A influência de plataformas digitais e a mudança de hábito de assistir TV entre jovens da geração Z

A influência de plataformas digitais e a mudança de hábito de assistir TV entre jovens da geração Z

Autor(a)
Silva, Lusiele Eli Vieira da.
<lusiele.vieira@gmail.com>
Ano de publicação
2021
Data da defesa
02/10/2021
Curso/Outros
Psicologia (U. E. Palmeira dos Índios)
Número de folhas
92
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Resumo

Esta monografia fala sobre a mudança no hábito de assistir TV dos jovens da Geração Z, que encontraram novos entretenimentos nas plataformas digitais e deixaram a TV aberta para trás. É uma pesquisa exploratória e foi realizada com 101 jovens de ambos os sexos de todas as regiões possíveis de Arapiraca - AL, por meio de um questionário eletrônico do Google Forms que foi compartilhado nas redes sociais, além de uma análise com uma amostra de 10 participantes de ambos os sexos por meio de um aplicativo chamado ActionDash que rastreou o tempo que esses jovens acessaram seus smartphones. Os dados foram analisados e foram encontradas variáveis que contribuem para essa mudança provocada pelas plataformas digitais. Além disso, foi realizada uma análise comportamental das principais estratégias utilizadas, as quais são: interação em tempo real, notificações e o poder do algoritmo. Ademais, foi dicutida a forma que o neuromarketing é utilizado e a sua influência dentro das plataformas digitais.

Abstract

This monograph talks about the change in TV-watching habits of Generation Z youth, who found new entertainment on digital platforms and left open TV behind. It is an exploratory research and was carried out with 101 young people of both sexes from all possible regions of Arapiraca - AL, through an electronic Google Forms questionnaire that was shared on social networks, in addition to an analysis with a sample of 10 participants of both sexes through an app called ActionDash that tracked how long these young people accessed their smartphones. Data were analyzed and variables that contribute to this change caused by digital platforms were found. In addition, a behavioral analysis of the main strategies used was performed, which are: real-time interaction, notifications and the power of the algorithm. Furthermore, the way in which neuromarketing is used and its influence within digital platforms was discussed.

Orientador(a)
Me. Silva Júnior, Gérson Alves da.
Banca Examinadora
Esp. Costa, Amanda Elias de Oliveira.
Dr. Silva, Clayton Antonio Santos da.
Palavras-chave
Behaviorismo (Psicologia).
Comportamento humano.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSPI.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
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