Realidades, possibilidades e limites do ensino da dança quadrilha junina como conteúdo da educação física escolar

Realidades, possibilidades e limites do ensino da dança quadrilha junina como conteúdo da educação física escolar 

Autor(a)
Farias, Eduardo Silva de.
<edu.fisica-ufal@hotmail.com>
Ano de publicação
2021
Data da defesa
05/09/2019
Curso/Outros
Educação Física
Número de folhas
105
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Objetivou-se nesse estudo analisar as realidades, possibilidades e limites do ensino da Dança Quadrilha Junina como conteúdo da Educação Física Escolar. Para isso, foi trabalhada a Quadrilha Junina como conteúdo nos projetos de intervenções dos estágios supervisionados III e IV. Os resultados apontaram que a referente dança pode ser tratada na escola como conteúdo da educação física, de forma sistematizada e em qualquer época do ano, porém percebemos que a dança é um dos conteúdos inibidos pela maioria dos profissionais da Educação Física Escolar por não terem familiaridade ao conteúdo ou o despreparo para aborda-lo e as resistências de alguns alunos para a prática da Dança, como também foi identificada a prática da dança somente em atividades extracurriculares nas festividades e em datas comemorativas.

Abstract

The objective of this study was to analyze the realty, possibilities and limit’s of the teaching of Quadrilha Junina Dance as content of Physical School Education. Based on scholars who contemplate the same theme. To this end, the Junina Quadrillion was worked as content in the intervention projects of the supervised stages III and IV. The results pointed out that the referring dance can be treated in the school as a content of physical education, in a systematic way and at any time of the year, but we realize that dance is one of the contents inhibited by the Physical Education School professionals because they are not familiar with the content or the lack of preparation to approach it and the resistances of some students for the practice of Dance, as was also identified the practice of dance only in extracurricular activities in the festivities and in commemorative dates.

Orientador(a)
Ma. Assis, Vannina de Oliveira.
Banca Examinadora
Ma. Santos, Petra Schnneider Lima dos.
Esp. Souza, Priscila Costa.
Palavras-chave
Educação física escolar.
Dança .
Dança na educação .
Quadrilha (Dança).
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
4.00.00.00-1 Ciências da saúde.
Visualizações
631
Observações


Não foi possível exibir o PDF