Metodologia do ensino da Educação física: realidade e possibilidades das proposições pedagógicas propostas pelos professores de uma escola da rede estadual de ensino de Alagoas
Metodologia do ensino da Educação física: realidade e possibilidades das proposições pedagógicas propostas pelos professores de uma escola da rede estadual de ensino de Alagoas
<priscyla_farias@hotmail.co>
Este trabalho tem como tema a Metodologia do Ensino da
Educação Física, em relação à realidade e as possibilidades das proposições
pedagógicas propostas pelos professores de uma escola da rede estadual de
ensino de Alagoas. Para contextualização do tema realizou-se a caracterização histórica
da educação no Brasil e suas problemáticas, bem como da Educação Física escolar
e suas problemáticas, posteriormente seguindo com o tema do estudo. Esta pesquisa
investigou quais proposições pedagógicas da Educação Física estão presentes no
trabalho pedagógico desenvolvido em uma escola da rede estadual de ensino de
Alagoas. Para este propósito, o objetivo da pesquisa consistiu em identificar e
analisar as proposições pedagógicas da Educação Física adotadas pelos
professores da instituição. Os professores efetivos de Educação Física da referida
escola responderam ao questionário estruturado de acordo com os objetivos da
pesquisa. Para a análise e interpretação dos dados foram utilizadas as
categorias de análise, que são: condições
materiais do trabalho pedagógico; organização e avaliação da aula; conceito de
proposição pedagógica; proposições pedagógicas; fundamentos das proposições
pedagógicas. Concluiu-se que dois professores de Educação Física afirmam adotar
proposições pedagógicas e um professor afirma não adotar nenhuma proposição,
demonstrando os três professores concepções diferentes sobre os diferentes
aspectos (conceito, fundamentos, etc.) das proposições pedagógicas da Educação
Física escolar.
This work has as its theme the Methodology of Physical
Education teaching, in relation to the reality and the possibilities of the
pedagogical propositions proposed by the teachers of a school of the state
school of Alagoas. To contextualize the theme, the historical characterization
of education in Brazil and its problems was carried out, as well as school
Physical Education and its problems, later following the theme of the study.
This research investigated which pedagogical propositions of Physical Education
are present in the pedagogical work developed in a school of the state school
of Alagoas. For this purpose, the objective of the research was to identify and
analyze the pedagogical propositions of Physical Education adopted by the
teachers of the institution. The Physical Education teachers of the said school
answered the questionnaire structured according to the objectives of the
research. For the analysis and interpretation of the data, the categories of
analysis were used, which are: material conditions of pedagogical work;
organization and evaluation of the class; concept of pedagogical proposition;
pedagogical propositions; fundamentals of pedagogical propositions. It was
concluded that two Physical Education teachers claim to adopt pedagogical propositions
and one teacher claims not to adopt any proposition, demonstrating the three
teachers different conceptions about the different aspects (concept,
fundamentals, etc.) of the pedagogical propositions of school Physical
Education.
Dr.ª Silva, Deysianne França Matos.
Educação física - Proposições pedagógicas.
Educação física - Metodologia do ensino.