O ensino de matemática para alunos surdos: desafios e possibilidades na inclusão desses alunos em sala de aula regular
O ensino de matemática para alunos surdos: desafios e possibilidades na inclusão desses alunos em sala de aula regular
<adrianoribeirobol@gmail.com>
O
presente trabalho tem como objetivo de compreender as estratégias adotadas
pelas escolas e professores de matemática, no processo de inclusão do aluno
surdo, em espaços regulares, com enfoque no ensino de matemática Trata-se de
uma pesquisa de caráter qualitativo, tendo como ponto de partida a importância
de conhecer o desafio da escola em receber alunos surdos e como o docente
ensina matemática para esses alunos. Na busca de estabelecer respostas e
adquirir novos conhecimentos, estudamos conceitos fundamentados a partir das
questões relacionadas ao pensamento complexo de Edgar Morin e ao pensamento
ecossistêmico Moraes (2004), A pesquisa foi realizada em uma escola municipal
da cidade de Arapiraca/AL, entre os meses de outubro a novembro de 2021. Para a
coleta dos dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os
professores de matemática, intérpretes e alunos surdos de turma de 7º ao 9º
ano. Após a realização das entrevistas foi possível perceber que os alunos
surdos possuem mais dificuldades na compreensão dos conteúdos de equações e
frações, sendo assim foi planejado uma intervenção com o assunto de frações,
foi usado nas aulas recursos visuais como slide, material concreto, confecção
de um jogo conhecido como jogo da memória, após a utilização desses recursos
foi possível perceber avanços significativos dos alunos no conteúdo de frações.
The present work aims to understand
the strategies adopted by schools and mathematics teachers in the process of
inclusion of deaf students in regular spaces, focusing on the teaching of
mathematics. starting from the importance of knowing the challenge of the
school in receiving deaf students and how the teacher teaches mathematics to
these students. In the search to establish answers and acquire new knowledge,
we studied concepts based on issues related to Edgar Morin's complex thinking
and to Moraes' ecosystem thinking (2004). The research was carried out in a
municipal school in the city of Arapiraca/AL, among them from October to
November 2021. For data collection, semi-structured interviews were conducted
with math teachers, interpreters, and deaf students from 7th to 9th grade. After
conducting the interviews, it was possible to see that deaf students have more
difficulties in understanding the contents of equations and fractions, so an
intervention with the subject of fractions was planned. Visual resources were
used in classes such as slides, concrete material, preparation of a game known
as the memory game, after using these resources it was possible to notice
significant advances by students in the content of fractions.
Dr. Galvão, Alcindo Teles.
Me. Pinto, Charridy Max Fontes.
Fracasso escolar.
Inclusão escolar – Deficientes.
Aluno surdo .
Professor .