O(s) uso(s) do livro paradidático de matemática no processo de leitura e aprendizagem nas aulas de matemática

O(s) uso(s) do livro paradidático de matemática no processo de leitura e aprendizagem nas aulas de matemática

Autor(a)
Nascimento, Raquel Pereira do.
<raquel.nascimento@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2022
Data da defesa
26/10/2021
Curso/Outros
Matemática
Número de folhas
66
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Os livros paradidáticos de Matemática tende a contribuir de forma significativa para o ensino e aprendizagem da Matemática, permite ao professor a alternativa de ensinar a Matemática ligando-a a situações relacionadas ao cotidiano dos alunos, contribuindo nesse sentido, na construção crítica e autônoma do aluno. A busca por métodos que contribuam no ensino vem sendo tratada como muito importante para o professor, deste modo este trabalho tem a finalidade de analisar o(s) uso(s) dos livros paradidáticos de matemática no processo de leitura e aprendizagem nas aulas de matemática. A estrutura teórica deste trabalho baseia-se através da história do paradidático no Brasil, dos documentos oficiais ao que se refere à importância da leitura, de autores como Dalcin (2002), a leitura de livros paradidáticos seguida de uma análise e também pela leitura de trabalhos já concluídos como dissertações, teses e artigos publicados. A partir de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e de coleta de dados constatou-se que o uso do paradidático nas aulas de matemática é de grande importância e contém relevante contribuição na aprendizagem dos alunos visto que os textos paradidáticos são constituídos de informações que pretendem transmitir conhecimento e informação, também são ferramentas que trazem apresentações que visam auxiliar os professores e que em sua maior parte abordam conceitos paralelos às matérias do currículo regular e são utilizados para a integralização dos livros didáticos, eles abordam os conteúdos matemáticos direcionando a acontecimentos do dia-a-dia, estimulando o prazer de ler e instruindo o aluno a fazer descobertas diante do que lhes foi apresentado despertando nos alunos interesse e a autonomia de descobrirem novos conhecimentos. 

Abstract

Mathematical textbooks tend to contribute significantly to the teaching and learning of Mathematics, allowing the teacher the alternative of teaching Mathematics by connecting it to situations related to the daily lives of students, thus contributing to the critical and autonomous construction of the student . The search for methods that contribute to teaching has been treated as very important for the teacher, so this work aims to analyze the use(s) of textbooks on mathematics in the process of reading and learning in mathematics classes . The theoretical structure of this work is based on the history of educational books in Brazil, official documents regarding the importance of reading, by authors such as Dalcin (2002), the reading of educational books followed by an analysis and also by the reading of completed works such as dissertations, theses and published articles. From a qualitative, bibliographical and data collection research, it was found that the use of para-didactics in mathematics classes is of great importance and contains a relevant contribution to student learning, since the para-didactic texts are made up of information that intend to transmit knowledge and information, are also tools that bring presentations that aim to help teachers and that for the most part address concepts parallel to the subjects of the regular curriculum and are used for the integration of textbooks, they address the contents mathematicians directing to everyday events, stimulating the pleasure of reading and instructing the student to make discoveries in front of what was presented to them, awakening in the students interest and autonomy to discover new knowledge.

 

Orientador(a)
Dr. Barros, José da Silva.
Coorientador(a)
Dr.ª Fonseca, Simone Silva da.
Banca Examinadora
Me. Silva, Cristiano Marinho da.
Me. Porto, José Fábio Boia.
Dr.ª Fonseca, Simone Silva da.
Palavras-chave
Ensino de matemática.
Conceitos matemáticos .
Livro paradidático.
Aprendizagem (Matemática).
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Visualizações
733
Observações


Não foi possível exibir o PDF