Panorama das publicações sobre contextualização dos anais dos Encontros Nacionais de Ensino de Química (ENEQ)
Panorama das publicações sobre contextualização dos anais dos Encontros Nacionais de Ensino de Química (ENEQ)
<alessandra.souza@arapiraca.ufal.br>
O Encontro Nacional de Ensino em
Química (ENEQ) é um evento bianual realizado pela Sociedade Brasileira de
Química que ao longo dos anos, se mostrou como um dos mais importantes e
respeitados da área. Neste evento, trabalhos completos com caráter científico
são publicados em diferentes eixos temáticos dentre os quais está o de “Ensino
e Aprendizagem”. O objetivo deste estudo foi investigar os trabalhos completos
que citam a raiz da palavra “Contextualiz” dentro deste eixo temático publicados
no ENEQ nas edições realizadas entre 2008 e 2018. Trata de um estudo exploratório
de natureza descritiva e analítica. Os trabalhos foram selecionados e
analisados, considerando os seguintes aspectos: número de autores por
publicação, unidades federativas, instituições de vínculo dos autores, distribuição
geográfica e focos temáticos com oito categorias propostas de acordo com Achel
e Nardi (2010). Dos 526 trabalhos apresentados na área, 87 possuem como
temática foco a “Contextualização”, com maior número de trabalhos nas edições
realizadas em 2014 e 2016 com foco no tema alvo (19 e 33, respectivamente). Grande
parte das publicações são de pesquisadores de instituições públicas que estão
instaladas na região Nordeste do país. Quanto ao número de autores por
publicação, pode-se constatar que a maioria dos trabalhos conta com dois. Das oito
categorias propostas, observou-se que uma porcentagem significativa (72%: 63)
de trabalhos é voltada para as categorias de “Levantamento das concepções
alternativa/avaliação da aprendizagem” e “formação de professores”.
The National Meeting of Teaching in Chemistry (ENEQ)
is a biannual event held by Brazilian Society of Chemistry that over the years
has shown to be one of the most important and respected in the area. In this
event, scientific articles are published in different thematic axes, among
which is "Teaching and Learning". The objective of this study was to
shown a survey of articles that mention “Contextualize” published in this
thematic axis in ENEQ editions held between 2008 and 2018. It is an exploratory
study of a descriptive and analytical nature. The articles were selected and
analyzed, considering the following aspects: number of authors per publication,
federative units, institutions, geographic regions and thematic focuses with
eight categories proposed according to Achel and Nardi (2010). Of the 526 studies
presented in the “Teaching and Learning” area, 87 have “Contextualization” as a
theme. The editions that took place in 2014 and 2016 have the largest number of
publications focused on the target theme (19 and 33, respectively). Most of the
publications come from public institutions that are located in the Northeast
region of the country. As for the number of authors per publication, it appears
that most studies have 2. Of the 8 proposed categories, it was observed that a
high percentage of studies (72%: 63) is focused on the categories of “Survey of
alternative conceptions/learning assessment” and “teacher training”.
Dr.ª Lima, Roberta Samara Nunes de.
Ensino de química - Pesquisa.
Ensino de química - Contextualização.