Contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para formação e atuação docente em Educação Física (EF)
Contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para formação e atuação docente em Educação Física (EF)
<marcos.nunes@arapiraca.ufal.br>
Este trabalho preconizou
analisar as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à
Docência (PIBID) para a formação e atuação docente a partir do componente
curricular Educação Física (EF). Foi utilizado como instrumento de coleta de
dados uma entrevista que seguia um roteiro semiestruturado. Este roteiro foi
dividido em dois momentos: O primeiro momento houve a realização de um
diagnóstico da formação e do trabalho docente dos ex-pibidianos e foi composto
por seis perguntas. No segundo momento foi realizada mais doze perguntas onde
foi objetivado identificar os dados das escolas no tocante à sua estrutura
física, material e organizacional, além das especificidades do planejamento do
componente curricular da Educação Física. Foi contemplado as temáticas sobre
formação profissional, prática pedagógica e a vivência do PIBID, relacionando
com as experiências na escola. A análise dos dados foi realizada por meio da
técnica descritiva e interpretativa (LAKATOS; MARCONI; 2003). A fundamentação
teórica da pesquisa se deu a partir das seguintes temáticas e autores: elementos do trabalho pedagógico e
contextualização da EF na escola, utilizamos o Coletivo de Autores (1992); e
acerca da formação e atuação docente dialogamos com Libâneo (1994), Lima
(2009), Alves (2016) e Cavalcante (2020), respectivamente. Identificamos que o
PIBID contribuiu na formação e atuação docente através das atividades
desenvolvidas durante o programa, as quais possibilitaram uma inserção ao
âmbito profissional de forma planejada, sistematizada e continuada.
Dr.ª Albuquerque, Joelma de Oliveira.
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docencia (PIBID).
Estudantes universitários.