A importância da utilização da gestão estratégica: estudo de caso de uma empresa de pequeno porte na cidade de Arapiraca / AL
A importância da utilização da gestão estratégica: estudo de caso de uma empresa de pequeno porte na cidade de Arapiraca / AL
<cmercia79@gmail.com>
Atualmente a estratégia é uma
necessidade para qualquer empresa, não importa seu tamanho. O único modo de
sobreviver e de se diferenciar dos concorrentes é a adoção da gestão
estratégica. E na ausência desta, não haverá regras para orientar a busca de novas
oportunidades, tanto dentro quanto fora da empresa. Este trabalho teve como
objetivos: apresentar o perfil do gestor da empresa estudada; investigar a
percepção do gestor em relação ao resultado e utilização da gestão estratégica,
e identificar e analisar a prática da gestão estratégica da empresa em questão.
A metodologia baseia-se em uma pesquisa descritiva, os meios usados foram a
pesquisa bibliográfica e um estudo de caso. Foram analisados os dados coletados
através da aplicação de um questionário que possui perguntas abertas e
fechadas, e assim, aconteceu a separação e interpretação dos dados colhidos.
Alguns resultados foram: o entrevistado sabe o que é gestão estratégica e a
executa em sua empresa através da análise swot; os funcionários têm conhecimento
do planejamento estratégico que é executado, sendo elaborado pelo diretor
administrativo e sua equipe; o gestor entrevistado considera ótimo o resultado
do planejamento estratégico que foi implementado na sua empresa, e que também
recomendaria o uso da gestão estratégica para outras empresas. Com isso,
conclui-se que a gestão estratégica é de suma importância para a sobrevivência,
manutenção e o sucesso das micro e pequenas empresas, e que pode ser o grande
diferencial da organização para vencer no mercado competitivo.
Currently, strategy is a necessity
for any company, no matter its size. The only way to survive and differentiate
yourself from your competitors is to adopt strategic management. And in its
absence, there will be no rules to guide the search for new opportunities, both
inside and outside the company. This work had objectives: to present
the profile of the manager of the studied company; investigate the manager's
perception of the result and use of strategic management, and identify and
analyze the strategic management practice of the company in question. The
methodology is based on descriptive research, the means used were bibliographic
research and a case study. The data collected were analyzed through the
application of the questionnaire that has open and closed questions, and thus,
the separation and interpretation of the collected data happened. Some results
were: the interviewee knows what strategic management is and performs it in his
company through swot analysis; employees are aware of the strategic planning
that is carried out, which is prepared by the administrative director and his
team; the manager interviewed considers the result of the strategic planning
that was implemented in his company to be excellent, and that he would also
recommend the use of strategic management to other companies. Thus, it is
concluded that strategic management is of paramount importance for the
survival, maintenance and success of micro and small companies, and that it can
be the great differential of the organization to win in the competitive market.
Dr.ª Corá, Maria Amélia Jundurian.
Micro e pequenas empresas.
Estudos de caso.