A importância da utilização da gestão estratégica: estudo de caso de uma empresa de pequeno porte na cidade de Arapiraca / AL

A importância da utilização da gestão estratégica: estudo de caso de uma empresa de pequeno porte na cidade de Arapiraca / AL

Autor(a)
Teixeira, Mércia Cristinne Cavalho.
<cmercia79@gmail.com>
Ano de publicação
2022
Data da defesa
06/11/2020
Curso/Outros
Administração
Número de folhas
37
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Atualmente a estratégia é uma necessidade para qualquer empresa, não importa seu tamanho. O único modo de sobreviver e de se diferenciar dos concorrentes é a adoção da gestão estratégica. E na ausência desta, não haverá regras para orientar a busca de novas oportunidades, tanto dentro quanto fora da empresa. Este trabalho teve como objetivos: apresentar o perfil do gestor da empresa estudada; investigar a percepção do gestor em relação ao resultado e utilização da gestão estratégica, e identificar e analisar a prática da gestão estratégica da empresa em questão. A metodologia baseia-se em uma pesquisa descritiva, os meios usados foram a pesquisa bibliográfica e um estudo de caso. Foram analisados os dados coletados através da aplicação de um questionário que possui perguntas abertas e fechadas, e assim, aconteceu a separação e interpretação dos dados colhidos. Alguns resultados foram: o entrevistado sabe o que é gestão estratégica e a executa em sua empresa através da análise swot; os funcionários têm conhecimento do planejamento estratégico que é executado, sendo elaborado pelo diretor administrativo e sua equipe; o gestor entrevistado considera ótimo o resultado do planejamento estratégico que foi implementado na sua empresa, e que também recomendaria o uso da gestão estratégica para outras empresas. Com isso, conclui-se que a gestão estratégica é de suma importância para a sobrevivência, manutenção e o sucesso das micro e pequenas empresas, e que pode ser o grande diferencial da organização para vencer no mercado competitivo.

Abstract

Currently, strategy is a necessity for any company, no matter its size. The only way to survive and differentiate yourself from your competitors is to adopt strategic management. And in its absence, there will be no rules to guide the search for new opportunities, both inside and outside the company. This work had objectives: to present the profile of the manager of the studied company; investigate the manager's perception of the result and use of strategic management, and identify and analyze the strategic management practice of the company in question. The methodology is based on descriptive research, the means used were bibliographic research and a case study. The data collected were analyzed through the application of the questionnaire that has open and closed questions, and thus, the separation and interpretation of the collected data happened. Some results were: the interviewee knows what strategic management is and performs it in his company through swot analysis; employees are aware of the strategic planning that is carried out, which is prepared by the administrative director and his team; the manager interviewed considers the result of the strategic planning that was implemented in his company to be excellent, and that he would also recommend the use of strategic management to other companies. Thus, it is concluded that strategic management is of paramount importance for the survival, maintenance and success of micro and small companies, and that it can be the great differential of the organization to win in the competitive market.

Orientador(a)
Dr. David, Acúrcio Castelo.
Banca Examinadora
Ma. Souza, Emanuelle de Sales Oliveira.
Dr.ª Corá, Maria Amélia Jundurian.
Palavras-chave
Gestão estratégica.
Micro e pequenas empresas.
Estudos de caso.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
6.00.00.00-7 Ciências sociais aplicadas.
Visualizações
287
Observações


Não foi possível exibir o PDF