Associação entre as características antropométricas, maturação somática e desempenho em testes de corrida em meninas pré-púberes
Associação entre as características antropométricas, maturação somática e desempenho em testes de corrida em meninas pré-púberes
<jose.ywgne@arapiraca.ufal.br>
O
objetivo do presente estudo foi analisar a relação entre as variáveis de
crescimento, maturação biológica e o desempenho em testes físicos de corrida em
meninas pré-púberes. A amostra foi composta por 63 meninas, com 8,00 a
8,99 anos, sendo que a coleta dos dados foi realizada em quatro escolas (duas
públicas e duas privadas) de Arapiraca, no agreste alagoano. As variáveis
antropométricas mensuradas foram: massa corporal, estatura, perímetro de
cintura e dobras cutâneas. As variáveis calculadas foram: índice de massa
corporal (IMC), percentual de gordura (%G) e massa livre de gordura (kg). A
maturação biológica foi feita pela percentagem da estatura matura predita. Os
testes físicos de corrida foram: corrida de 25m, 10x5m shuttle-run e 20m shuttle-run.
Os dados foram analisados descritivamente e as comparações entre os grupos de
meninas normopoderais e com sobrepeso/obesidade foram feitas através do teste t
(t de Student), seguido do cálculo do
tamanho do efeito (d de Cohen). Posteriormente, foi realizada uma análise de
covariância (ANCOVA) entre os grupos, com o controle do percentual da estatura
matura predita, a fim de analisar a associação da maturação com os valores antropométricos
e com os desempenhos nos testes de corrida. Meninas com sobrepeso/obesidade são
mais avançadas maturacionalmente em comparação às meninas normoponderais. Os
resultados revelaram que as meninas normoponderais tiveram melhor desempenho
aeróbio (20m shuttle-run) em
comparação aos seus pares com sobrepeso/obesidade, independentemente do estado
maturacional. Além disso, quando controlado o efeito do estado maturacional, meninas
normonderais também evidenciaram desempenho superior às meninas com sobrepeso/obesidade
no teste de velocidade de corrida (corrida de 25m). Conclui-se que a relação
entre as variáveis de crescimento, maturação biológica e desempenho em testes
de corrida em meninas pré-púberes depende da característica do teste de corrida
utilizado na avaliação.
The aim of the present
study was to analyze the relationship between growth variables, biological
maturation and performance in physical running tests in prepubescent girls. The
sample consisted of 63 girls, aged 8.00 to 8.99 years, and data collection was
carried out in four schools (two public and two private) in Arapiraca, in the
rural region of Alagoas. The anthropometric variables measured were: body mass,
height, waist circumference and skinfolds. The calculated variables were: body
mass index (BMI), fat percentage (%F) and fat-free mass (kg). Biological
maturation was determined by the percentage of the predicted mature height. The
physical running tests were: 25m run, 10x5m shuttle-run and 20m shuttle-run.
Data were descriptively analyzed and comparisons between groups of normal-weight
and overweight/obese girls were made using the t test (Student's t), followed
by the calculation of the effect size (Cohen's d). Subsequently, an analysis of
covariance (ANCOVA) was performed between the groups, controlling for the
percentage of predicted mature height, in order to analyze the association of
maturation with anthropometric values and with performance in running tests. The
results revealed that normal-weight girls had better aerobic performance (20m
shuttle-run) compared to their overweight/obese peers, regardless of
maturational status. In addition, when controlling for the effect of
maturational status, normal girls also performed better than overweight/obese
girls in the running speed test (25m run). It is concluded that the
relationship between growth variables, biological maturation and performance in
running tests in prepubescent girls depends on the characteristic of the
running test used in the evaluation.
Ma. Pinheiro, Ingrid Kelly Alves dos Santos.
Antropometria.
Maturação biológica.
Meninas.