Uma análise do Projeto de extensão Capoeira, Sujeitos e Práticas Educativas (CASUPE)
Uma análise do Projeto de extensão Capoeira, Sujeitos e Práticas Educativas (CASUPE)
<wisllenne.alves@arapiraca.ufal.br>
Esse trabalho pretende analisar a importância da
participação no Projeto de Extensão Capoeira, Sujeitos e Práticas Educativas
(CASUPE) para a formação do aluno (a) de Licenciatura em Educação Física da
UFAL campus Arapiraca. E, especificadamente: Analisar se houve a ampliação
do conhecimento sobre a capoeira; analisar se os licenciandos em Educação
Física após participarem do CASUPE passarem-se a sentir-se mais aptos a
tematizar a capoeira no âmbito escolar; analisar por meio do CASUPE, a extensão
como possibilidade para a formação. Por meio de uma pesquisa qualitativa,
buscou-se apresentar as diversas possibilidades criadas a partir do
conhecimento que permeia o ensino e aprendizagem da Capoeira. Apesar de esta
inserida na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), muitos professores ainda negligenciam
esse conteúdo pertinente ao aluno, sendo necessário compreender seus desafios e
possibilidades de ensino. Partindo da vivência coletiva, ainda que por meio do
ensino remoto no CASUPE, entrelaçando experiências múltiplas tanto para a
comunidade quanto para o aluno (a) de Educação Física, vimos que se faz
necessário estudar de maneira concisa o conteúdo Capoeira. O espaço presenciado
por meio da atividade de extensão, tem a Capoeira como base para suas
determinações didáticas e a construção de planos de trabalhos voltados para a
cultura afro-brasileira. Para chegar a um resultado satisfatório mediante a
problemática, foi realizado uma análise a partir de dados obtidos, por meio de
questionário on-line.
This work intends to analyze the importance of the
participation in the Project of Extension Capoeira, Subjects and Educational
Practices (CASUPE) for the formation of the undergraduate student in Physical
Education at UFAL campus Arapiraca. And, specifically: problematize the
methodological aspects of the project based on experiences obtained through
virtual meetings. Through a qualitative research, we sought to present the
various possibilities created from the knowledge that permeates the teaching
and learning of Capoeira. From the theoretical framework we were able to
understand some conjectures about the theme. Despite being inserted in the
National Common Curriculum Base (BNCC), many teachers still ignore this
pertinent content, being necessary to understand its challenges and teaching
possibilities. Starting from the collective experience, even through remote
teaching at CASUPE, interweaving positive experiences, both for the community
and for the Physical Education student, we saw that it is necessary to study
the capoeira content in a concise way. The space witnessed through the
extension activity has Capoeira as the basis for its didactic determinations
and the construction of work plans aimed at Afro-Brazilian culture. In order to
reach a satisfactory result regarding the problem, an analysis was carried out
based on the data obtained through an online questionnaire.
Ma. Assis, Vannina de Oliveira.
Capoeira (Luta).
Extensão universitária.