Falar regional e coloquial do Ensino fundamental: marcas da fala na escrita

Falar regional e coloquial do Ensino fundamental: marcas da fala na escrita

Autor(a)
Santos, Míriam Matias da Silva.
<miriam.matias.mm91@gmail.com>
Ano de publicação
2022
Data da defesa
14/12/2021
Curso/Outros
Letras - Língua Portuguesa
Número de folhas
42
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Neste trabalho, analisa-se a influência da fala coloquial na escrita, levantando a incidência de metaplasmos e outras marcas da oralidade em textos produzidos por alunos de uma escola do interior de Alagoas. Pelos preceitos da Sociolinguística Educacional, autores como Bortoni Ricardo (2004, 2014), Terra (1997), Marcuschi (2009), Botelho e Leite (2005), Basso e Gonçalves (2014), entre outros, dão base às análises. A metodologia da pesquisa se dá de forma quanti-qualitativa, em um corpus constituído por produções textuais de alunos do 7º, 8º e 9º ano de uma escola pública no município de Igaci. O objetivo é reconhecer os metaplasmos e outras expressões específicas da fala coloquial que aparecem nos textos escritos dos alunos, e, a partir da classificação dessas marcas como traços graduais ou descontínuos, inserir os alunos em pontos do contínuo de urbanização. Nossos resultados comprovam que o reconhecimento do perfil dos alunos, a partir de sua alocação no contínuo de urbanização, é uma estratégia produtiva para (re)pensar o ensino de Língua Portuguesa.

Abstract

In this paper, we analyze the influence of colloquial speech on writing, raising the incidence of metaplasms and other marks of orality in texts produced by students from a school in the countryside of Alagoas. The Educational Sociolinguistics and authors like Terra (1997), Bortoni-Ricardo (2004, 2014), Marcuschi (2009), Botelho & Leite (2005), Basso & Gonçalves (2014), among others, provide a basis of our analysis. The research methodology takes place in a quali-quantitative way, and textual productions of students from a public school in the IgaciAlagoas-Brazil constituted our corpus. The goal is to recognize metaplasms and other specific expressions of colloquial speech that appear in the students' written texts, and, based on the classification of these marks as gradual or discontinuous features, insert the students in points of the urbanization continuum (Bortoni-Ricardo, 2014). Our results prove that the recognition of the students' profile, considering their allocation in the urbanization continuum, is a productive strategy to (re)think the teaching of Portuguese Language.

Orientador(a)
Dr.ª Oliveira, Eliane Vitorino de Moura.
Banca Examinadora
Dr. Guerra Júnior, Antonio Lemes.
Esp. Lima, Thomaz Santos.
Palavras-chave
Sociolinguística.
Oralidade - Metaplasmos.
Produção textual - Ensino fundamental.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
8.00.00.00-2 Linguística, letras e artes.
Visualizações
318
Observações


Não foi possível exibir o PDF