Relatório do desenvolvimento prático de estágio supervisionado

Relatório do desenvolvimento prático de estágio supervisionado

Autor(a)
Silva, Ana Selma da.
<ana.selma.ana@hotmail.com>
Ano de publicação
2022
Data da defesa
21/12/2020
Curso/Outros
Ciências Sociais (EaD)
Número de folhas
17
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O presente trabalho tem como objetivo fazer uma reflexão pedagógica, relacionada aos dados colhidos a partir de estágio supervisionado e agora detalhado em relatório geral. O estabelecimento de ensino em que o estágio se desenvolveu foi a Escola Professor José Quintella Cavalcanti, havendo o acompanhamento de aprendizagem e a busca por formações e informações sobre o processo de inclusão e funcionamento do corpo docente e discente da escola. Tendo a instituição escolar como principal ferramenta de desenvolvimento do conhecimento, utilizamos uma metodologia de observação, criando, assim, a possibilidade de estar junto a uma equipe não só de alunos como também de profissionais que têm seu comprometimento educacional e social com seus alunos. Tendo a escola como foco, junto com os alunos, seres sociais que buscam, com suas diferenças, estarem sempre engajados a inúmeras atribuições educacionais, a equipe pedagógica é capaz de fazer a diferença no futuro, não só escolar, mas também social dos estudantes.

 

Abstract

The present work seeks a pedagogical reflection related to data that were collected through the supervised internship initiative and now detailing in a general report. The school where the internship was developed is the Professor José Quintella Cavalcanti School, where there was the monitoring of the development of learning and the search for training and information on the inclusion process and how the school's faculty and students work. Having the school as the main knowledge development tool, it was possible to use an observation methodology, thus having the possibility of being with a team not only of students but also of professionals who are of an educational and social commitment to their students. With the school as the focus and the pedagogical team together with the students as social beings who seek with their differences, they are always engaged in numerous educational assignments capable of making a difference in the future, not only educational, but also social of the students.

Orientador(a)
Dr.ª Santana, Luciana da Conceição Farias.
Banca Examinadora
Dr. Nascimento, Emerson Oliveira do.
Oliveira, Maria Augusta Teixeira de.
Palavras-chave
Sociedade.
Inclusão escolar.
Estágio supervisionado.
Educação.
Escola.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
6.00.00.00-7 Ciências sociais aplicadas.
Visualizações
662
Observações


Não foi possível exibir o PDF