O ensino de matemática para alunos surdos: desafios e possibilidades na inclusão desses alunos em sala de aula regular

O ensino de matemática para alunos surdos: desafios e possibilidades na inclusão desses alunos em sala de aula regular

Autor(a)
Silva, José Adriano Ribeiro da.
<adrianoribeirobol@gmail.com>
Ano de publicação
2022
Data da defesa
20/12/2021
Curso/Outros
Matemática
Número de folhas
72
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O presente trabalho tem como objetivo de compreender as estratégias adotadas pelas escolas e professores de matemática, no processo de inclusão do aluno surdo, em espaços regulares, com enfoque no ensino de matemática Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, tendo como ponto de partida a importância de conhecer o desafio da escola em receber alunos surdos e como o docente ensina matemática para esses alunos. Na busca de estabelecer respostas e adquirir novos conhecimentos, estudamos conceitos fundamentados a partir das questões relacionadas ao pensamento complexo de Edgar Morin e ao pensamento ecossistêmico Moraes (2004), A pesquisa foi realizada em uma escola municipal da cidade de Arapiraca/AL, entre os meses de outubro a novembro de 2021. Para a coleta dos dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os professores de matemática, intérpretes e alunos surdos de turma de 7º ao 9º ano. Após a realização das entrevistas foi possível perceber que os alunos surdos possuem mais dificuldades na compreensão dos conteúdos de equações e frações, sendo assim foi planejado uma intervenção com o assunto de frações, foi usado nas aulas recursos visuais como slide, material concreto, confecção de um jogo conhecido como jogo da memória, após a utilização desses recursos foi possível perceber avanços significativos dos alunos no conteúdo de frações.

Abstract

The present work aims to understand the strategies adopted by schools and mathematics teachers in the process of inclusion of deaf students in regular spaces, focusing on the teaching of mathematics. starting from the importance of knowing the challenge of the school in receiving deaf students and how the teacher teaches mathematics to these students. In the search to establish answers and acquire new knowledge, we studied concepts based on issues related to Edgar Morin's complex thinking and to Moraes' ecosystem thinking (2004). The research was carried out in a municipal school in the city of Arapiraca/AL, among them from October to November 2021. For data collection, semi-structured interviews were conducted with math teachers, interpreters, and deaf students from 7th to 9th grade. After conducting the interviews, it was possible to see that deaf students have more difficulties in understanding the contents of equations and fractions, so an intervention with the subject of fractions was planned. Visual resources were used in classes such as slides, concrete material, preparation of a game known as the memory game, after using these resources it was possible to notice significant advances by students in the content of fractions.

Orientador(a)
Me. Vitorino, Anderson Francisco.
Coorientador(a)
Dr. Galvão, Alcindo Teles.
Banca Examinadora
Esp. Alves, Adeilson da Silva.
Dr. Galvão, Alcindo Teles.
Me. Pinto, Charridy Max Fontes.
Palavras-chave
Ensino de matemática.
Fracasso escolar.
Inclusão escolar – Deficientes.
Aluno surdo .
Professor .
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Visualizações
823
Observações


Não foi possível exibir o PDF