Os diversos saberes na formação docente: a importância dos programas e ações acadêmicas na articulação das dimensões teórica e prática do conhecimento
Os diversos saberes na formação docente: a importância dos programas e ações acadêmicas na articulação das dimensões teórica e prática do conhecimento
<fernandapedagogiaufal@gmail.com>
O
trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com licenciandos do Curso
de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Campus Arapiraca. O
objetivo geral da pesquisa é verificar as relações entre os saberes
teóricocurriculares adquiridos durante a formação inicial, as práticas de
intervenção pedagógica e as experiências de vida de licenciandos no processo de
formação da identidade docente em pedagogia na UFAL - Campus Arapiraca. Assim,
buscou-se identificar como os diversos saberes adquiridos nessa formação
auxiliam na construção da identidade docente, principalmente quando articulados
com a prática pedagógica desde o início da formação acadêmica, particularmente,
no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), no Programa
de Monitoria e nos estágios obrigatórios. A amostra contou com a participação
de 20 licenciandas pela UFAL, Campus Arapiraca, uma professora da referida
universidade, coordenadora do PIBID e com o relato de professores atuantes na
rede municipal de ensino do Município de Arapiraca - AL. Para coleta de dados
foram utilizados questionários de pesquisa enviados aos colaboradores via
E-mail e WhatsApp em decorrência dos limites impostos pelo atual estado
pandêmico. Os resultados demonstram que o contato antecipado com a prática
pedagógica através dos programas referidos, proporcionou mudanças
significativas na formação e identidade dos professores. Esses programas
possibilitam o estreitamento entre os saberes teóricos e os saberes práticos
ainda durante a formação inicial. E complementam a formação de professores já
atuantes em sala, quando os licenciandos propõem novas práticas com as
intervenções.
The
work presents the results of a research carried out with undergraduates of the Pedagogy
Course at the Federal University of Alagoas (UFAL), Campus Arapiraca. The
general objective of the research is to verify the relationships between
theoretical curricular knowledge acquired during initial training, pedagogical
intervention practices and the life experiences of undergraduates, in the
process of forming the teaching identity in pedagogy at UFAL-Campus Arapiraca.
Thus, we sought to identify how the various knowledge acquired in this training
help in the construction of the teaching identity, especially when articulated
with the contact with pedagogical practice since the beginning of academic
training, particularly in the Institutional Program for Teaching Initiation
Scholarship (PIBID), in the Monitoring Program and in the mandatory
internships. The sample included the participation of 20 employees licensed and
licensed by UFAL, Campus Arapiraca, a professor at that university, coordinator
of PIBID and the report of professors working in the municipal education network
in the municipality of Arapiraca/AL. For data collection, survey questionnaires
were sent to employees via E-mail and WhatsApp, due to the limits imposed by
the current pandemic state. The results demonstrate that the anticipated
contact with the pedagogical practice through the referred programs, provided
significant changes in the formation and identity of the teachers. These
programs make it possible to strengthen theoretical and practical knowledge
even during initial training. And they complement the training of teachers
already working in the classroom, when undergraduates propose new practices
with interventions
Dr.ª Albuquerque, Tereza Cristina Cavalcanti de.
Formação docente.
Saberes teórico e prático.