O estado da arte dos TCCs do curso de Matemática Licenciatura da Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca

O estado da arte dos TCCs do curso de Matemática Licenciatura da Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca

Autor(a)
Santos, José Lucas da Silva.
<jose.lucas@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2022
Data da defesa
29/09/2021
Curso/Outros
Matemática
Número de folhas
68
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Esse estudo propõe-se a investigar as abordagens matemáticas (Pura, Aplicada, Educação) que vêm sendo adotadas nos Trabalhos de Conclusão de Curso dos alunos egressos do Curso de Matemática Licenciatura da Universidade Federal de Alagoas – Campus Arapiraca. Para tal, recorreu-se a um estudo do tipo Estado da Arte, com cunho qualitativo, cuja base de dados foi formada por TCCs de alunos egressos, disponíveis no acervo digital, independente de terem sido orientados por docentes do curso ou não. O estudo do material selecionado se deu principalmente através do título, do resumo e da metodologia. Para mensuração e reflexão sobre os resultados fez-se necessário examinar o percurso da licenciatura no Brasil e mais especificamente do Curso de Matemática Licenciatura da Ufal – Campus Arapiraca, buscar compreender as concepções concernentes as vertentes da matemática, seja ela, matemática pura, matemática aplicada ou educação matemática, além de, organizar e categorizar todos os trabalhos selecionados, isso foi possível através da ponderação a respeito das leis que regem os cursos de licenciatura no país, dos PPCs do curso em pauta e das obras de autores como: Castro (1974), Saviani (2005), Bertotti e Rietow (2013), Carvalho e Gonçalves (2017), Immanuel Kant (2001), Trindade e Santos (2019), Anjos (2018), D’Ambrósio (1986 e 1998), Bicudo (1999), Cury (1994) e Roseira (2004). Os resultados mostram que, mesmo diante de um curso de licenciatura, com a finalidade de formar professores de matemática para atuarem na Educação Básica, o número de TCCs na área de educação matemática corresponde a metade dos trabalhos analisados, sendo os outro cinquenta por cento correspondente aos trabalhos desenvolvidos na matemática pura e aplicada.  Dessa forma, espera-se que esse estudo venha a contribuir para os discentes do curso, funcionando como subsídio e os auxiliando no momento da definição de seus temas para o TCC, além de documentar parte da história do curso e de nortear escolhas didático pedagógicas do curso.

Abstract

This study proposes to investigate the mathematical approaches (Pure, Applied, Education) that have been adopted in the Final Papers of the students who graduated from the Mathematics Degree Course at the Federal University of Alagoas – Campus Arapiraca. To this end, we resorted to a State of the Art study, with a qualitative nature, whose database was formed by TCCs of egress students, available in the digital collection, regardless of having been guided by the course's professors or not. The study of the selected material took place mainly through the title, abstract and methodology. To measure and reflect on the results, it was necessary to examine the course of the licentiate degree in Brazil and more specifically the Mathematics Course at Ufal – Campus Arapiraca, seeking to understand the conceptions concerning the aspects of mathematics, whether it be Pure Mathematics, Mathematics Applied or Mathematics Education, in addition to organizing and categorizing all selected works, this was possible by considering the laws that govern undergraduate courses in the country, the PPCs of the course in question and the works of authors such as: Castro ( 1974), Saviani (2005), Bertotti and Rietow (2013), Carvalho and Gonçalves (2017), Immanuel Kant (2001), Trindade and Santos (2019), Anjos (2018), D'Ambrósio (1986 and 1998), Bicudo (1999), Cury (1994) and Roseira (2004). The results show that, even in front of an undergraduate course, with the purpose of training mathematics teachers to work in Basic Education, the number of TCCs in the area of ​​Mathematics Education corresponds to half of the analyzed works, with the other 50% corresponding to the works developed in Pure and Applied Mathematics. Thus, it is expected that this study will contribute to the course's students, working as a subsidy and helping them when defining their themes for the TCC, in addition to documenting part of the course's history and guiding pedagogical didactic choices of the course.

Orientador(a)
Ma. Alves, Vanessa da Silva.
Banca Examinadora
Dr. Barros, José da Silva.
Me. Porto, José Fábio Boia.
Palavras-chave
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Estado da arte.
Vertentes matemáticas .
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Visualizações
259
Observações


Não foi possível exibir o PDF