Implementação do planejamento estratégico em uma microempresa familiar do setor varejista na cidade de Penedo-AL

Implementação do planejamento estratégico em uma microempresa familiar do setor varejista na cidade de Penedo-AL

Autor(a)
Rosendo, Wallyanne Dias.
<wallyanne.dias@gmail.com>
Ano de publicação
2020
Data da defesa
16/07/2020
Curso/Outros
Engenharia de Produção (U. E. Penedo)
Número de folhas
81
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional PENEDO
Resumo

O presente trabalho busca expandir a discussão sobre as micro e pequenas empresas, por meio de pesquisa descritiva notou-se que esse setor é fundamental para o desenvolvimento socioeconômico do país. Com o alto nível de competitividade entre as empresas é preciso que as organizações estejam atentas as mudanças que o mercado exige para aperfeiçoar os recursos explorar oportunidades e estabelecer os melhores meios para atuar no mercado globalizado. Recentemente cerca de 14.812.460 (quatorze milhões, oitocentos e doze mil e quatrocentos e sessenta) são considerados pequenos negócios no Brasil, incluso com o setor da empresa de pequeno porte e microempreendedor individual. Os dados são regulamentados pela Lei 123/2006 ou Estatuto Nacional das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte que têm um regime de opcional e tributação. Com base no número crescente das empresas, tornou-se indispensável que essas empresas tenham um plano estratégico, ferramenta que serve para auxiliar o gestor a pensar no longo prazo. O trabalho tem como finalidade implementar o planejamento estratégico em uma microempresa familiar no setor varejista, localizada na cidade de Penedo-AL. O processo de criação do planejamento estratégico foi dividido em seis etapas principais, a execução de reuniões, entrevistas, a visão, missão, declaração de valores, análises internas e externas, objetivos, metas e ações estratégicas para a aplicar na empresa e demonstrar a eficácia do método. Concluiu-se, que os objetivos gerais e específicos do trabalho foram alcançados com base na formulação e implantação do Planejamento Estratégico. Palavras-chave: Planejamento; Estratégia; Empresa Familiar; Microempresas. 

Abstract

The present work seeks to expand the discussion about micro and small companies, through descriptive research it was noted that this sector is fundamental for the socioeconomic development of the country. With the high level of competitiveness among companies, organizations need to be aware of the changes that the market requires in order to improve resources, explore opportunities and establish the best means to operate in the globalized market. Recently, around 14,812,460 (fourteen million, eight hundred and twelve thousand four hundred and sixty) are considered small businesses in Brazil, including the small business and individual microentrepreneurs. The data are regulated by Law 123/2006 or National Statute of Micro and Small Enterprises, which have an optional and taxation regime. Based on the growing number of companies, it has become essential that these companies have a strategic plan, a tool that helps managers to think in the long term. The aim of this work is to implement strategic planning in a family micro-company in the retail sector, located in the city of Penedo-AL. The strategic planning creation process was divided into six main stages, the execution of meetings, interviews, the vision, mission, values statement, internal and external analyzes, objectives, goals and strategic actions to apply it in the company and demonstrate the effectiveness of the method. It was concluded that the general and specific objectives of the work were achieved based on the formulation and implementation of the Strategic Planning.

Orientador(a)
Dr.ª Carnaúba, Tânia Maria Gomes Voronkoff.
Coorientador(a)
Esp. Costa, Kelliany Medeiros.
Banca Examinadora
Dr. Tavares Neto, Júlio Inácio Holanda.
Esp. Costa, Kelliany Medeiros.
Palavras-chave
Planejamento estratégico.
Microempresas.
Setor varejista - Penedo, AL.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção de Propriedade Intelectual (CPI) - BSP.
Categorias CNPQ
3.00.00.00-9 Engenharias.
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