Capoeira: contribuições para formação de professores de Educação física a partir do Projeto de extensão - Capoeira, Sujeitos e Práticas Educativas (CASUPE)

Capoeira: contribuições para formação de professores de Educação física a partir do Projeto de extensão - Capoeira, Sujeitos e Práticas Educativas (CASUPE)

Autor(a)
Silva, Carleane Ribeiro da.
<carleane.silva@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2022
Data da defesa
18/10/2021
Curso/Outros
Educação Física
Número de folhas
43
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O presente trabalho de conclusão de curso teve por objetivo analisar as contribuições do projeto de extensão Capoeira, Sujeitos e Práticas Educativas (CASUPE), para formação dos professores de Educação Física, projeto este realizado pelo colegiado do curso de educação física. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, utilizando um questionário semiestruturado com 5 perguntas abertas para os professores de educação física que participaram da ação de extensão promovida pelo CASUPE. De acordo com os resultados encontrados, os professores em sua maioria já trabalhavam o conteúdo capoeira em suas aulas, mesmo que apenas de forma teórica e após o curso de extensão declararam aptos a ministrar o conteúdo de forma teórico-prática através de meios metodológicos ensinados no projeto. Logo, o CASUPE contribuiu de forma significativa na formação dos professores, uma vez que, a partir dos relatos dos participantes, foi possível observar que o projeto ampliou seus conhecimentos sobre a capoeira, além de ter promovido vínculos sociais.

 

Abstract

The purpose of this end-of-course paper was to analyze the contributions made by the extension project Capoeira, Subjects and Educational Practices (CASUPE) to the training of physical education teachers, a project run by the physical education department. This is a qualitative study, using a semi-structured questionnaire with 5 open-ended questions for physical education teachers who participated in the extension action promoted by CASUPE. According to the results, most of the teachers had already worked with capoeira in their classes, even if only in a theoretical way, and after the extension course they declared themselves able to teach the content in a theoretical and practical way through the methodological means taught in the project. Therefore, CASUPE has contributed significantly to the education of teachers, since, based on the participants' reports, it was possible to observe that the project has broadened their knowledge about capoeira, in addition to promoting social bonds.

Orientador(a)
Machado, Tatiane Trindade.
Banca Examinadora
Esp. Araújo, Adjinan Mayara da Silva.
Ma. Assis, Vannina de Oliveira.
Palavras-chave
Educação física.
Capoeira (Luta).
Saúde.
Capoeira (Esporte).
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
4.00.00.00-1 Ciências da saúde.
Visualizações
259
Observações


Não foi possível exibir o PDF