Gerenciamento de marketing para uma pequena indústria e comércio atacadista de processamento de pescado.

Gerenciamento de marketing para uma pequena indústria e comércio atacadista de processamento de pescado.

Autor(a)
Nascimento, Juliana Maria Feitosa.
<julianafeitosaa96@gmail.com>
Ano de publicação
2020
Data da defesa
17/07/2020
Curso/Outros
Engenharia de Produção (U. E. Penedo)
Número de folhas
89
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional PENEDO
Resumo

A pesquisa desenvolve uma identificação, análise e formulação de planejamento estratégico referente a marketing em uma indústria alimentícia no ramo de pescados, propondo exprimir, de modo claro e sistemático e adequando-se a realidade empresa, tendo em vista assegurar seu crescimento interno e externo no médio e longo prazo de forma consistente. A pesquisa foi realizada na empresa UNIPESCA - Produção, Indústria & Comércio de Pescados Ltda. – ME, localizada no Pontal do Peba, município de Piaçabuçu-AL. Foi realizada uma revisão bibliográfica, observações na planta através de um estágio supervisionado, como também em conjunto com entrevistas semiestruturada com os sócios, público-alvo, consumidores e colaboradores da empresa para a coleta de dados qualitativo e quantitativo. Contudo neste trabalho são apresentadas as atividades executadas pelo setor gerencial da organização, a fim de identificar as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades que impactam na competitividade do negócio, através de uma análise SOWT. Com base nessa análise, viabilizar estratégias de marketing para empresa, a partir das informações obtidas e construídas ao longo da pesquisa nos níveis operacionais: Produto, preço, praça, promoção e pessoas, utilizando a metodologia 5W2H para o plano de ação. Ao analisar o mercado em que a empresa encontra-se inserida, os dados obtidos com a pesquisa foram satisfatórios, onde foi identificada uma demanda relevante na cidade de Penedo-AL, que pode ser alcançada e fidelizada pela indústria através das estratégias propostas no plano sendo capazes de expandi-las para outras cidades, dispondo de um grande potencial para alcançar os objetivos e metas estabelecidos e tornar-se referência no estado de Alagoas.

Abstract

The research develops an identification, analysis and formulation of strategic planning related to marketing in a food industry in the fish industry, proposing to express, in a clear and systematic way and adapting to the reality of the company, in order to ensure its internal and external growth in medium and long term in a consistent manner. The research was carried out at UNIPESCA - Produção, Industria & Comércio de Pescados Ltda. - ME, located in Pontal do Peba, municipality of Piaçabuçu, Alagoas, through a bibliographic review for a better foundation of the related research theme, observations in the plan, as well as in conjunction with semistructured interviews with the company's partners, customers, target audience and employees for qualitative and quantitative data collection. However, this work presents the activities performed by the management sector of the organization, in order to identify the strengths, weaknesses, threats and opportunities that impact on the competitiveness of the business, through an SOWT analysis. Based on this analysis, make marketing strategies for the company viable, based on the information obtained and built during the research at the operational levels: Product, price, place, promotion and people, using the 5W2H methodology for the action plan. When analyzing the market in which the company is inserted, the data obtained from the research were satisfactory, where a relevant demand was identified in the city of Penedo-AL, which can be reached and made loyal by the industry through the strategies proposed in the plan being able to expand them to other cities, having great potential to reach the established objectives and goals and become a reference in the state of Alagoas.

Orientador(a)
Dr. Tavares Neto, Júlio Inácio Holanda.
Banca Examinadora
Dr.ª Silva, Juliett de Fátima Xavier da.
Ma. Gomes, Susane de Farias.
Dr.ª Carnaúba, Tânia Maria Gomes Voronkoff.
Palavras-chave
Marketing .
Estratégias de marketing.
Gestão.
Indústria alimentícia.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção de Propriedade Intelectual (CPI) - BSP.
Categorias CNPQ
3.00.00.00-9 Engenharias.
Visualizações
518
Observações


Não foi possível exibir o PDF