A variação _Nós_ e _A Gente_ na posição de sujeito na escrita escolar de Girau do Ponciano / AL

A variação Nós e A Gente na posição de sujeito na escrita escolar de Girau do Ponciano / AL

Autor(a)
Gomes, Maysa Tayuane Vicente.
<maysalima801@gmail.com>
Ano de publicação
2021
Data da defesa
19/11/2021
Curso/Outros
Letras - Língua Portuguesa
Número de folhas
41
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Tendo em vista que, na fala, a gente é a forma pronominal escolhida para representar a primeira pessoa do plural, mas na escrita, nós é o pronome preferido devido ao conservadorismo linguístico, este trabalho analisa e descreve as realizações dos pronomes nós e a gente na posição de sujeito na escrita escolar da cidade de Girau do Ponciano/AL. Para tanto, recorremos aos pressupostos teórico-metodológicos da Teoria da Variação e Mudança (LABOV, 2008[1972]). Também consideramos os estudos de Omena (1996, 2003), Lopes (1998, 2004, 2012), Zilles(2007), Silva (2010) Brustolin (2010) e Vitório (2015; 2017). Baseados nos resultados obtidos, verificamos um percentual de 71% para a forma pronominal nós e 29% para a gente na escrita escolar, sendo essa variação favorecida pelos grupos de fatores marca morfêmica, preenchimento do sujeito, sexo e escolaridade, com os fatores verbo com o morfema zero – P3, sujeito pronominal foneticamente realizado, os alunos do 6º ano do EF e escrita feminina favorecendo mais o uso da variante inovadora a gente.

 

 

Abstract

Given that, in the speech, a gente is the chosen pronominal form to present the first person plural, but in the writing form, nós is the preferred pronoun, due to linguistic conservatism, this paper analyze and describe the achievements of pronouns nós and a gente subject position in school writing from the City of Girau do Ponciano/AL. For that, we resort the theoretical-methodological assumptions of the Theory of Variation and Change (LABOV, 2008 [1972]). We also consider the studies of Omena (1996, 2003), Lopes (1998, 2004, 2012), Zilles (2007), Silva (2010) Brustolin (2010) and Vitório (2015 e 2017). Based on the results obtained, we check a percentage of 71% for the pronominal form nós and 29% for a gente in school writing, this variation being favored by factor groups morphemic mark, subject filling, sex and schooling, with the verb factors with the morpheme zero - P3, phonetically realized pronominal subject, the 6th grade students and female writing favoring the use of the innovative variant a gente.

 

 

Orientador(a)
Dr.ª Vitório, Elyne Giselle de Santana Lima Aguiar.
Banca Examinadora
Dr.ª Oliveira, Eliane Vitorino de Moura.
Souza, Maria Helena Menezes de.
Palavras-chave
Variação linguística.
Escrita escolar .
Pronome pessoal .
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
8.00.00.00-2 Linguística, letras e artes.
Visualizações
426
Observações


Não foi possível exibir o PDF