Metodologia do ensino da Educação física: realidade e possibilidades das proposições pedagógicas propostas pelos professores de uma escola da rede estadual de ensino de Alagoas

Metodologia do ensino da Educação física: realidade e possibilidades das proposições pedagógicas propostas pelos professores de uma escola da rede estadual de ensino de Alagoas 

Autor(a)
Farias, Priscila Guilherme de.
<priscyla_farias@hotmail.co>
Ano de publicação
2021
Data da defesa
15/04/2019
Curso/Outros
Educação Física
Número de folhas
52
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Este trabalho tem como tema a Metodologia do Ensino da Educação Física, em relação à realidade e as possibilidades das proposições pedagógicas propostas pelos professores de uma escola da rede estadual de ensino de Alagoas. Para contextualização do tema realizou-se a caracterização histórica da educação no Brasil e suas problemáticas, bem como da Educação Física escolar e suas problemáticas, posteriormente seguindo com o tema do estudo. Esta pesquisa investigou quais proposições pedagógicas da Educação Física estão presentes no trabalho pedagógico desenvolvido em uma escola da rede estadual de ensino de Alagoas. Para este propósito, o objetivo da pesquisa consistiu em identificar e analisar as proposições pedagógicas da Educação Física adotadas pelos professores da instituição. Os professores efetivos de Educação Física da referida escola responderam ao questionário estruturado de acordo com os objetivos da pesquisa. Para a análise e interpretação dos dados foram utilizadas as categorias de análise, que são: condições materiais do trabalho pedagógico; organização e avaliação da aula; conceito de proposição pedagógica; proposições pedagógicas; fundamentos das proposições pedagógicas. Concluiu-se que dois professores de Educação Física afirmam adotar proposições pedagógicas e um professor afirma não adotar nenhuma proposição, demonstrando os três professores concepções diferentes sobre os diferentes aspectos (conceito, fundamentos, etc.) das proposições pedagógicas da Educação Física escolar.

 

Abstract

This work has as its theme the Methodology of Physical Education teaching, in relation to the reality and the possibilities of the pedagogical propositions proposed by the teachers of a school of the state school of Alagoas. To contextualize the theme, the historical characterization of education in Brazil and its problems was carried out, as well as school Physical Education and its problems, later following the theme of the study. This research investigated which pedagogical propositions of Physical Education are present in the pedagogical work developed in a school of the state school of Alagoas. For this purpose, the objective of the research was to identify and analyze the pedagogical propositions of Physical Education adopted by the teachers of the institution. The Physical Education teachers of the said school answered the questionnaire structured according to the objectives of the research. For the analysis and interpretation of the data, the categories of analysis were used, which are: material conditions of pedagogical work; organization and evaluation of the class; concept of pedagogical proposition; pedagogical propositions; fundamentals of pedagogical propositions. It was concluded that two Physical Education teachers claim to adopt pedagogical propositions and one teacher claims not to adopt any proposition, demonstrating the three teachers different conceptions about the different aspects (concept, fundamentals, etc.) of the pedagogical propositions of school Physical Education.

Orientador(a)
Me. Prates, Ailton Cotrim.
Banca Examinadora
Dr.ª Gama, Carolina Nozella.
Dr.ª Silva, Deysianne França Matos.
Palavras-chave
Professores - Educação física.
Educação física - Proposições pedagógicas.
Educação física - Metodologia do ensino.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
4.00.00.00-1 Ciências da saúde.
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