Panorama das publicações sobre contextualização dos anais dos Encontros Nacionais de Ensino de Química (ENEQ)

Panorama das publicações sobre contextualização dos anais dos Encontros Nacionais de Ensino de Química (ENEQ)

Autor(a)
Souza, Alessandra Farias.
<alessandra.souza@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2022
Data da defesa
29/11/2021
Curso/Outros
Química
Número de folhas
50
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O Encontro Nacional de Ensino em Química (ENEQ) é um evento bianual realizado pela Sociedade Brasileira de Química que ao longo dos anos, se mostrou como um dos mais importantes e respeitados da área. Neste evento, trabalhos completos com caráter científico são publicados em diferentes eixos temáticos dentre os quais está o de “Ensino e Aprendizagem”. O objetivo deste estudo foi investigar os trabalhos completos que citam a raiz da palavra “Contextualiz” dentro deste eixo temático publicados no ENEQ nas edições realizadas entre 2008 e 2018. Trata de um estudo exploratório de natureza descritiva e analítica. Os trabalhos foram selecionados e analisados, considerando os seguintes aspectos: número de autores por publicação, unidades federativas, instituições de vínculo dos autores, distribuição geográfica e focos temáticos com oito categorias propostas de acordo com Achel e Nardi (2010). Dos 526 trabalhos apresentados na área, 87 possuem como temática foco a “Contextualização”, com maior número de trabalhos nas edições realizadas em 2014 e 2016 com foco no tema alvo (19 e 33, respectivamente). Grande parte das publicações são de pesquisadores de instituições públicas que estão instaladas na região Nordeste do país. Quanto ao número de autores por publicação, pode-se constatar que a maioria dos trabalhos conta com dois. Das oito categorias propostas, observou-se que uma porcentagem significativa (72%: 63) de trabalhos é voltada para as categorias de “Levantamento das concepções alternativa/avaliação da aprendizagem” e “formação de professores”.

Abstract

The National Meeting of Teaching in Chemistry (ENEQ) is a biannual event held by Brazilian Society of Chemistry that over the years has shown to be one of the most important and respected in the area. In this event, scientific articles are published in different thematic axes, among which is "Teaching and Learning". The objective of this study was to shown a survey of articles that mention “Contextualize” published in this thematic axis in ENEQ editions held between 2008 and 2018. It is an exploratory study of a descriptive and analytical nature. The articles were selected and analyzed, considering the following aspects: number of authors per publication, federative units, institutions, geographic regions and thematic focuses with eight categories proposed according to Achel and Nardi (2010). Of the 526 studies presented in the “Teaching and Learning” area, 87 have “Contextualization” as a theme. The editions that took place in 2014 and 2016 have the largest number of publications focused on the target theme (19 and 33, respectively). Most of the publications come from public institutions that are located in the Northeast region of the country. As for the number of authors per publication, it appears that most studies have 2. Of the 8 proposed categories, it was observed that a high percentage of studies (72%: 63) is focused on the categories of “Survey of alternative conceptions/learning assessment” and “teacher training”.

Orientador(a)
Dr.ª Oliveira, Iara Terra de.
Banca Examinadora
Me. Paz, Giovanni Scataglia Botelho.
Dr.ª Lima, Roberta Samara Nunes de.
Palavras-chave
Estado da arte.
Ensino de química - Pesquisa.
Ensino de química - Contextualização.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Visualizações
384
Observações


Não foi possível exibir o PDF