Elaboração de material digital de educação em saúde para adolescentes, fundamentado no modelo teórico RLT: uma estratégia de apoio à construção da sexualidade e à prevenção de IST e gravidez precoce

Elaboração de material digital de educação em saúde para adolescentes, fundamentado no modelo teórico RLT: uma estratégia de apoio à construção da sexualidade e à prevenção de IST e gravidez precoce

Autor(a)
Santos, Layza Linayara da Silva.
<layza.santos@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2022
Data da defesa
20/12/2021
Curso/Outros
Enfermagem
Número de folhas
42
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Trata-se de um estudo teórico de elaboração de material educativo, que utiliza da metodologia da pesquisa convergente assistencial para apoiar a sua execução. Segue uma abordagem qualitativa. A pesquisa propõe-se a descrever o processo de elaboração de material digital de Educação em Saúde para adolescentes, fundamentado no modelo teórico RLT. Além de apoiar a construção do produto proposto nesta pesquisa, o Modelo Teórico Roper-Logan-Tierney fundamentou o pensamento para a discussão dos resultados. É crescente o número de adolescentes que vivenciam a gestação não planejada precocemente e os jovens são o grupo etário que tende a apresentar comportamento de risco com relação à sexualidade; e como fator agravante, os serviços de atenção primária da saúde não costumam ter uma agenda constante voltada para este público-alvo, sendo mais fácil acessá-los em ambientes próprios, como escolas ou grupos de jovens. Neste sentido, esta pesquisa considera primordial o planejamento de ações de educação em saúde para este grupo populacional, para tanto foi utilizado como apoio teórico, o modelo ROPER-LOGAN-TIERNEY. Fundamentado nos conceitos do citado referencial teórico, foi planejada uma sequência didática com níveis crescentes de complexidade e com foco na aprendizagem ativa. E para a execução da estratégia, foram elaborados os seguintes materiais didáticos digitais: imagens interativas, para discursão previa e posteriormente fundamentada; um vídeo apresentação para apoiar a explanação dos conteúdos previamente discutidos; e um jogo interativo para concretização e avaliação da aprendizagem. O modelo teórico RLT mostrou-se pertinente ao objeto de estudo trabalhado nesta pesquisa e os seus conceitos são muito ricos na fundamentação e apoio na elaboração de materiais didáticos para estratégias de educação em saúde.

Abstract

This is a theoretical study of the development of educational material, which uses the methodology of convergent care research to support its implementation. It follows a qualitative approach. The research proposes to describe the process of elaboration of digital material for Health Education for adolescents, based on the theoretical model RLT. In addition to supporting the construction of the product proposed in this research, the Roper-Logan-Tierney Theoretical Model grounded the thought for the discussion of results. The number of teenagers who experience an unplanned pregnancy at an early age is increasing and young people are the age group that tends to show risky behavior in relation to sexuality; and as an aggravating factor, primary health care services do not usually have a constant agenda aimed at this target audience, being easier to access them in their own environments, such as schools or youth groups. In this sense, this research considers the planning of health education actions for this population group to be essential, for which the ROPER- LOGAN-TIERNEY model was used as theoretical support. Based on the concepts of the aforementioned theoretical framework, a didactic sequence was planned with increasing levels of complexity and focused on active learning. And for the execution of the strategy, the following digital didactic materials were elaborated: interactive images, for previous and later reasoned discourse; a video presentation to support the explanation of the previously discussed contents; and an interactive game for learning achievement and assessment. The theoretical model RLT proved to be relevant to the object of study worked in this research and its concepts are very rich in the foundation and support in the development of teaching materials for health education strategies.

Orientador(a)
Ma. Ferreira, Cíntia Bastos.
Banca Examinadora
Esp. Araújo, Heloísa Antunes.
Ma. Araújo, Sandra Taveiros de.
Palavras-chave
Sexualidade.
Enfermagem.
Educação em saúde.
Adolescentes.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
4.00.00.00-1 Ciências da saúde.
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