Plano de negócio para implantação da Óptica Vimon no bairro Retiro, Junqueiro, Alagoas
Plano de negócio para implantação da Óptica Vimon no bairro Retiro, Junqueiro, Alagoas
<juliaisabela09@gmail.com>
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de brasileiros que necessitam usar óculos hoje, é de 104 milhões, quase 50% da população. Desse enorme contingente, apenas 36 milhões conseguem ter acesso à informação de que realmente precisam da correção com o uso de óculos e que o utilizam. Ou seja, os outros 68 milhões, quase o dobro dos que usam hoje, não têm conhecimento sobre isso. Esse e vários outros dados mostram a necessidade e oportunidade de novos empreendimentos no ramo. Pensando nisso, com o intuito de estudar e planejar uma nova oportunidade de negócio, realizou-se, através da coleta geral de informações sobre o mercado e suas tendências, uma pesquisa secundária prévia, que teve como objetivo embasar a elaboração da redação da oportunidade de negócio e o modelo de negócio Canvas, posteriormente sendo a base para o desenvolvimento do plano de negócio, que visa apresentar o planejamento de ações necessárias à abertura de uma Óptica, filial à Óptica Vimon, que será situada no bairro Retiro, Junqueiro – Alagoas, desenvolvido através da ferramenta, Plano de negócio, do SEBRAE/Santa Catarina. Será possível apresentar no decorrer do trabalho, todo o planejamento e a viabilidade do empreendimento, as atividades e a gestão financeira, assim como o que deverá ser feito até sua concretização. Essas informações foram abordadas nos tópicos: análise de mercado, plano de marketing, plano operacional, plano financeiro, construção de cenário, avaliação estratégica e o modelo de negócio canvas, este que sugerimos sua leitura inicialmente, para melhor compreensão do plano de negócio.
According to the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE), the number of Brazilians who need to wear glasses today is 104 million, almost 50% of the population. Of this huge contingente, only 36 million are able to access the information that they really need to correct using glasses. In other words, the other 68 million, almost twice as many as they use today, are unaware of this. This and several otherbbdata show the need and opportunity for a new venture. In order to study and plan a new business opportunity, a general secondary survey was carried out, through the general collection of information about the Market and its trends, with the objective of supporting the elaboration of the writing of the business opportunity and the Canvas business model, later being the basis for the development of the business plan, which aims to presente the palnning of actions necessary for the opening of na Óptica, a branch of Óptica Vimon, which will be located in the Retiro neighborhood, Junqueiro – Alagoas, developed through tool, Business Plan, from SEBRAE/Santa Catarina. It will be possible to presente in the course of the work, all the planning and feasibility of the enterprise, the activies and the financial management in a strategic way, as ell as what should be done until its completion. The information covered in the topics: Market analysis, marketing plan, operational plan, financial plan, scenario building, strategc assessment and the Canvas business model, which we suggest Reading for a better understanding of the business plan.
Ma. Souza, Emanuelle de Sales Oliveira.
Óptica.
Plano de negócios.
Empreendimento.