Ensino de física com a ferramenta PhET no contexto da pandemia COVID-19

Ensino de física com a ferramenta PhET no contexto da pandemia COVID-19

Autor(a)
Bezerra, Rivaldo Gomes.
<rivalldo.gb@gmail.com>
Ano de publicação
2021
Data da defesa
26/11/2021
Curso/Outros
Física
Número de folhas
32
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O Ensino de Física no contexto da pandemia COVID-19, atrelado ao ensino aprendizagem, é um dos grandes problemas enfrentados pelas Instituições de Ensino. Pode-se perceber que a pandemia trouxe perda de alunos, gerando desperdício social e econômico, pois foram investidos recursos sem o devido retorno ao sistema educacional gerando assim pobreza de aprendizagem. O ensino das exatas sofreu muito com a pandemia, inclusive o ensino de Física. Neste contexto, o presente trabalho surgiu a partir de uma inquietação deste autor ao perceber o atual sistema educacional, onde houve uma grande mudança na forma de ensino. Assim, considerando esta realidade, surgiu a motivação para pesquisar as ferramentas metodológicas e metodologias de ensino adotadas pelos professores durante o processo. O trabalho tem como objetivo analisar e discutir as dimensões e implicações do Ensino de Física no contexto da pandemia COVID-19, através do uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, as TDICs. Esta pesquisa dividiu-se em dois momentos. O primeiro momento constituiu-se de uma pesquisa documental e bibliográfica, e de uma abordagem de alguns conceitos de Física. O segundo momento trata-se de como os professores poderiam fazer uso das TDICs em suas aulas, como por exemplo proposta de atividades com simulações computacionais, simuladores desenvolvidos pelo grupo de PhET (Physics Education Technology), disponível em [https://phet.colorado.edu]. 

Abstract

The Teaching of Physics in the context of the COVID-19 pandemic, linked to teaching and learning, is one of the major problems faced by Educational Institutions. It can be seen that the pandemic brought about a loss of students, generating social and economic waste, as resources were invested without proper return to the educational system, thus generating learning poverty. The teaching of exact sciences suffered a lot from the pandemic, including the teaching of Physics. In this context, the present work emerged from a concern of this author when realizing the current educational system, where there was a great change in the way of teaching. Thus, considering this reality, the motivation to research the methodological tools and teaching methodologies adopted by teachers during the process emerged. The work aims to analyze and discuss the dimensions and implications of Physics Education in the context of the COVID-19 pandemic, through the use of Digital Technologies of Information and Communication, the TDICs. This research was divided into two stages. The first moment consisted of a documentary and bibliographic research, and an approach to some concepts of Physics. The second moment deals with how teachers could make use of TDICs in their classes, such as proposed activities with computer simulations, simulators developed by the PhET (Physics Education Technology) group, available at [https://phet. colorado.edu].

Orientador(a)
Dr. Moura, André de Lima.
Banca Examinadora
Dr. Pereira, Alexsandro de Farias.
Dr. Lima, Emerson de.
Palavras-chave
Ensino de física.
Pandemia - COVID-19 (Doença).
Tecnologias digitais.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Visualizações
431
Observações


Não foi possível exibir o PDF