Uma análise do Projeto de extensão Capoeira, Sujeitos e Práticas Educativas (CASUPE)

Uma análise do Projeto de extensão Capoeira, Sujeitos e Práticas Educativas (CASUPE)

Autor(a)
Alves, Wisllenne Thais da Silva.
<wisllenne.alves@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2022
Data da defesa
18/10/2021
Curso/Outros
Educação Física
Número de folhas
45
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Esse trabalho pretende analisar a importância da participação no Projeto de Extensão Capoeira, Sujeitos e Práticas Educativas (CASUPE) para a formação do aluno (a) de Licenciatura em Educação Física da UFAL campus Arapiraca. E, especificadamente: Analisar se houve a ampliação do conhecimento sobre a capoeira; analisar se os licenciandos em Educação Física após participarem do CASUPE passarem-se a sentir-se mais aptos a tematizar a capoeira no âmbito escolar; analisar por meio do CASUPE, a extensão como possibilidade para a formação. Por meio de uma pesquisa qualitativa, buscou-se apresentar as diversas possibilidades criadas a partir do conhecimento que permeia o ensino e aprendizagem da Capoeira. Apesar de esta inserida na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), muitos professores ainda negligenciam esse conteúdo pertinente ao aluno, sendo necessário compreender seus desafios e possibilidades de ensino. Partindo da vivência coletiva, ainda que por meio do ensino remoto no CASUPE, entrelaçando experiências múltiplas tanto para a comunidade quanto para o aluno (a) de Educação Física, vimos que se faz necessário estudar de maneira concisa o conteúdo Capoeira. O espaço presenciado por meio da atividade de extensão, tem a Capoeira como base para suas determinações didáticas e a construção de planos de trabalhos voltados para a cultura afro-brasileira. Para chegar a um resultado satisfatório mediante a problemática, foi realizado uma análise a partir de dados obtidos, por meio de questionário on-line. 

Abstract

This work intends to analyze the importance of the participation in the Project of Extension Capoeira, Subjects and Educational Practices (CASUPE) for the formation of the undergraduate student in Physical Education at UFAL campus Arapiraca. And, specifically: problematize the methodological aspects of the project based on experiences obtained through virtual meetings. Through a qualitative research, we sought to present the various possibilities created from the knowledge that permeates the teaching and learning of Capoeira. From the theoretical framework we were able to understand some conjectures about the theme. Despite being inserted in the National Common Curriculum Base (BNCC), many teachers still ignore this pertinent content, being necessary to understand its challenges and teaching possibilities. Starting from the collective experience, even through remote teaching at CASUPE, interweaving positive experiences, both for the community and for the Physical Education student, we saw that it is necessary to study the capoeira content in a concise way. The space witnessed through the extension activity has Capoeira as the basis for its didactic determinations and the construction of work plans aimed at Afro-Brazilian culture. In order to reach a satisfactory result regarding the problem, an analysis was carried out based on the data obtained through an online questionnaire.

Orientador(a)
Machado, Tatiane Trindade.
Banca Examinadora
Esp. Araújo, Adjinan Mayara da Silva.
Ma. Assis, Vannina de Oliveira.
Palavras-chave
Educação física.
Capoeira (Luta).
Extensão universitária.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
4.00.00.00-1 Ciências da saúde.
Visualizações
216
Observações


Não foi possível exibir o PDF