Falar regional e coloquial do Ensino fundamental: marcas da fala na escrita
Falar regional e coloquial do Ensino fundamental: marcas da fala na escrita
<miriam.matias.mm91@gmail.com>
Neste trabalho,
analisa-se a influência da fala coloquial na escrita, levantando a incidência de
metaplasmos e outras marcas da oralidade em textos produzidos por alunos de uma
escola do interior de Alagoas. Pelos preceitos da Sociolinguística Educacional,
autores como Bortoni Ricardo (2004, 2014), Terra (1997), Marcuschi (2009),
Botelho e Leite (2005), Basso e Gonçalves (2014), entre outros, dão base às
análises. A metodologia da pesquisa se dá de forma quanti-qualitativa, em um
corpus constituído por produções textuais de alunos do 7º, 8º e 9º ano de uma
escola pública no município de Igaci. O objetivo é reconhecer os metaplasmos e
outras expressões específicas da fala coloquial que aparecem nos textos
escritos dos alunos, e, a partir da classificação dessas marcas como traços
graduais ou descontínuos, inserir os alunos em pontos do contínuo de urbanização.
Nossos resultados comprovam que o reconhecimento do perfil dos alunos, a partir
de sua alocação no contínuo de urbanização, é uma estratégia produtiva para
(re)pensar o ensino de Língua Portuguesa.
In this paper, we analyze
the influence of colloquial speech on writing, raising the incidence of metaplasms
and other marks of orality in texts produced by students from a school in the countryside
of Alagoas. The Educational Sociolinguistics and authors like Terra (1997), Bortoni-Ricardo
(2004, 2014), Marcuschi (2009), Botelho & Leite (2005), Basso &
Gonçalves (2014), among others, provide a basis of our analysis. The research
methodology takes place in a quali-quantitative way, and textual productions of
students from a public school in the IgaciAlagoas-Brazil constituted our
corpus. The goal is to recognize metaplasms and other specific expressions of
colloquial speech that appear in the students' written texts, and, based on the
classification of these marks as gradual or discontinuous features, insert the
students in points of the urbanization continuum (Bortoni-Ricardo, 2014). Our
results prove that the recognition of the students' profile, considering their
allocation in the urbanization continuum, is a productive strategy to (re)think
the teaching of Portuguese Language.
Esp. Lima, Thomaz Santos.
Oralidade - Metaplasmos.
Produção textual - Ensino fundamental.