Contribuições do Ensino Remoto Emergencial (ERE) para o processo de ensino aprendizagem de química do Ensino médio

Contribuições do Ensino Remoto Emergencial (ERE) para o processo de ensino aprendizagem de química do Ensino médio

Autor(a)
Silva, Ana Cristina Bezerra da.
<ana.bezerra@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2022
Data da defesa
05/02/2022
Curso/Outros
Química (EaD)
Número de folhas
36
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

A pandemia da COVID-19 mudou drasticamente as relações nos mais diversos setores da sociedade, principalmente no setor educacional. As aulas nas instituições de ensino tiveram que se adaptar a uma nova realidade através da adoção do ensino remoto emergencial (ERE), por meio da utilização de tecnologias e plataformas virtuais, alterando de maneira profunda as relações de ensino e aprendizagem. Assim, este trabalho tem como objetivo identificar as principais contribuições do ERE para o processo de ensino e aprendizagem de química do ensino médio. Para isso, foi realizada uma revisão integrativa dos trabalhos realizados entre os anos de 2020 e 2021 na base de dados do portal periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) utilizando alguns critérios de inclusão e exclusão que pudessem responder a seguinte questão: em face aos desafios do retorno às aulas presenciais, quais as principais contribuições que o ensino remoto pode oferecer ao ensino de Química do ensino médio? Como resultados foram encontrados nove artigos que abordaram esta temática e mostram que apesar de todas as dificuldades existentes durante o ERE, este nos deixou um legado muito importante, pois alertou para a necessidade de os métodos de ensino caminharem lado a lado com as tecnologias de informação e comunicação, esta como uma ferramenta facilitadora do processo de ensino e aprendizagem de química. Portanto, a utilização de ferramentas como o Facebook, jogos de realidade alternativa (ARG), plataformas digitais e jogos virtuais são alternativas complementares ao processo de ensino e aprendizagem de Química e podem potencializar esse processo.

Abstract

The COVID-19 pandemic has drastically changed how relationships in the most diverse sectors of educational society, in the sector. Classes in educational institutions had to adapt to a new reality through the adoption of emergency remote (ERE), through the use of technologies and virtual platforms, profoundly changing the teaching and learning relationships. Thus, this work aims to identify the main contributions of the ERE to the process of high school and teaching chemistry learning. For this, an integrative review of the works carried out between the years 2020 and 2021 was carried out in the database of the journals portal of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) using some inclusion and exclusion criteria that could answer the following: question: given the challenges of returning to face-to-face classes, what are the main contributions that remote teaching can offer to high school chemistry teaching? As a result, nine articles were found that address these methods and show that despite all the difficulties during the ERE, it left us a very important legacy, as it alerts to the need for the methods found alongside the teaching of walking with the technologies of information and communication, this as a facilitating tool in the teaching and learning process of chemistry. Therefore, the use of tools such as Facebook, alternative reality games (ARG), digital platforms and virtual games are complementary alternatives to the chemistry teaching and learning process and can enhance this process.

Orientador(a)
Ma. Telles, Nadjane Leite dos Santos.
Coorientador(a)
Dr. Silva, Eid Cavalcante da.
Banca Examinadora
Dr.ª Lima, Cinthia Costa de.
Dr.ª Silva, Monique Gabriella Ângelo da.
Palavras-chave
Metodologias ativas.
Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).
Ensino e aprendizagem.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
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