Gerenciamento da rotina como ferramenta da melhoria contínua da qualidade: estudos de aplicações a partir de levantamento bibliográfico
Gerenciamento da rotina como ferramenta da melhoria contínua da qualidade: estudos de aplicações a partir de levantamento bibliográfico
<andre.rochacosta03@gmail.com>
A implementação de ferramentas e técnicas em busca da otimização de resultados e
melhoria da qualidade tem sido um objetivo recorrente das empresas face a grande
competitividade que se observa nos mercados nacional e internacional. O
gerenciamento de rotinas é uma das várias ferramentas disponíveis no Sistema de
Gestão e Qualidade, e nesse trabalho, será apresentada a análise da gestão da rotina
e processos através da avaliação de diversas pesquisas e referências que
demonstram a sua aplicação. A metodologia adotada para a presente pesquisa foi
uma análise bibliográfica de forma qualitativa, onde se levantou as mais diversas
referências do assunto proposto em relação ao gerenciamento da rotina e otimização
da qualidade, e a partir de parâmetros pré-estabelecidos se realizou a avaliação dos
documentos obtidos. A partir dos resultados alcançados se verifica que a gestão de
rotinas consegue implementar e permite atingir melhores resultados à organização a
partir da adequação e utilização correta das ferramentas citadas. Dessa forma, se
conclui que a gestão de processos, por meio de controle de processos, garante que a
organização possa atingir melhoria se preceitos que indicam uma gestão de qualidade
assertiva e a sua posição como referência no mercado competitivo.
The implementation of tools and techniques in search of the optimization of results and quality improvement has been a recurrent objective of companies due to the great competitiveness observed in the national and international markets. Routine management is one of the many tools available in the Quality Management System, and in this work, the analysis of routine and process management will be presented through the evaluation of several researches and references that demonstrate its application. The methodology adopted for the present research was a qualitative bibliographic analysis, where the most diverse references of the proposed subject were surveyed in relation to routine management and quality optimization, and from preestablished parameters, an evaluation of the obtained documents was performed. From the results achieved it can be seen that routine management can implement and allow the organization to achieve better results from the adequacy and correct use of the tools mentioned. Thus, it is concluded that process management, through process control, ensures that the organization can achieve improvements and precepts that indicate assertive quality management and its position as a reference in the competitive market. Keywords: Quality Management. Routine Management.Processcontrol
Dr.ª Carnaúba, Tânia Maria Gomes Voronkoff.
Gestão de Rotinas.
Controle de processos.