A cidade como produto turístico: um estudo com agências de viagem da cidade de Penedo-AL

A cidade como produto turístico: um estudo com agências de viagem da cidade de Penedo-AL 

Autor(a)
Carvalho, Thays Dantas de.
<thaysdantas30@gmail.com>
Ano de publicação
2021
Data da defesa
08/05/2021
Curso/Outros
Turismo (U.E. Penedo)
Número de folhas
24
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional PENEDO
Resumo

Este estudo busca reconhecer os principais entraves enfrentados pelas agências turísticas da cidade de Penedo - AL para implementar o turismo receptivo. A identificação desses entraves poderá contribuir com estratégias para o desenvolvimento da atividade turística no município. Portanto, discute a importância de realizar o planejamento, definindo metas e identificando os principais impasses externos e internos às agências para que se atinja as metas estabelecidas. Realizou-se uma pesquisa de campo com as agências de turismo do município através da aplicação de questionários e pesquisa bibliográfica considerando as contribuições de autores como Panosso Netto (2008), Braga (2008) e Serra (2014), entre outros, procurando definir os principais problemas enfrentados e destacar como o planejamento pode beneficiar o cenário turístico local. A partir das informações recolhidas, foi possível compreender o quanto o conhecimento técnico das agências sobre planejamento é importante para a prestação dos serviços e a sobrevivência de seus negócios. Além disso, o papel do poder público é imprescindível para que o turismo ocorra com seus benefícios em destaque e a longo prazo, oferecendo condições para que a atividade ocorra.


Abstract

This study seeks to recognize the main obstacles faced by tourist agencies in the city of Penedo - AL to implement receptive tourism. The identification of these obstacles can contribute to strategies for the development of tourist activity in the city.Therefore, it discusses the importance of carrying out the planning, defining goals andidentifying the main external and internal impasses for the agencies in order to reach the established goals. A field research was carried out with the city's tourism agencies through the application of questionnaires and bibliographical research considering thecontributions of authors such as Panosso Netto (2008), Braga (2008) and Serra (2014), among others, seeking to define the main problems faced and highlight how planning can benefit the local tourist scene. From the information collected, it was possible to understand how important the agencies' technical knowledge on planning is for the provision of services and the survival of their businesses. In addition, the roleof the government is essential for tourism to occur with its outstanding benefits and inthe long term, offering conditions for the activity to occur.

Orientador(a)
Dr.ª Lima, Fabiana de Oliveira.
Banca Examinadora
Dr. Vasconcelos, Daniel Arthur Lisboa de.
Dr.ª Lima, Renata Mayara Moreira de.
Palavras-chave
Planejamento turístico.
Agências de viagens .
Turismo receptivo.
Turismo – Penedo – AL.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção de Propriedade Intelectual (CPI) - BSP.
Categorias CNPQ
6.00.00.00-7 Ciências sociais aplicadas.
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