Uma análise semiótica das questões de química orgânica do ENEM (2009-2019)
Uma análise semiótica das questões de química orgânica do ENEM (2009-2019)
<isabelafrancafs@gmail.com>
Este trabalho trata-se
de uma análise semiótica das questões de Química Orgânica retiradas do ENEM referentes
aos anos de 2009 a 2019. Entende-se por semiótica os diversos tipos signos e
representações, como tabelas, gráficos, imagens. Com o objetivo de verificar se
as questões apresentavam algum tipo de signo e se haveria conversão ou
tratamento entre eles. Para isso, realizou-se um recorte do exame relacionado
às questões de Química. Em seguida, um segundo recorte direcionado para as
questões de Química Orgânica. Foram realizadas análises segundo as categorias
gráficas e não gráficas, podendo identificar 51 questões, sendo 49 relacionadas
à categoria não gráfica e 8 voltadas a categoria gráfica. Verificou-se que 43
questões necessitavam de algum tipo de conversão entre os signos, apresentando
maior frequência de 34% a conversão entre os signos texto mais fórmula química
para texto. Assim, pode-se demonstrar que as questões apresentadas pelo ENEM e
categorizadas respondem as habilidades e competências que os alunos precisam
desenvolver ao realizar o exame, através do auxílio da representação semiótica.
This work is a semiotic
analysis of the Organic Chemistry questions taken from ENEM referring to the
years 2009 to 2019. Semiotics are understood as the different types of signs
and representations, such as tables, graphs, images. With the objective of
verifying if the questions had some type of sign and if there would be
conversion or treatment between them. For that, an excerpt of the exam related
to the questions of Chemistry was carried out. Then, a second clip directed to
the questions of Organic Chemistry. Analyzes were performed according to
graphic and non-graphic categories, which could identify 51 questions, 49 of
which were related to the non-graphic category and 8 were related to the
graphic category. It was found that 43 questions needed some type of conversion
between signs, with a higher frequency of 34% of the text plus chemical
formula-to-text conversion. Thus, it can be demonstrated that the questions
presented by ENEM and categorized answer the skills and competences that
students need to develop when taking the exam, through the help of semiotic
representation.
Dr.ª Cardoso, Sílvia Helena.
Dr.ª Silva, Thaissa Lúcio.
Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
Química orgânica.