A virologia no Ensino fundamental II: análise do livro didático de ciências das escolas municipais e estaduais de Penedo/Alagoas.

A virologia no Ensino fundamental II: análise do livro didático de ciências das escolas municipais e estaduais de Penedo/Alagoas.

Autor(a)
Santos, Wagno Bezerra dos.
<wbs.wagno1990@gmail.com>
Ano de publicação
2021
Data da defesa
24/05/2021
Curso/Outros
Ciências Biológicas (U. E. Penedo)
Número de folhas
40
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional PENEDO
Resumo

Uma das principais ferramentas de ensinar em sala de aula ainda é usando o livro didático. Este é utilizado pelos alunos e professores de diversas disciplinas. O professor, por sua vez, deve associar as informações dos livros didáticos com outras ferramentas de ensino para que torne o assunto abordado mais interessante, e promova, assim, a participação dos alunos. Como resultado, os alunos aprendem o conteúdo de forma dinâmica e mais significativa. Há um processo rigoroso na seleção dos livros didáticos pela BNCC, levando em consideração o que vai suprir as necessidades do aluno em aprender os temas e que seja de bom manuseio para o educador. A virologia, que é o estudo dos vírus, é um conteúdo abordado em ciências e Biologia, muito importante e atual, principalmente nesse período pandêmico, decorrente de uma infecção viral. Este trabalho teve como objetivo fazer a análise qualitativa do conteúdo de Virologia em livros didáticos em uso nas escolas municipais e estaduais do município de  Penedo. Os critérios analisados foram: contextualização do tema, interdisciplinaridade, figuras e ilustrações, glossários, atividades, dentre outros. Serão considerados os critérios estabelecidos por Cunningsworth (1995), pela BNCC (Brasil, 2017) e Silva et. al. (2015). Observou-se uma diferença grande entre os livros didáticos, onde dois dentre os três exemplares observados eram mais completos com relação ao tema Vírus, de acordo com os critérios estabelecidos. Recomenda-se as obras Companhia das Ciências e o Inspire Ciências, por se destacarem na temática pesquisada. Por meio deste estudo pode-se levantar discussões e reflexões sobre abordagem teórico-prática da virologia, em livros do Ensino Fundamental II, promovendo a possibilidade de seleção do material mais apropriado para os próximos ciclos.

Abstract

One of the main tools of teaching in the classroom is still using the textbook. This is used by students and teachers from different disciplines. The teacher, in turn, must associate the  information from the textbooks with other teaching tools so that they make the subject discussed more interesting, and thus promote the participation of students. As a result, students learn content dynamically and more meaningfully. There is a rigorous process in the selection of textbooks by the BNCC, taking into account what will meet the student's needs in learning the themes and that is good for the educator to handle. Virology, which is the study of viruses, is a very important and current content addressed in science and biology, especially in this pandemic period, resulting from a viral infection. This work aimed to make a qualitative analysis of the content of Virology in textbooks in use in municipal and state schools in the municipality of Penedo. The analyzed criteria were: contextualization of the theme, interdisciplinarity, figures and illustrations, glossaries, activities, among others. The criteria established by Cunningsworth (1995), by BNCC (Brasil, 2017) and Silva et. al. (2015). There was a big difference between the textbooks, where two out of the three copies observed were more complete in relation to the Virus theme, according to the established criteria. The works Companhia das Ciências and Inspire Ciências are recommended, as they stand out in the researched theme. Through this study, discussions and reflections on the theoretical-practical approach of virology can be raised in Elementary School II books

Orientador(a)
Dr.ª Silva, Ana Paula de Almeida Portela da.
Banca Examinadora
Dr. Ferreira, Guilherme Ramos Demétrio.
Me. Sobral, Marcos Paulo de Oliveira.
Palavras-chave
Livro Didático – Ciências.
Ensino Fundamental II – Ciências.
Vírus – Ensino.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção de Propriedade Intelectual (CPI) - BSP.
Categorias CNPQ
2.00.00.00-6 Ciências biológicas.
Visualizações
376
Observações


Não foi possível exibir o PDF