Análise de estudos que utilizaram o KTK para avaliar a coordenação motora em crianças e adolescentes
Análise de estudos que utilizaram o KTK para avaliar a coordenação motora em crianças e adolescentes
<naivivnascs@gmail.com>
O
objetivo desse estudo foi analisar artigos do Portal Periódicos Capes no
período de 2017 a 2019, onde
contenham a temática coordenação motora em crianças e adolescentes. A amostra foi composta por 7 artigos com a palavra
chave “KTK” e “coordenação motora”, encontrados no site http://
http://www.periodicos.capes.gov.br/. O teste Körperkoordinationstest Für Kinder (KTK), foi utilizado
em todos os trabalhos analisados. Dentre os trabalhos
que relacionaram a coordenação
motora e o IMC, todos foram unanimes em concordar que a obesidade e o desnível da coordenação motora estão diretamente
ligados, ou seja, quanto maior o
índice de massa corporal, menor o nível do desenvolvimento motor da criança. Em concordância, programas de intervenção
afetam de forma direta e positiva a coordenação motora, principalmente quando são trabalhados de forma organizada e sistematizada, resultando em um enriquecimento do acervo
motor de seus participantes. Através do estudo, foi possível perceber
que as atividades físicas vivenciadas durante a infância
tem papel fundamental no desenvolvimento das
habilidades motoras das crianças, incentivando-as para um estilo de vida mais ativo e saudável. Assim, podemos afirmar
que a Educação Física agrega de maneira positiva e engrandecedora para a evolução da coordenação motora.
The aim of this study was to analyze articles
from the Capes Periodical Portal from 2017 to
2019, which contain the theme motor coordination in children and
adolescents. The sample consisted of
7 articles with the keyword “KTK” and “motor coordination”, found on the site http: // http://www.periodicos.capes.gov.br/. The
Körperkoordinationstest Für Kinder (KTK) test
was used in all analyzed works. Among the works that related motor coordination
and BMI, all were unanimous in agreeing
that obesity and the motor coordination gap are directly linked, that is, the higher the body mass index, the lower the
child's motor development level. Accordingly, intervention programs directly and positively affect motor coordination, especially when they are worked out in an organized and
systematic manner, resulting in an enrichment
of the motor collection of their participants. Through the study, it was
possible to realize that the physical
activities experienced during childhood play a fundamental role in the development of children's motor skills, encouraging them to a more active and healthy
lifestyle. Thus, we can say that Physical Education adds in a positive
and enriching way to the evolution of motor coordination.
Ma. Pinheiro, Ingrid Kelly Alves dos Santos.
Desenvolvimento motor.
Crianças e adolescentes.