Elaboração de material digital de educação em saúde para adolescentes, fundamentado no modelo teórico RLT: uma estratégia de apoio à construção da sexualidade e à prevenção de IST e gravidez precoce
Elaboração de material digital de educação em saúde para adolescentes, fundamentado no modelo teórico RLT: uma estratégia de apoio à construção da sexualidade e à prevenção de IST e gravidez precoce
<layza.santos@arapiraca.ufal.br>
Trata-se
de um estudo teórico de elaboração de material educativo, que utiliza da
metodologia da pesquisa convergente assistencial para apoiar
a sua execução. Segue uma abordagem qualitativa. A pesquisa propõe-se a
descrever o processo de elaboração de material digital de Educação em Saúde para adolescentes,
fundamentado no modelo teórico RLT. Além de apoiar a construção do produto proposto nesta pesquisa, o Modelo
Teórico Roper-Logan-Tierney fundamentou o pensamento para a discussão
dos resultados. É crescente o número de adolescentes
que vivenciam a gestação não planejada precocemente e os jovens são o grupo etário que tende a apresentar
comportamento de risco com relação à sexualidade; e como fator agravante, os serviços de atenção
primária da saúde não costumam ter uma agenda constante voltada para este público-alvo, sendo mais fácil acessá-los em ambientes próprios,
como escolas ou grupos de jovens. Neste sentido, esta pesquisa considera primordial o planejamento de ações de educação em saúde para este grupo populacional, para tanto foi utilizado como apoio teórico,
o modelo ROPER-LOGAN-TIERNEY. Fundamentado nos conceitos do citado
referencial teórico, foi planejada
uma sequência didática com níveis crescentes de complexidade e com foco na aprendizagem ativa. E para a
execução da estratégia, foram elaborados os seguintes materiais didáticos digitais:
imagens interativas, para discursão previa e posteriormente fundamentada; um vídeo apresentação para apoiar a explanação dos
conteúdos previamente discutidos; e
um jogo interativo para concretização e avaliação da aprendizagem. O modelo teórico RLT mostrou-se pertinente ao
objeto de estudo trabalhado nesta pesquisa e os seus conceitos são muito ricos na fundamentação e apoio na elaboração
de materiais didáticos para estratégias de educação em saúde.
This is a theoretical study of the development of educational material,
which uses the methodology of convergent care research to support its implementation. It follows a qualitative approach. The research proposes to
describe the process of elaboration of digital material for Health Education for adolescents, based on the theoretical model RLT. In addition to supporting the construction of the product
proposed in this research, the Roper-Logan-Tierney Theoretical Model grounded the thought for the discussion of results. The
number of teenagers who experience an
unplanned pregnancy at an early age is increasing and young people are the age group that tends to show risky behavior
in relation to sexuality; and as an aggravating factor, primary health
care services do not usually
have a constant agenda aimed at this target audience, being easier to access them in their own environments, such as schools
or youth groups.
In this sense,
this research considers the planning of health education
actions for this population group
to be essential, for which the ROPER- LOGAN-TIERNEY model was used as
theoretical support. Based on the concepts of the aforementioned theoretical framework, a didactic sequence was planned with increasing levels
of complexity and focused on active learning. And for the
execution of the strategy, the following digital didactic materials were
elaborated: interactive images, for
previous and later reasoned discourse; a video presentation to support the explanation of the previously
discussed contents; and an interactive game for learning achievement and assessment. The theoretical model RLT proved to
be relevant to the object of study worked in this research and its concepts
are very rich in the foundation and support in the development of teaching materials
for health education strategies.
Ma. Araújo, Sandra Taveiros de.
Enfermagem.
Educação em saúde.
Adolescentes.