Políticas públicas para inclusão de crianças com transtorno do espectro autista no sistema educacional

Políticas públicas para inclusão de crianças com transtorno do espectro autista no sistema educacional

Autor(a)
Araujo, Luciene Rodrigues.
<lucyene01@gmail.com>
Ano de publicação
2021
Data da defesa
29/09/2021
Curso/Outros
Administração Pública
Número de folhas
48
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O presente trabalho tem como tema “Políticas Públicas para inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista na Educação”. O principal objetivo deste trabalho é analisar as políticas educacionais de inclusão de crianças com autismo, identificando ações do Estado brasileiro realizou para promover a inclusão de crianças. Trata-se de um trabalho bibliográfico e documental que inicialmente aborda o conceito de políticas públicas, seu ciclo de formulação e implementação, tipos de descritivas e de forma breve falaremos a respeito das políticas sociais que, a educação se encontra inserida. Destacando as políticas públicas educacionais voltadas para crianças autistas, bem como o conceito de autismo. Ao longo da pesquisa observa-se o papel da inclusão na vida das crianças com autismo e quanto as políticas públicas bem adotadas podem fazer diferença. A caminhada até a atualidade com relação a inclusão e destacamos que muito ainda precisa ser feito para total inclusão de crianças autistas em âmbito escolar, pois sabemos que escola é um ambiente de desenvolvimento social e pessoal do ser humano.

 

 

Abstract

The present work has as its theme “Public Policies for the inclusion of children with Autism Spectrum Disorder in Education”. The main objective of this work is to analyze the educational policies for the inclusion of children with autism, identifying actions the Brazilian State has undertaken to promote the inclusion of children. It is a bibliographic work that initially addresses the concept of public policies, their cycle of formulation and implementation, types of descriptive and briefly we will talk about the social policies that, education is inserted. Highlighting educational public policies aimed at autistic children, as well as the concept of autism. Throughout the research, the role of inclusion in the lives of children with autism is observed and the extent to which well-adopted public policies can make a difference. The walk up to the present with regard to inclusion and we emphasize that much still needs to be done for the total inclusion of autistic children in the school environment, as we know that school is an environment of social and personal development of human beings..

Orientador(a)
Dr. David, Acúrcio Castelo.
Banca Examinadora
Ma. Silva, Fabiana de Cássia de Araújo.
Dr. Andrade, Marconi Tabosa de.
Palavras-chave
Educação básica.
Autismo - Políticas públicas.
Inclusão escolar .
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
6.00.00.00-7 Ciências sociais aplicadas.
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