and Brazilian, based on studies by authors such as Costa (1995), Tanuri (2000), Saviani (2009), among others that address the implications brought by Law n°. 5.692/71. This law resulted in changes in the Brazilian educational system; the objective of education began to focus on the developmental model of the time, taking into account the interests of the labor market. With this, the school curriculum began to emphasize the vocational and technical teaching of 1st and 2nd grades for the large working mass, and a propaedeutic training for the Brazilian elite.

 

Orientador(a)
Dr.ª Silva, Jane Marinho da.
Banca Examinadora
Macêdo, Joana D'arc Ferreira de.
Dr.ª Moura, Severina Mártyr Lessa de.
Palavras-chave
Formação docente.
Educação.
Silva, Maria Betilde Vieira da, 1952-2016.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
Visualizações
172
Observações


Não foi possível exibir o PDF