Contribuições de Émile Durkheim para a educação

Contribuições de Émile Durkheim para a educação

Autor(a)
Barros, Marluce França.
<francabarrosat@hotmail.com>
Ano de publicação
2021
Data da defesa
01/09/2021
Curso/Outros
Ciências Sociais (EaD)
Número de folhas
16
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Este artigo é uma caminhada no entendimento do processo evolutivo da educação, que é uma ferramenta indispensável para o sucesso do indivíduo em sociedade, e com isso se constrói com as práticas adquiridas, sejam em família, escola ou religião, onde são orientados pelas experiências transmitidas das gerações passadas. Neste contexto marcado por mudanças sociais, surge a sociologia, um mecanismo para compreender as permanências e transformações das sociedades contemporâneas, ao mesmo tempo na qual constitui um leque de conhecimento científico intitulado ciências sociais. O presente estudo tem como objetivo relatar os pressupostos teóricos expressados nas obras do sociólogo Émile Durkheim, contribuições que trazem presentes em suas obras, como a educação, a escola, que são características relacionadas aos estudos sociológicos. Seus pensamentos são elencados nas transformações e inclusões na sociedade até os dias atuais, e com isso passa a ter uma reflexão maior no campo sociológico, métodos investigativos, assim como em pesquisas, em objetos de estudos em suas obras. No ponto de vista de Durkheim a disciplina nesse processo educativo, é uma ferramenta de moralidade e os meios coercitivos ajudam que os alunos cheguem a um estágio educativo e essencial para a convivência social e nesse processo requer medidas de avaliações e inspirações em exemplos de adultos sociáveis, tendo como objetivo a preparação do aluno para a vida em sociedade.

Abstract

This article is a walk in understanding the evolutionary process of education, which is an indispensable tool for the individual's success in society, and with this it is built with acquired practices, whether in family, school or religion, where they are guided by the experiences transmitted from past generations. In this context marked by social changes, sociology emerges, a mechanism to understand the permanencies and transformations of contemporary societies, while at the same time it constitutes a range of scientific knowledge called social sciences. This study aims to report the theoretical assumptions expressed in the works of sociologist Émile Durkheim, contributions that are present in his works, such as education, school, which are characteristics related to sociological studies. His thoughts are listed in the transformations and inclusions in society up to the present day, and with this he starts to have a greater reflection in the sociological field, investigative methods, as well as in research, in objects of study in his works. In Durkheim's point of view, discipline in this educational process is a tool of morality and coercive means help students reach an educational stage that is essential for social coexistence and in this process it requires measures of assessment and inspiration in examples of sociable adults , with the objective of preparing the student for life in society.

Orientador(a)
Dr. Nascimento, Emerson Oliveira do.
Coorientador(a)
Dr.ª Santana, Luciana da Conceição Farias.
Banca Examinadora
Dr.ª Santana, Luciana da Conceição Farias.
Dr. Silva, Welkson Pires da.
Palavras-chave
Educação.
Escola.
Família .
Durkheim, David Émile , 1858-1917.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
6.00.00.00-7 Ciências sociais aplicadas.
Visualizações
2332
Observações


Não foi possível exibir o PDF