O estado da arte dos TCCs do curso de Matemática Licenciatura da Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca
O estado da arte dos TCCs do curso de Matemática Licenciatura da Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca
<jose.lucas@arapiraca.ufal.br>
Esse estudo propõe-se
a investigar as abordagens matemáticas (Pura, Aplicada, Educação) que vêm sendo
adotadas nos Trabalhos de Conclusão de Curso dos alunos egressos do Curso de Matemática
Licenciatura da Universidade Federal de Alagoas – Campus Arapiraca. Para
tal, recorreu-se a um estudo do tipo Estado da Arte, com cunho qualitativo, cuja
base de dados foi formada por TCCs de alunos egressos, disponíveis no acervo digital,
independente de terem sido orientados por docentes do curso ou não. O estudo do
material selecionado se deu principalmente através do título, do resumo e da
metodologia. Para mensuração e reflexão sobre os resultados fez-se necessário
examinar o percurso da licenciatura no Brasil e mais especificamente do Curso
de Matemática Licenciatura da Ufal – Campus Arapiraca, buscar
compreender as concepções concernentes as vertentes da matemática, seja ela, matemática
pura, matemática aplicada ou educação matemática, além de, organizar e
categorizar todos os trabalhos selecionados, isso foi possível através da
ponderação a respeito das leis que regem os cursos de licenciatura no país, dos
PPCs do curso em pauta e das obras de autores como: Castro (1974), Saviani
(2005), Bertotti e Rietow (2013), Carvalho e Gonçalves (2017), Immanuel Kant
(2001), Trindade e Santos (2019), Anjos (2018), D’Ambrósio (1986 e 1998),
Bicudo (1999), Cury (1994) e Roseira (2004). Os resultados mostram que, mesmo
diante de um curso de licenciatura, com a finalidade de formar professores de
matemática para atuarem na Educação Básica, o número de TCCs na área de
educação matemática corresponde a metade dos trabalhos analisados, sendo os
outro cinquenta por cento correspondente aos trabalhos desenvolvidos na
matemática pura e aplicada. Dessa forma,
espera-se que esse estudo venha a contribuir para os discentes do curso,
funcionando como subsídio e os auxiliando no momento da definição de seus temas
para o TCC, além de documentar parte da história do curso e de nortear escolhas
didático pedagógicas do curso.
This study proposes to investigate the
mathematical approaches (Pure, Applied, Education) that have been adopted in
the Final Papers of the students who graduated from the Mathematics Degree
Course at the Federal University of Alagoas – Campus Arapiraca. To this end, we
resorted to a State of the Art study, with a qualitative nature, whose database
was formed by TCCs of egress students, available in the digital collection,
regardless of having been guided by the course's professors or not. The study
of the selected material took place mainly through the title, abstract and
methodology. To measure and reflect on the results, it was necessary to examine
the course of the licentiate degree in Brazil and more specifically the
Mathematics Course at Ufal – Campus Arapiraca, seeking to understand the
conceptions concerning the aspects of mathematics, whether it be Pure
Mathematics, Mathematics Applied or Mathematics Education, in addition to
organizing and categorizing all selected works, this was possible by
considering the laws that govern undergraduate courses in the country, the PPCs
of the course in question and the works of authors such as: Castro ( 1974),
Saviani (2005), Bertotti and Rietow (2013), Carvalho and Gonçalves (2017),
Immanuel Kant (2001), Trindade and Santos (2019), Anjos (2018), D'Ambrósio
(1986 and 1998), Bicudo (1999), Cury (1994) and Roseira (2004). The results
show that, even in front of an undergraduate course, with the purpose of
training mathematics teachers to work in Basic Education, the number of TCCs in
the area of Mathematics Education corresponds to half of the analyzed works,
with the other 50% corresponding to the works developed in Pure and Applied
Mathematics. Thus, it is expected that this study will contribute to the
course's students, working as a subsidy and helping them when defining their
themes for the TCC, in addition to documenting part of the course's history and
guiding pedagogical didactic choices of the course.
Me. Porto, José Fábio Boia.
Estado da arte.
Vertentes matemáticas .