Prontuário eletrônico: melhorando o gerenciamento de dados do paciente em uma clínica médica
Prontuário eletrônico: melhorando o gerenciamento de dados do paciente em uma clínica médica
<samuel.araujo@arapiraca.ufal.br>
Os avanços da medicina modificaram a forma como os atendimentos médicos
são realizados. Hoje, a responsabilidade do cuidado do paciente é transferida
de um único especialista para diferentes equipes. Com isso, o prontuário do paciente pode conter
uma grande quantidade de dados requerendo a utilização de Prontuário Eletrônico
do Paciente (PEP). Não obstante, a utilização dos PEPs atuais introduzem rotinas
que tornam o atendimento médico demorado, reduzindo a capacidade no atendimento
e, por vezes, diminuindo a qualidade do mesmo. Este trabalho propõe a criação
de um sistema de Prontuário Eletrônico Eficiente, capaz de agilizar o atendimento
do profissional da saúde sem perder a qualidade de seu trabalho. A validação deste
sistema foi realizada através de um estudo de caso em uma clínica médica que apresentou
diversas melhorias ao utilizar o sistema proposto.
Advances in medicine have changed the way medical care is provided. Currently,
the responsibility for patient’s care is transferred from a single specialist
to different health teams. Thus, the patient’s medical record may contain a
large amount of data, requiring the use of the Electronic Patient Record (EPR).
Nevertheless, the use of current EPRs introduces time-consuming tasks, that may
reduce the service’s availability and decrease the quality of attendance. This
work proposes the creation of an Efficient Electronic Medical Record system,
able to speed up the care provided by health professio- nals without losing the
quality of their work. The validation of this system was carried out through a case
study in a medical organization that presented several improvements when using the
proposed system.
Dr. Neves, Tácito Trindade de Araújo Tiburtino.
Gerenciamento de dados.
Atendimento ao paciente - Eficiência.