O lúdico na sala de vacina: promoção de experiências positivas na assistência ao público infantil
O lúdico na sala de vacina: promoção de experiências positivas na assistência ao público infantil
<beatrizluciomiranda@gmail.com>
O lúdico
tem sido estudado em várias áreas, tendo em vista que pode contribuir para que
o ambiente se torne mais acolhedor, especialmente para crianças, aprimorando a
educação e humanizando a assistência. Sabendo da relevância do lúdico para o desenvolvimento
infantil, torna-se necessário definir o lúdico, o qual consiste nas atividades
que proporcionam alegria, diversão e satisfação, sendo esse dividido em
diferentes estratégias, como exemplo os jogos, as brincadeiras e a música. Na
assistência infantil, o sofrimento enfrentado pelas crianças não se limita à
realização dos procedimentos, mas também aos profissionais de saúde, dos quais
elas têm muito medo, especialmente os responsáveis pela vacinação. O objetivo desse estudo é conhecer os efeitos
trazidos pela utilização do lúdico durante a vacinação de crianças na
Estratégia Saúde da Família. Trata-se de uma pesquisa do tipo descritiva, com abordagem
qualitativa. O estudo foi realizado na atenção primária à saúde,em duas Unidades de Saúde localizadas no município de
Arapiraca-Alagoas. Os participantes da pesquisa foram os profissionais de
Enfermagem que atuam na sala de vacina dos locais de pesquisa, e o número de
participantes se deu pela saturação das perguntas norteadoras, totalizando nove
pessoas. A coleta dos dados
ocorreu nos meses de setembro de 2019 e janeiro de 2020, somente após a
aprovação do projeto pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade
Federal de Alagoas (UFAL). Para a coleta dos dados foi utilizado um formulário
de entrevista, elaborado pela pesquisadora, que foi realizado antes e após o
uso do lúdico no momento da vacinação, com os elementos lúdicos utilizados
fornecidos pela autora do estudo. A análise dos dados foi feita utilizando a
técnica de análise do conteúdo de Bardin. Por meio das entrevistas, depois do uso do
lúdico, a maioria das participantes da pesquisa afirmaram que as crianças
ficaram mais tranquilas e colaborativas. Além disso, algumas participantes da
pesquisa relataram que a efetividade do elemento lúdico na vacinação depende do
profissional atuante na sala de vacina. De tal modo, constata-se a importância
da efetivação do uso do lúdico na rotina de vacinação e é necessária a
realização de outros estudos mostrando a eficácia e benefícios trazidos por
essa estratégia para a assistência infantil.
The ludic has been studied in several areas, in the view the fact that
it can contribute to making the environment more welcoming, especially for
children, improving education and humanizing assistance. Knowing the relevance
of ludic for child development, it becomes necessary to define ludic, which
consists of activities that provide joy, fun and satisfaction, which is divided
into different strategies, such as games, plays and music. In childcare, the
suffering faced by children is not limited to the performance of procedures,
but also to health professionals, of whom they are very afraid, especially
those responsible for vaccination. The objective of this study is to know the
effects occasioned using ludic during the vaccination of children in the Family
Health Strategy. It is a descriptive research, with a qualitative approach. The
study was carried out in primary health care, in two Health Units located in
the city of Arapiraca-Alagoas. The research participants were the nursing
professionals who work in the vaccination room at the research places, and the
number of participants was due to the saturation of the guiding questions,
totalizing nine people. The data collection took place in the months of
September 2019 and January 2020, only after approval of the project by the
Research Ethics Committee (CEP) of the Federal University of Alagoas (UFAL).
For the data collection, an interview form was used, prepared by the
researcher, which was carried out before and after the use of ludic at the time
of vaccination, with the ludic elements used provided by the study author. Data
analysis was performed using Bardin's content analysis technique. Through the
interviews, after the use of ludic, most of the research participants stated
that the children became calmer and collaborative. In addition, some research
participants reported that the effectiveness of the ludic element in
vaccination depends on the professional working in the vaccination room. In
such a way, it is verified the importance of the effective use of ludic in the
vaccination routine and it is necessary to carry out other studies showing the
effectiveness and benefits brought by this strategy for childcare.
Ma. Silva, Josineide Soares da.
Esp. Santos, Lílian Menezes.
Vacinação.
Ludoterapia .
Acesso restrito solicitado pela autora. Provável liberação em 20 mar. 2022.
Acesso aberto em 09 maio 2022.