Uma sequência didática aplicada ao ensino da função logarítmica para alunos do Ensino médio da rede estadual de educação
Uma sequência didática aplicada ao ensino da função logarítmica para alunos do Ensino médio da rede estadual de educação
<amandavieira.ufal@gmail.com>
O presente trabalho tem por objetivo, investigar
as contribuições de uma sequência didática, ancorada ao uso de metodologias
diversificadas para a aprendizagem da Função Logarítmica em turmas do 1º ano do
Ensino Médio. O referencial contempla discussões acerca da sequência didática e
das potencialidades do uso de algumas Tendências em Educação Matemática, além
da importância da mediação no processo de ensino e aprendizagem e das aulas
dialogadas. Nesse contexto, foi realizada uma pesquisa exploratória que tem uma
abordagem qualitativa, com investigação do tipo pesquisa de campo e, foi
desenvolvida em duas turmas de primeiro ano do Ensino Médio de uma escola da rede
pública do município de Junqueiro – AL. A sequência didática foi composta por
quatro etapas: análise da bibliografia, aulas expositivas e dialogadas em sala,
aplicação do jogo matemático, utilização do GeoGebra. A partir da análise
realizada, pôde-se verificar que os alunos participantes da pesquisa obtiveram
uma maior compreensão sobre o ensino da Função Logarítmica por parte do
professor, que nas aulas tradicionais. Pois, a utilização das Tendências em
Educação Matemática, aplicadas ao ensino de logaritmo, facilitou ainda mais o
processo de ensino e aprendizagem do mesmo.
This
work aims to investigate the contributions of a didactic sequence, anchored to
the use of diversified methodologies for learning the Logarithmic Function in
classes of the 1st year of High School. The framework includes discussions
about the didactic sequence and the potential of using some Trends in
Mathematics Education, in addition to the importance of mediation in the
teaching and learning process and the dialogued classes. In this context, an
exploratory research was carried out that has a qualitative approach, with
field research type research, and was developed in two first-year classes in a
high school at a public school in the city of Junqueiro - AL. The didactic
sequence was composed of four stages: analysis of the bibliography, expository
and dialogued classes in the classroom, application of the mathematical game, use
of GeoGebra. From the analysis carried out, it was possible to verify that the
students participating in the research obtained a greater understanding about
the teaching of the Logarithmic Function by the teacher, than in traditional
classes. The use of Trends in Mathematics Education, applied to the teaching of
logarithms, further facilitated the teaching and learning process.
Dr.ª Fonseca, Simone Silva da.
Práticas educativas.
Função logarítmica.