Realidades, possibilidades e limites do ensino da dança quadrilha junina como conteúdo da educação física escolar
Realidades, possibilidades e limites do ensino da dança quadrilha junina como conteúdo da educação física escolar
<edu.fisica-ufal@hotmail.com>
Objetivou-se
nesse estudo analisar as realidades, possibilidades e limites do ensino da
Dança Quadrilha Junina como conteúdo da Educação Física Escolar. Para isso, foi
trabalhada a Quadrilha Junina como conteúdo nos projetos de intervenções dos
estágios supervisionados III e IV. Os resultados apontaram que a referente
dança pode ser tratada na escola como conteúdo da educação física, de forma
sistematizada e em qualquer época do ano, porém percebemos que a dança é um dos
conteúdos inibidos pela maioria dos profissionais da Educação Física Escolar
por não terem familiaridade ao conteúdo ou o despreparo para aborda-lo e as
resistências de alguns alunos para a prática da Dança, como também foi
identificada a prática da dança somente em atividades extracurriculares nas
festividades e em datas comemorativas.
The objective of this study was to analyze the realty,
possibilities and limit’s of the teaching of Quadrilha Junina Dance as content
of Physical School Education. Based on scholars who contemplate the same theme.
To this end, the Junina Quadrillion was worked as content in the intervention
projects of the supervised stages III and IV. The results pointed out that the
referring dance can be treated in the school as a content of physical
education, in a systematic way and at any time of the year, but we realize that
dance is one of the contents inhibited by the Physical Education School
professionals because they are not familiar with the content or the lack of
preparation to approach it and the resistances of some students for the
practice of Dance, as was also identified the practice of dance only in
extracurricular activities in the festivities and in commemorative dates.
Esp. Souza, Priscila Costa.
Dança .
Dança na educação .
Quadrilha (Dança).