O Programa Novo Mais Educação: educação de tempo integral ou assistência social

O Programa Novo Mais Educação: educação de tempo integral ou assistência social

Autor(a)
Gomes, Poliana Barbosa.
<poliana.gomes@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2021
Data da defesa
29/04/2021
Curso/Outros
Pedagogia
Número de folhas
26
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Esta pesquisa versa sobre o projeto de educação de tempo integral encaminhado pelo estado brasileiro, através da Portaria nº 1.144, de 10 de outubro de 2016, que instituiu o Programa Novo Mais Educação (PNME). Trata-se de um programa criado para substituir a Portaria do Programa Mais Educação (PME, 2007-2016). Através do PNME, o Ministério da Educação (MEC) busca articular ações da política educacional brasileira, como a educação de tempo integral e a melhoria dos índices de alfabetização das crianças e adolescentes do ensino fundamental. A melhoria dos índices de alfabetização e letramento deve ocorrer especialmente por meio das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. O objetivo deste ensaio foi fazer uma análise crítica do PNME, que tem se constituído como modelo de implementação da educação de tempo integral no ensino fundamental. Para isto, a Portaria que instituiu o PNME foi objeto de análise. A metodologia adotada consistiu em pesquisa bibliográfica e em pesquisa documental. Na pesquisa bibliográfica procurou-se compreender a função social do Estado, a política educacional brasileira e a distinção entre educação integral e educação de tempo integral. Na pesquisa documental estudaram-se as Portarias que criaram o PME e o PNME, além de outros documentos que discorrem sobre a educação integral no Brasil. Analisou-se ainda: o papel do Estado e a política educacional; os objetivos, metas e estratégias do PNME destinados à educação de tempo integral; e as ações desenvolvidas pelo governo federal para a implementação da educação integral nas escolas públicas. A partir das análises foi possível constatar os limites das ações do PNME, quando se trata da política de educação de tempo integral. Além disso, observou-se o caráter assistencialista do programa, quando se trata do aumento da jornada escolar dos estudantes que apresentam baixos índices de escolaridade ou que se encontram em condições de vulnerabilidade social.

Abstract

This research deals with the full-time education project submitted by the Brazilian state, through Ordinance No. 1,144, of October 10, 2016, which instituted the Novo Mais Educação Program (PNME). This is a program created to replace the Ordinance of the More Education Program (PME, 2007-2016). Through the PNME, the Ministry of Education(MEC) seeks to articulate actions of Brazilian educational policy, such as full-time education and the improvement of literacy rates of elementary school children and adolescents. The improvement of literacy and literacy rates should occur especially through the subjects of Portuguese language and mathematics. The aim of this essay was to make a critical analysis of the PNME, which has been constituted as a model for the implementation of full-time education in elementary school. For this, the Ordinance that instituted the PNME was the object of analysis. The methodology adopted consisted of bibliographic research and documentary research. In the bibliographic research, we tried to understand the social function of the State, the Brazilian educational policy and the distinction between full-time education and full-time education. In the documentary research, we studied the Ordinances that created the SME and the PNME, in addition to other documents that discuss integral education in Brazil. It was also analyzed: the role of the State and educational policy; the objectives, goals and strategies of the PNME aimed at full-time education; and the actions developed by the federal government for the implementation of comprehensive education in public schools. From the analyses it was possible to verify the limits of the actions of the PNME, when it comes to the policy of fulltime education. In addition, it was observed the assistanceist. character of the program, when it comes to the increase in school hours of students who have low levels of education or who are in conditions of social vulnerability.

 

 

Orientador(a)
Dr.ª Silva, Jane Marinho da.
Banca Examinadora
Macêdo, Joana D'arc Ferreira de.
Dr.ª Moura, Severina Mártyr Lessa de.
Palavras-chave
Ensino - Tempo integral.
Programa Novo Mais Educação (PNME).
Educação.
Política educacional.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
Visualizações
365
Observações


Não foi possível exibir o PDF