Gerenciamento da rotina como ferramenta da melhoria contínua da qualidade: estudos de aplicações a partir de levantamento bibliográfico

Gerenciamento da rotina como ferramenta da melhoria contínua da qualidade: estudos de aplicações a partir de levantamento bibliográfico 

Autor(a)
Costa, André Luiz Rocha.
<andre.rochacosta03@gmail.com>
Ano de publicação
2020
Data da defesa
17/07/2020
Curso/Outros
Engenharia de Produção (U. E. Penedo)
Número de folhas
66
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional PENEDO
Resumo

A implementação de ferramentas e técnicas em busca da otimização de resultados e melhoria da qualidade tem sido um objetivo recorrente das empresas face a grande competitividade que se observa nos mercados nacional e internacional. O gerenciamento de rotinas é uma das várias ferramentas disponíveis no Sistema de Gestão e Qualidade, e nesse trabalho, será apresentada a análise da gestão da rotina e processos através da avaliação de diversas pesquisas e referências que demonstram a sua aplicação. A metodologia adotada para a presente pesquisa foi uma análise bibliográfica de forma qualitativa, onde se levantou as mais diversas referências do assunto proposto em relação ao gerenciamento da rotina e otimização da qualidade, e a partir de parâmetros pré-estabelecidos se realizou a avaliação dos documentos obtidos. A partir dos resultados alcançados se verifica que a gestão de rotinas consegue implementar e permite atingir melhores resultados à organização a partir da adequação e utilização correta das ferramentas citadas. Dessa forma, se conclui que a gestão de processos, por meio de controle de processos, garante que a organização possa atingir melhoria se preceitos que indicam uma gestão de qualidade assertiva e a sua posição como referência no mercado competitivo.

Abstract

The implementation of tools and techniques in search of the optimization of results and quality improvement has been a recurrent objective of companies due to the great competitiveness observed in the national and international markets. Routine management is one of the many tools available in the Quality Management System, and in this work, the analysis of routine and process management will be presented through the evaluation of several researches and references that demonstrate its application. The methodology adopted for the present research was a qualitative bibliographic analysis, where the most diverse references of the proposed subject were surveyed in relation to routine management and quality optimization, and from preestablished parameters, an evaluation of the obtained documents was performed. From the results achieved it can be seen that routine management can implement and allow the organization to achieve better results from the adequacy and correct use of the tools mentioned. Thus, it is concluded that process management, through process control, ensures that the organization can achieve improvements and precepts that indicate assertive quality management and its position as a reference in the competitive market. Keywords: Quality Management. Routine Management.Processcontrol

Orientador(a)
Dr. Tavares Neto, Júlio Inácio Holanda.
Banca Examinadora
Ma. Christiano, Ana Carolina de Lucena.
Dr.ª Carnaúba, Tânia Maria Gomes Voronkoff.
Palavras-chave
Gestão da qualidade.
Gestão de Rotinas.
Controle de processos.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção de Propriedade Intelectual (CPI) - BSP.
Categorias CNPQ
3.00.00.00-9 Engenharias.
Anexos
Visualizações
374
Observações


Não foi possível exibir o PDF