Os diversos saberes na formação docente: a importância dos programas e ações acadêmicas na articulação das dimensões teórica e prática do conhecimento

Os diversos saberes na formação docente: a importância dos programas e ações acadêmicas na articulação das dimensões teórica e prática do conhecimento

Autor(a)
Lima, Fernanda de Abreu Silva de.
<fernandapedagogiaufal@gmail.com>
Ano de publicação
2022
Data da defesa
15/09/2021
Curso/Outros
Pedagogia
Número de folhas
61
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com licenciandos do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Campus Arapiraca. O objetivo geral da pesquisa é verificar as relações entre os saberes teóricocurriculares adquiridos durante a formação inicial, as práticas de intervenção pedagógica e as experiências de vida de licenciandos no processo de formação da identidade docente em pedagogia na UFAL - Campus Arapiraca. Assim, buscou-se identificar como os diversos saberes adquiridos nessa formação auxiliam na construção da identidade docente, principalmente quando articulados com a prática pedagógica desde o início da formação acadêmica, particularmente, no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), no Programa de Monitoria e nos estágios obrigatórios. A amostra contou com a participação de 20 licenciandas pela UFAL, Campus Arapiraca, uma professora da referida universidade, coordenadora do PIBID e com o relato de professores atuantes na rede municipal de ensino do Município de Arapiraca - AL. Para coleta de dados foram utilizados questionários de pesquisa enviados aos colaboradores via E-mail e WhatsApp em decorrência dos limites impostos pelo atual estado pandêmico. Os resultados demonstram que o contato antecipado com a prática pedagógica através dos programas referidos, proporcionou mudanças significativas na formação e identidade dos professores. Esses programas possibilitam o estreitamento entre os saberes teóricos e os saberes práticos ainda durante a formação inicial. E complementam a formação de professores já atuantes em sala, quando os licenciandos propõem novas práticas com as intervenções.

 

 

Abstract

The work presents the results of a research carried out with undergraduates of the Pedagogy Course at the Federal University of Alagoas (UFAL), Campus Arapiraca. The general objective of the research is to verify the relationships between theoretical curricular knowledge acquired during initial training, pedagogical intervention practices and the life experiences of undergraduates, in the process of forming the teaching identity in pedagogy at UFAL-Campus Arapiraca. Thus, we sought to identify how the various knowledge acquired in this training help in the construction of the teaching identity, especially when articulated with the contact with pedagogical practice since the beginning of academic training, particularly in the Institutional Program for Teaching Initiation Scholarship (PIBID), in the Monitoring Program and in the mandatory internships. The sample included the participation of 20 employees licensed and licensed by UFAL, Campus Arapiraca, a professor at that university, coordinator of PIBID and the report of professors working in the municipal education network in the municipality of Arapiraca/AL. For data collection, survey questionnaires were sent to employees via E-mail and WhatsApp, due to the limits imposed by the current pandemic state. The results demonstrate that the anticipated contact with the pedagogical practice through the referred programs, provided significant changes in the formation and identity of the teachers. These programs make it possible to strengthen theoretical and practical knowledge even during initial training. And they complement the training of teachers already working in the classroom, when undergraduates propose new practices with interventions

Orientador(a)
Dr.ª Moura, Severina Mártyr Lessa de.
Banca Examinadora
Dr.ª Melo, Kátia Maria Silva de.
Dr.ª Albuquerque, Tereza Cristina Cavalcanti de.
Palavras-chave
Estágio supervisionado.
Formação docente.
Saberes teórico e prático.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
Visualizações
244
Observações


Não foi possível exibir o PDF