O espaço escolar: conhecer para compreender o ensino de geografia

O espaço escolar: conhecer para compreender o ensino de geografia

Autor(a)
Vieira, Maria Danielle Santos.
<dannyvieira2009@hotmail.com>
Ano de publicação
2022
Data da defesa
16/08/2021
Curso/Outros
Geografia - Licenciatura - EaD
Número de folhas
24
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Esse artigo aborda o espaço escolar, observa-se que na prática escolar são inúmeras as realidades e experiências com as quais nos deparamos. Temos por objetivo conhecer descrever o ambiente o qual os alunos estão inseridos, seus anseios, o que entende e o que deseja da educação, quais dificuldades existente e problemas existente no cotidiano escolar, quais as ações estão sendo realizadas na Escola Gabino Bezouro. A metodologia utilizada para desenvolver a pesquisa foi entrevista com o corpo docente e discente, com funcionários, bem como também observação e registros dos documentos da escola. Observamos que o ambiente escolar por propor diversas interações é considerado um local social, no qual todos deveriam ser incluídos. Nesse aspecto, podemos destacar também a estrutura da escola, pois será através dela, também, que o aluno se sentirá acolhido ou não no mesmo. Dessa forma, consideramos que o espaço físico de uma escola deve ser organizado de modo que acolha as necessidades básicas dos alunos. Para alguns os discursos sobre temática educacional a estrutua escolar é colocada em segundo plano quando se fala de ensino-aprendizagem do discente, mas hoje está bastante claro o quanto a mesma pode sim interferir de maneira positiva e/ou negativa na construção de pensamentos. Como se trata de um ambiente social e de formação de cidadãos críticos é obrigação do Estado e/ou Município fornecer escolas que tenham estrutura digna e que venha ao encontro com o que rege a lei, pois na maioria das vezes, a prática não dissonante.

Abstract

This article addresses the school space, it is observed that in school practice there are countless realities and experiences that we face. Our objective is to know how to describe the environment in which the students live, their desires, what they understand and want from education, what difficulties and problems exist in everyday school life, what actions are being carried out at the Gabino Bezouro School. The methodology used to develop the research was interviews with the faculty and students, with employees, as well as observation and records of school documents. We observed that the school environment, for proposing several interactions, is considered a social place, in which everyone should be included. In this aspect, we can also highlight the structure of the school, as it will also be through it that the student will feel welcomed or not. Thus, we consider that the physical space of a school must be organized in a way that accommodates the basic needs of students. For some, the discourses on educational themes, the school structure is placed in the background when it comes to student teaching-learning, but today it is quite clear how much it can interfere in a positive and/or negative way in the construction of thoughts. As this is a social environment and the formation of critical citizens, it is the obligation of the State and/or Municipality to provide schools that have a dignified structure and that meet what the law governs, as in most cases, the practice is not dissonant.

Orientador(a)
Dr.ª Santos, Cirlene Jeane Santos e.
Banca Examinadora
Me. Santos, Everson de Oliveira.
Dr.ª Viegas, Maria Ester Ferreira da Silva.
Palavras-chave
Gestão escolar.
Escola.
Ensino-aprendizagem.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual - CPI/BSCA.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
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