A variação _Nós_ e _A Gente_ na posição de sujeito na escrita escolar de Girau do Ponciano / AL
A variação Nós e A Gente na posição de sujeito na escrita escolar de Girau do Ponciano / AL
<maysalima801@gmail.com>
Tendo em vista que, na
fala, a gente é a forma pronominal escolhida para representar a primeira pessoa
do plural, mas na escrita, nós é o pronome preferido devido ao conservadorismo
linguístico, este trabalho analisa e descreve as realizações dos pronomes nós e
a gente na posição de sujeito na escrita escolar da cidade de Girau do
Ponciano/AL. Para tanto, recorremos aos pressupostos teórico-metodológicos da
Teoria da Variação e Mudança (LABOV, 2008[1972]). Também consideramos os estudos
de Omena (1996, 2003), Lopes (1998, 2004, 2012), Zilles(2007), Silva (2010)
Brustolin (2010) e Vitório (2015; 2017). Baseados nos resultados obtidos,
verificamos um percentual de 71% para a forma pronominal nós e 29% para a gente
na escrita escolar, sendo essa variação favorecida pelos grupos de fatores marca
morfêmica, preenchimento do sujeito, sexo e escolaridade, com os fatores verbo
com o morfema zero – P3, sujeito pronominal foneticamente realizado, os alunos
do 6º ano do EF e escrita feminina favorecendo mais o uso da variante inovadora
a gente.
Given that, in the
speech, a gente is the chosen pronominal form to present the first person
plural, but in the writing form, nós is the preferred pronoun, due to
linguistic conservatism, this paper analyze and describe the achievements of
pronouns nós and a gente subject position in school writing from the City of
Girau do Ponciano/AL. For that, we resort the theoretical-methodological
assumptions of the Theory of Variation and Change (LABOV, 2008 [1972]). We also
consider the studies of Omena (1996, 2003), Lopes (1998, 2004, 2012), Zilles
(2007), Silva (2010) Brustolin (2010) and Vitório (2015 e 2017). Based on the
results obtained, we check a percentage of 71% for the pronominal form nós and
29% for a gente in school writing, this variation being favored by factor
groups morphemic mark, subject filling, sex and schooling, with the verb
factors with the morpheme zero - P3, phonetically realized pronominal subject,
the 6th grade students and female writing favoring the use of the innovative
variant a gente.
Souza, Maria Helena Menezes de.
Escrita escolar .
Pronome pessoal .