Orações subordinadas adverbiais e produtividade argumentativa em redações do ENEM

Orações subordinadas adverbiais e produtividade argumentativa em redações do ENEM

Autor(a)
Costa, Thereza Kardinally Barros.
<kardinallybarroos@gmail.com>
Ano de publicação
2022
Data da defesa
17/11/2021
Curso/Outros
Letras - Língua Portuguesa
Número de folhas
69
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Os estudos das orações realizados na Educação Básica – mas, não apenas nesse nível – tendem à ideia de que suas relações acontecem, unicamente, no nível sintático. Em se tratando de Orações Subordinadas Adverbiais, percebe-se que sua ocorrência não atende a uma exigência de nível apenas sintático – como as Substantivas e Adjetivas; mas, sobretudo, de nível semântico (SILVA, 2016). Ou seja, orações adverbiais possuem função mais argumentativa do que sintática, apesar de terem esse papel minimamente ou quase nunca explorado. Nesse sentido, percebe-se que as relações que existem entre a produtividade argumentativa e as orações Subordinadas Adverbiais tendem a ser pouco estudadas com foco no ato de fala que elas representam: consequência, finalidade, conformidade, causa, condição, comparação, proporcionalidade, temporalidade e concessão. Este trabalho discutiu a produtividade argumentativa construída em forma de orações subordinadas adverbiais em redações nota mil do Enem. A importância deste estudo é o benefício que poderá trazer aos produtores do gênero, ou seja, alunos da Educação Básica, bem como a professores, que poderão encontrar funcionalidade no trato das Orações Subordinadas Adverbiais: apresentação de argumentos. Buscou-se, em vista disso, comprovar que quanto mais Orações Subordinadas Adverbiais forem utilizadas, maior produtividade argumentativa terão os textos. Vale ressaltar as restrições a textos escritos, compostos, principalmente, pela sequência argumentativa, devido à necessidade de tentar convencer o leitor de algo a partir da perspectiva do autor. Assim surgiu o interesse por um estudo com uma interface semântico-sintática para observação desses aspectos, como parte do “Grupo de Pesquisa Descrição, Análise Linguística, Literatura e Texto – DALLT”. Essa pesquisa, de cunho quali-quantitativo, foi realizada com dados coletados em 20 redações do Enem, dos anos 2011, 2012, 2013, 2014 e 2015, nas quais foi averiguada a produtividade argumentativa em forma de usos de orações subordinadas adverbiais para sua composição. Constatou-se que quanto maior a incidência de orações subordinadas adverbiais, maior a produtividade argumentativa do texto. Portanto, o uso de orações adverbiais, como argumentos a partir do ato de fala que realizam, influencia a produtividade argumentativa do texto. Como base teórica, adotam-se as discussões de Lima(1993), Azeredo (2008), Gouveia (2009) e Silva (2016) e Santos (2019).

 

Abstract

The studies of prayers carried out in Basic Education – but not only at this level – tend to the idea that their relationships happen only at the syntactic level. In the case of Adverbial Subordinate Sentences, it is clear that their occurrence does not meet a requirement of a syntactic level only – such as Nouns and Adjectives; but, above all, at a semantic level (SILVA, 2016). In other words, adverbial clauses have a more argumentative than syntactic function, despite having this role minimally or almost never explored. In this sense, it is clear that the relationships that exist between argumentative productivity and Subordinated Adverbial clauses tend to be little studied with a focus on the speech act they represent: consequence, purpose, conformity, cause, condition, comparison, proportionality, temporality and concession. This work discussed the argumentative productivity built in the form of subordinate adverbial clauses in note mil essays of Enem. The importance of this study is the benefit it can bring to producers of the genre, that is, Basic Education students, as well as teachers, who may find functionality in dealing with Adverbial Subordinate Sentences: presentation of arguments. It was sought, in view of this, to prove that the more Adverbial Subordinate Sentences are used, the greater argumentative productivity the texts will have. It is worth mentioning the restrictions to written texts, mainly composed by the argumentative sequence, due to the need to try to convince the reader of something from the author's perspective. Thus, the interest in a study with a semantic-syntactic interface to observe these aspects arose, as part of the “Description, Linguistic Analysis, Literature and Text Research Group – DALLT”. This qualitative-quantitative research was carried out with data collected in 20 Enem newsrooms, from the years 2011, 2012, 2013, 2014 and 2015, in which the argumentative productivity in the form of uses of subordinate adverbial clauses for its composition was verified. It was found that the greater the incidence of adverbial subordinate clauses, the greater the argumentative productivity of the text. Therefore, the use of adverbial clauses, as arguments based on the speech act they perform, influences the argumentative productivity of the text. As a theoretical basis, the discussions of Lima (1993), Azeredo (2008), Gouveia (2009) and Silva (2016) and Santos (2019) are adopted.

 

Orientador(a)
Dr. Silva, Elias André da.
Banca Examinadora
Pacheco, Angela Beraldi.
Esp. Albuquerque, Natália Bezerra Maia de.
Palavras-chave
Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
Educação.
Orações subordinadas adverbiais.
Produção textual .
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
8.00.00.00-2 Linguística, letras e artes.
Visualizações
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