Transparência e acesso à informação em universidades públicas: avanços e dificuldades
Transparência e acesso à informação em universidades públicas: avanços e dificuldades
<jany100s2@gmail.com>
O
presente trabalho objetiva verificar o que as universidades públicas federais
têm realizado para cumprir a Lei de Acesso à Informação n. º 12.527/2011 (LAI).
O artigo apresenta a importância da lei como instrumento da transparência
pública, bem como a prática democrática, participação social, e a execução da
accountability. Expõe quanto à contribuição da internet para transparência no
acesso aos dados. Para a realização do estudo, utilizou-se a abordagem
qualitativa e adotou-se a metodologia de revisão de literatura. Entre os
trabalhos analisados, as principais universidades públicas foram as da região
Nordeste e apenas duas da região Sudeste do Brasil, percebendo-se nos estudos que,
o processo de transparência nas universidades públicas apresenta ainda muitas
falhas. Os resultados mostram que as universidades públicas, embora tenham
avançado em busca de atender a lei, ainda se encontram em processo de
aperfeiçoamento para que a execução da LAI ocorra com êxito. Ressalta-se que entre
as dificuldades que norteiam a efetivação da lei, a preservação do sigilo pelas
administrações das universidades públicas é um dos fatores ainda evidentes,
além da ausência de tecnologia adequada, a carência de treinamentos de
capacitação para os servidores de setores responsáveis pela disposição de dados
The
present paper aims to verify what the federal public universities, has performed
to assure the Access to Information Law nº 12.527/2011 (AIL). The article
presents the importance of the law as an instrument of public transparency, as
well as the democratic practice, social participation, and the execution of
accountability. Exposes the contribution of the internet to data access. For
the realization of the study, it has been used the qualitative approach, and
has been adopted the literature analysis methodology. Between the studies analyzed,
the main public universities were those in the Northeast region, and only two
from the Southeast region of Brazil, noticing in the studies that, the
transparency process in public universities is flawed. The results show that
public universities, although they have advanced in their quest to assure the
law, they are still in the process of improvement so the execution of the AIL
occurs successfully. It is noteworthy that, among the difficulties that guide
the execution of the law, the preservation of secrecy by administrations of the
public universities is one of the factors still evident, in addition to the
absence of adequate technology, the lack of training for the servers and sector
responsible for the disposition of the data.
Dr. Coelho, Rodrigo Pereyra de Sousa.
Administração pública.
Universidade pública.