Contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para formação e atuação docente em Educação Física (EF)

Contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para formação e atuação docente em Educação Física (EF)

Autor(a)
Nunes, Marcos Vinícius Alves.
<marcos.nunes@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2022
Data da defesa
25/01/2022
Curso/Outros
Educação Física
Número de folhas
48
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Este trabalho preconizou analisar as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação e atuação docente a partir do componente curricular Educação Física (EF). Foi utilizado como instrumento de coleta de dados uma entrevista que seguia um roteiro semiestruturado. Este roteiro foi dividido em dois momentos: O primeiro momento houve a realização de um diagnóstico da formação e do trabalho docente dos ex-pibidianos e foi composto por seis perguntas. No segundo momento foi realizada mais doze perguntas onde foi objetivado identificar os dados das escolas no tocante à sua estrutura física, material e organizacional, além das especificidades do planejamento do componente curricular da Educação Física. Foi contemplado as temáticas sobre formação profissional, prática pedagógica e a vivência do PIBID, relacionando com as experiências na escola. A análise dos dados foi realizada por meio da técnica descritiva e interpretativa (LAKATOS; MARCONI; 2003). A fundamentação teórica da pesquisa se deu a partir das seguintes temáticas e autores:  elementos do trabalho pedagógico e contextualização da EF na escola, utilizamos o Coletivo de Autores (1992); e acerca da formação e atuação docente dialogamos com Libâneo (1994), Lima (2009), Alves (2016) e Cavalcante (2020), respectivamente. Identificamos que o PIBID contribuiu na formação e atuação docente através das atividades desenvolvidas durante o programa, as quais possibilitaram uma inserção ao âmbito profissional de forma planejada, sistematizada e continuada.

Abstract



Orientador(a)
Ma. Assis, Vannina de Oliveira.
Banca Examinadora
Esp. Santos, Aline Mariana da Silva.
Dr.ª Albuquerque, Joelma de Oliveira.
Palavras-chave
Formação de professores .
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docencia (PIBID).
Estudantes universitários.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
4.00.00.00-1 Ciências da saúde.
Visualizações
292
Observações


Não foi possível exibir o PDF