A articulação entre saúde e educação como estratégia para prevenção da gravidez na adolescência e maternidade precoce

A articulação entre saúde e educação como estratégia para prevenção da gravidez na adolescência e maternidade precoce

Autor(a)
Silva, Joyce Kelly Gama da.
<joycekellygamadasilva@gmail.com>
Ano de publicação
2021
Data da defesa
22/11/2021
Curso/Outros
Serviço Social (U.E.Palmeira dos Índios)
Número de folhas
51
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Resumo

Este estudo aborda a problemática da gravidez na adolescência e a maternidade precoce, que na atualidade tem envolvido discussões significativas. Em algumas situações, concepções distorcidas e visões preconceituosas culpabilizam a adolescente, por ser “imatura e irresponsável”. Desse modo, o principal objetivo desse trabalho consiste em refletir a articulação entre saúde e educação em saúde como estratégia para prevenção da gravidez na adolescência e maternidade precoce. Para isso, utilizamos a teoria social crítica com o método do materialismo histórico-dialético, proposto por Marx (2010, 2013). No que concerne ao tipo, selecionamos a pesquisa quantitativa com alcance descritivo, baseada na técnica bibliográfica (SEVERINO, 2007) e documental (CELLARD, 2012). Os principais resultados indicam o fomento a promoção de práticas educativas interrelacionadas com as práticas em saúde como meio de favorecer a prevenção da gravidez na adolescência. De modo que, a conscientização, a informação acessível a todos e a efetivação das políticas sobre os direitos sexuais e reprodutivos das crianças e adolescentes, pode ser um viés para assegurar os direitos conquistados através de muita luta e envolvimento com diferentes profissionais e áreas do conhecimento, mediada pela realidade dos sujeitos.

Abstract

This study addresses the issue of teenage pregnancy and early motherhood, which has involved significant discussions. In some situations, distorted conceptions and prejudiced views blame the adolescent for being “immature and irresponsible”. Thus, the main objective of this work is to analyze the link between health and health education as a strategy for preventing teenage pregnancy and early motherhood. For this, we use critical social theory with the method of historical-dialectical materialism, proposed by Marx (2010, 2013). Regarding the type, we selected quantitative research with a descriptive scope, based on the bibliographic (SEVERINO, 2007) and documentary (CELLARD, 2012) technique. The main results indicate the promotion of educational practices interrelated with health practices as a means of promoting the prevention of teenage pregnancy. So that awareness, information accessible to all and the implementation of policies on the sexual and reproductive rights of children and adolescents can be a bias to ensure the rights achieved through a lot of struggle and involvement with different professionals and areas of knowledge , mediated by the reality of the subjects.

Orientador(a)
Ma. Nascimento, Adielma Lima do.
Banca Examinadora
Lima, Cledimércia Pereira de.
Dr.ª Medeiros, Silvana Márcia de Andrade.
Palavras-chave
Política de saúde.
Gravidez na adolescência.
Serviço social.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSPI.
Categorias CNPQ
6.00.00.00-7 Ciências sociais aplicadas.
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