O lúdico na sala de vacina: promoção de experiências positivas na assistência ao público infantil

O lúdico na sala de vacina: promoção de experiências positivas na assistência ao público infantil

Autor(a)
Silva, Beatriz Lúcio Miranda da.
<beatrizluciomiranda@gmail.com>
Ano de publicação
2021
Data da defesa
02/02/2021
Curso/Outros
Enfermagem
Número de folhas
45
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O lúdico tem sido estudado em várias áreas, tendo em vista que pode contribuir para que o ambiente se torne mais acolhedor, especialmente para crianças, aprimorando a educação e humanizando a assistência. Sabendo da relevância do lúdico para o desenvolvimento infantil, torna-se necessário definir o lúdico, o qual consiste nas atividades que proporcionam alegria, diversão e satisfação, sendo esse dividido em diferentes estratégias, como exemplo os jogos, as brincadeiras e a música. Na assistência infantil, o sofrimento enfrentado pelas crianças não se limita à realização dos procedimentos, mas também aos profissionais de saúde, dos quais elas têm muito medo, especialmente os responsáveis pela vacinação. O objetivo desse estudo é conhecer os efeitos trazidos pela utilização do lúdico durante a vacinação de crianças na Estratégia Saúde da Família. Trata-se de uma pesquisa do tipo descritiva, com abordagem qualitativa. O estudo foi realizado na atenção primária à saúde,em duas Unidades de Saúde localizadas no município de Arapiraca-Alagoas. Os participantes da pesquisa foram os profissionais de Enfermagem que atuam na sala de vacina dos locais de pesquisa, e o número de participantes se deu pela saturação das perguntas norteadoras, totalizando nove pessoas. A coleta dos dados ocorreu nos meses de setembro de 2019 e janeiro de 2020, somente após a aprovação do projeto pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Para a coleta dos dados foi utilizado um formulário de entrevista, elaborado pela pesquisadora, que foi realizado antes e após o uso do lúdico no momento da vacinação, com os elementos lúdicos utilizados fornecidos pela autora do estudo. A análise dos dados foi feita utilizando a técnica de análise do conteúdo de Bardin. Por meio das entrevistas, depois do uso do lúdico, a maioria das participantes da pesquisa afirmaram que as crianças ficaram mais tranquilas e colaborativas. Além disso, algumas participantes da pesquisa relataram que a efetividade do elemento lúdico na vacinação depende do profissional atuante na sala de vacina. De tal modo, constata-se a importância da efetivação do uso do lúdico na rotina de vacinação e é necessária a realização de outros estudos mostrando a eficácia e benefícios trazidos por essa estratégia para a assistência infantil.

Abstract

The ludic has been studied in several areas, in the view the fact that it can contribute to making the environment more welcoming, especially for children, improving education and humanizing assistance. Knowing the relevance of ludic for child development, it becomes necessary to define ludic, which consists of activities that provide joy, fun and satisfaction, which is divided into different strategies, such as games, plays and music. In childcare, the suffering faced by children is not limited to the performance of procedures, but also to health professionals, of whom they are very afraid, especially those responsible for vaccination. The objective of this study is to know the effects occasioned using ludic during the vaccination of children in the Family Health Strategy. It is a descriptive research, with a qualitative approach. The study was carried out in primary health care, in two Health Units located in the city of Arapiraca-Alagoas. The research participants were the nursing professionals who work in the vaccination room at the research places, and the number of participants was due to the saturation of the guiding questions, totalizing nine people. The data collection took place in the months of September 2019 and January 2020, only after approval of the project by the Research Ethics Committee (CEP) of the Federal University of Alagoas (UFAL). For the data collection, an interview form was used, prepared by the researcher, which was carried out before and after the use of ludic at the time of vaccination, with the ludic elements used provided by the study author. Data analysis was performed using Bardin's content analysis technique. Through the interviews, after the use of ludic, most of the research participants stated that the children became calmer and collaborative. In addition, some research participants reported that the effectiveness of the ludic element in vaccination depends on the professional working in the vaccination room. In such a way, it is verified the importance of the effective use of ludic in the vaccination routine and it is necessary to carry out other studies showing the effectiveness and benefits brought by this strategy for childcare.

Orientador(a)
Ma. Peixoto, Rita de Cássia Batista de Oliveira.
Banca Examinadora
Dr. Silva, Andrey Ferreira da.
Ma. Silva, Josineide Soares da.
Esp. Santos, Lílian Menezes.
Palavras-chave
Saúde da criança.
Vacinação.
Ludoterapia .
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
4.00.00.00-1 Ciências da saúde.
Visualizações
1140
Observações

Acesso restrito solicitado pela autora. Provável liberação em  20 mar. 2022.

Acesso aberto em 09 maio 2022.

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