Uma análise semiótica das questões de química orgânica do ENEM (2009-2019)

Uma análise semiótica das questões de química orgânica do ENEM (2009-2019)

Autor(a)
Silva, Isabela França da.
<isabelafrancafs@gmail.com>
Ano de publicação
2022
Data da defesa
24/11/2021
Curso/Outros
Química
Número de folhas
47
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Este trabalho trata-se de uma análise semiótica das questões de Química Orgânica retiradas do ENEM referentes aos anos de 2009 a 2019. Entende-se por semiótica os diversos tipos signos e representações, como tabelas, gráficos, imagens. Com o objetivo de verificar se as questões apresentavam algum tipo de signo e se haveria conversão ou tratamento entre eles. Para isso, realizou-se um recorte do exame relacionado às questões de Química. Em seguida, um segundo recorte direcionado para as questões de Química Orgânica. Foram realizadas análises segundo as categorias gráficas e não gráficas, podendo identificar 51 questões, sendo 49 relacionadas à categoria não gráfica e 8 voltadas a categoria gráfica. Verificou-se que 43 questões necessitavam de algum tipo de conversão entre os signos, apresentando maior frequência de 34% a conversão entre os signos texto mais fórmula química para texto. Assim, pode-se demonstrar que as questões apresentadas pelo ENEM e categorizadas respondem as habilidades e competências que os alunos precisam desenvolver ao realizar o exame, através do auxílio da representação semiótica. 

Abstract

This work is a semiotic analysis of the Organic Chemistry questions taken from ENEM referring to the years 2009 to 2019. Semiotics are understood as the different types of signs and representations, such as tables, graphs, images. With the objective of verifying if the questions had some type of sign and if there would be conversion or treatment between them. For that, an excerpt of the exam related to the questions of Chemistry was carried out. Then, a second clip directed to the questions of Organic Chemistry. Analyzes were performed according to graphic and non-graphic categories, which could identify 51 questions, 49 of which were related to the non-graphic category and 8 were related to the graphic category. It was found that 43 questions needed some type of conversion between signs, with a higher frequency of 34% of the text plus chemical formula-to-text conversion. Thus, it can be demonstrated that the questions presented by ENEM and categorized answer the skills and competences that students need to develop when taking the exam, through the help of semiotic representation.

Orientador(a)
Dr.ª Oliveira, Iara Terra de.
Coorientador(a)
Dr.ª Cardoso, Sílvia Helena.
Banca Examinadora
Dr.ª Bazetti, Luciane Fernandes de Goes.
Dr.ª Cardoso, Sílvia Helena.
Dr.ª Silva, Thaissa Lúcio.
Palavras-chave
Representação semiótica.
Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
Química orgânica.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Visualizações
492
Observações


Não foi possível exibir o PDF