Capoeira: contribuições para formação de professores de Educação física a partir do Projeto de extensão - Capoeira, Sujeitos e Práticas Educativas (CASUPE)
Capoeira: contribuições para formação de professores de Educação física a partir do Projeto de extensão - Capoeira, Sujeitos e Práticas Educativas (CASUPE)
<carleane.silva@arapiraca.ufal.br>
O presente trabalho de conclusão de curso teve
por objetivo analisar as contribuições do projeto de extensão Capoeira,
Sujeitos e Práticas Educativas (CASUPE), para formação dos professores de
Educação Física, projeto este realizado pelo colegiado do curso de educação
física. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, utilizando um
questionário semiestruturado com 5 perguntas abertas para os professores de educação
física que participaram da ação de extensão promovida pelo CASUPE. De acordo
com os resultados encontrados, os professores em sua maioria já trabalhavam o
conteúdo capoeira em suas aulas, mesmo que apenas de forma teórica e após o
curso de extensão declararam aptos a ministrar o conteúdo de forma
teórico-prática através de meios metodológicos ensinados no projeto. Logo, o
CASUPE contribuiu de forma significativa na formação dos professores, uma vez
que, a partir dos relatos dos participantes, foi possível observar que o
projeto ampliou seus conhecimentos sobre a capoeira, além de ter promovido
vínculos sociais.
The purpose of this end-of-course paper was to analyze the contributions
made by the extension project Capoeira, Subjects and Educational Practices
(CASUPE) to the training of physical education teachers, a project run by the
physical education department. This is a qualitative study, using a
semi-structured questionnaire with 5 open-ended questions for physical
education teachers who participated in the extension action promoted by CASUPE.
According to the results, most of the teachers had already worked with capoeira
in their classes, even if only in a theoretical way, and after the extension
course they declared themselves able to teach the content in a theoretical and
practical way through the methodological means taught in the project.
Therefore, CASUPE has contributed significantly to the education of teachers,
since, based on the participants' reports, it was possible to observe that the
project has broadened their knowledge about capoeira, in addition to promoting
social bonds.
Ma. Assis, Vannina de Oliveira.
Capoeira (Luta).
Saúde.
Capoeira (Esporte).