O(s) uso(s) do livro paradidático de matemática no processo de leitura e aprendizagem nas aulas de matemática
O(s) uso(s) do livro paradidático de matemática no processo de leitura e aprendizagem nas aulas de matemática
<raquel.nascimento@arapiraca.ufal.br>
Os livros paradidáticos de Matemática tende a
contribuir de forma significativa para o ensino e aprendizagem da Matemática,
permite ao professor a alternativa de ensinar a Matemática ligando-a a
situações relacionadas ao cotidiano dos alunos, contribuindo nesse sentido, na
construção crítica e autônoma do aluno. A busca
por métodos que contribuam no ensino vem sendo tratada como muito importante
para o professor, deste modo este trabalho tem a finalidade de analisar
o(s) uso(s) dos livros paradidáticos de matemática no processo de leitura e aprendizagem nas aulas de matemática. A
estrutura teórica deste trabalho baseia-se através da história do paradidático
no Brasil, dos documentos oficiais ao que se refere à importância da leitura,
de autores como Dalcin (2002), a leitura de livros paradidáticos seguida de uma
análise e também pela leitura de trabalhos já concluídos como dissertações, teses e artigos publicados. A
partir de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e de coleta de dados
constatou-se que o uso do paradidático nas aulas de matemática é de grande
importância e contém relevante contribuição na aprendizagem dos alunos visto
que os textos paradidáticos são constituídos de informações que pretendem
transmitir conhecimento e informação, também são ferramentas que trazem
apresentações que visam auxiliar os professores e que em sua maior parte
abordam conceitos paralelos às matérias do currículo regular e são utilizados
para a integralização dos livros didáticos, eles abordam os conteúdos
matemáticos direcionando a acontecimentos do dia-a-dia, estimulando o prazer de ler e instruindo o aluno a fazer descobertas
diante do que lhes foi apresentado despertando nos alunos interesse e a
autonomia de descobrirem novos conhecimentos.
Mathematical
textbooks tend to contribute significantly to the teaching and learning of
Mathematics, allowing the teacher the alternative of teaching Mathematics by
connecting it to situations related to the daily lives of students, thus
contributing to the critical and autonomous construction of the student . The
search for methods that contribute to teaching has been treated as very
important for the teacher, so this work aims to analyze the use(s) of textbooks
on mathematics in the process of reading and learning in mathematics classes .
The theoretical structure of this work is based on the history of educational
books in Brazil, official documents regarding the importance of reading, by
authors such as Dalcin (2002), the reading of educational books followed by an
analysis and also by the reading of completed works such as dissertations,
theses and published articles. From a qualitative, bibliographical and data
collection research, it was found that the use of para-didactics in mathematics
classes is of great importance and contains a relevant contribution to student
learning, since the para-didactic texts are made up of information that intend
to transmit knowledge and information, are also tools that bring presentations
that aim to help teachers and that for the most part address concepts parallel
to the subjects of the regular curriculum and are used for the integration of
textbooks, they address the contents mathematicians directing to everyday
events, stimulating the pleasure of reading and instructing the student to make
discoveries in front of what was presented to them, awakening in the students
interest and autonomy to discover new knowledge.
Me. Porto, José Fábio Boia.
Dr.ª Fonseca, Simone Silva da.
Conceitos matemáticos .
Livro paradidático.
Aprendizagem (Matemática).