Implementação do planejamento estratégico em uma microempresa familiar do setor varejista na cidade de Penedo-AL
Implementação do planejamento estratégico em uma microempresa familiar do
setor varejista na cidade de Penedo-AL
<wallyanne.dias@gmail.com>
O presente trabalho busca expandir a discussão sobre as micro e pequenas empresas, por meio
de pesquisa descritiva notou-se que esse setor é fundamental para o desenvolvimento
socioeconômico do país. Com o alto nível de competitividade entre as empresas é preciso que
as organizações estejam atentas as mudanças que o mercado exige para aperfeiçoar os
recursos explorar oportunidades e estabelecer os melhores meios para atuar no mercado
globalizado. Recentemente cerca de 14.812.460 (quatorze milhões, oitocentos e doze mil e
quatrocentos e sessenta) são considerados pequenos negócios no Brasil, incluso com o setor
da empresa de pequeno porte e microempreendedor individual. Os dados são regulamentados
pela Lei 123/2006 ou Estatuto Nacional das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte que
têm um regime de opcional e tributação. Com base no número crescente das empresas,
tornou-se indispensável que essas empresas tenham um plano estratégico, ferramenta que
serve para auxiliar o gestor a pensar no longo prazo. O trabalho tem como finalidade
implementar o planejamento estratégico em uma microempresa familiar no setor varejista,
localizada na cidade de Penedo-AL. O processo de criação do planejamento estratégico foi
dividido em seis etapas principais, a execução de reuniões, entrevistas, a visão, missão,
declaração de valores, análises internas e externas, objetivos, metas e ações estratégicas para a
aplicar na empresa e demonstrar a eficácia do método. Concluiu-se, que os objetivos gerais e
específicos do trabalho foram alcançados com base na formulação e implantação do
Planejamento Estratégico.
Palavras-chave: Planejamento; Estratégia; Empresa Familiar; Microempresas.
The present work seeks to expand the discussion about micro and small companies, through descriptive research it was noted that this sector is fundamental for the socioeconomic development of the country. With the high level of competitiveness among companies, organizations need to be aware of the changes that the market requires in order to improve resources, explore opportunities and establish the best means to operate in the globalized market. Recently, around 14,812,460 (fourteen million, eight hundred and twelve thousand four hundred and sixty) are considered small businesses in Brazil, including the small business and individual microentrepreneurs. The data are regulated by Law 123/2006 or National Statute of Micro and Small Enterprises, which have an optional and taxation regime. Based on the growing number of companies, it has become essential that these companies have a strategic plan, a tool that helps managers to think in the long term. The aim of this work is to implement strategic planning in a family micro-company in the retail sector, located in the city of Penedo-AL. The strategic planning creation process was divided into six main stages, the execution of meetings, interviews, the vision, mission, values statement, internal and external analyzes, objectives, goals and strategic actions to apply it in the company and demonstrate the effectiveness of the method. It was concluded that the general and specific objectives of the work were achieved based on the formulation and implementation of the Strategic Planning.
Esp. Costa, Kelliany Medeiros.
Microempresas.
Setor varejista - Penedo, AL.