Uma sequência didática aplicada ao ensino da função logarítmica para alunos do Ensino médio da rede estadual de educação

Uma sequência didática aplicada ao ensino da função logarítmica para alunos do Ensino médio da rede estadual de educação 

Autor(a)
Silva, Amanda Vieira da.
<amandavieira.ufal@gmail.com>
Ano de publicação
2022
Data da defesa
10/12/2020
Curso/Outros
Matemática
Número de folhas
62
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O presente trabalho tem por objetivo, investigar as contribuições de uma sequência didática, ancorada ao uso de metodologias diversificadas para a aprendizagem da Função Logarítmica em turmas do 1º ano do Ensino Médio. O referencial contempla discussões acerca da sequência didática e das potencialidades do uso de algumas Tendências em Educação Matemática, além da importância da mediação no processo de ensino e aprendizagem e das aulas dialogadas. Nesse contexto, foi realizada uma pesquisa exploratória que tem uma abordagem qualitativa, com investigação do tipo pesquisa de campo e, foi desenvolvida em duas turmas de primeiro ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública do município de Junqueiro – AL. A sequência didática foi composta por quatro etapas: análise da bibliografia, aulas expositivas e dialogadas em sala, aplicação do jogo matemático, utilização do GeoGebra. A partir da análise realizada, pôde-se verificar que os alunos participantes da pesquisa obtiveram uma maior compreensão sobre o ensino da Função Logarítmica por parte do professor, que nas aulas tradicionais. Pois, a utilização das Tendências em Educação Matemática, aplicadas ao ensino de logaritmo, facilitou ainda mais o processo de ensino e aprendizagem do mesmo.

Abstract

This work aims to investigate the contributions of a didactic sequence, anchored to the use of diversified methodologies for learning the Logarithmic Function in classes of the 1st year of High School. The framework includes discussions about the didactic sequence and the potential of using some Trends in Mathematics Education, in addition to the importance of mediation in the teaching and learning process and the dialogued classes. In this context, an exploratory research was carried out that has a qualitative approach, with field research type research, and was developed in two first-year classes in a high school at a public school in the city of Junqueiro - AL. The didactic sequence was composed of four stages: analysis of the bibliography, expository and dialogued classes in the classroom, application of the mathematical game, use of GeoGebra. From the analysis carried out, it was possible to verify that the students participating in the research obtained a greater understanding about the teaching of the Logarithmic Function by the teacher, than in traditional classes. The use of Trends in Mathematics Education, applied to the teaching of logarithms, further facilitated the teaching and learning process.

Orientador(a)
Ma. Alves, Vanessa da Silva.
Banca Examinadora
Dr. Barros, José da Silva.
Dr.ª Fonseca, Simone Silva da.
Palavras-chave
Ensino de matemática.
Práticas educativas.
Função logarítmica.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Visualizações
297
Observações


Não foi possível exibir o PDF