Proposta de baixo custo de simulador manual de laparoscopia ("dry-lab") para treinos de habilidades em alunos de graduação

Proposta de baixo custo de simulador manual de laparoscopia ("dry-lab") para treinos de habilidades em alunos de graduação

Autor(a)
Orsi, Manoel Iran Malta.
<manoel.orsi@arapiraca.ufal.br> Almeida, Noan Rocha de.
<noan.almeida@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2022
Data da defesa
10/02/2022
Curso/Outros
Medicina
Número de folhas
39
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

A especialidade da cirurgia laparoscópica possui como um dos pilares fundamentais de sua metodologia a associação entre o conhecimento técnico e a habilidade manual, conferindo destreza com o instrumental cirúrgico, a fim de reduzir as complicações e os custos. Este trabalho objetivou desenvolver um simulador manual de baixo custo de laparoscopia (‘’dry-lab’’) para treino de habilidades em alunos de graduação. Foi realizado um estudo de desenvolvimento de protótipo, sendo dispensado do Comitê de Ética da Universidade Federal de Alagoas. Em seguida, procedeu-se à construção dos protótipos e realização do teste para, por fim, construir o modelo escolhido em compensado 6mm com acabamento branco. Com materiais de fácil acesso, custo reduzido e baixa tecnologia, foi possível confeccionar um simulador de vídeo-cirurgia que consiga desempenhar sua função de forma efetiva e tornar mais acessível a inserção das habilidades de vídeo-cirurgia no ambiente acadêmico. O modelo escolhido foi o 4, com espessura de 6mm, largura de 26cm e placas de comprimento nas medidas 13cm, 26cm, 28cm e 36cm. Com este módulo de treinamento e a possibilidade de proposta de uma eletiva de formação e treinamento a Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca, alcançará níveis de qualidade em simulação e técnica operatória, o que possibilitará a familiarização com o instrumental e técnicas básicas de vídeo-cirurgia.

Abstract

In the specialty of laparoscopic surgery, one of the fundamental pillars is the methodology of association between technical knowledge and manual skill, conferring dexterity with the surgical instruments, in order to reduce complications and costs. This work aimed to develop a low cost manual laparoscopy simulator (''dry-lab'') for skills training in undergraduate students. A prototype development study was carried out, being exempt from the Ethics Committee of the Federal University of Alagoas. Then, the prototypes were built and tests were carried out to, finally, build the chosen model in 6mm plywood with white finish. With materials of easy access, reduced cost and low technology, it was possible to make a video-surgery simulator that can perform its function effectively and make the insertion of video-surgery skills in the academic environment more accessible. The model chosen was 4, with a thickness of 6mm, width of 26cm and length plates measuring 13cm, 26cm, 28cm and 36cm. With this training module and the possibility of proposing an elective of formation and training, the Federal University of Alagoas, Campus Arapiraca, will reach levels of quality in simulation and operative technique, which will allow the familiarization with the instruments and basic techniques of video- surgery.

Orientador(a)
Esp. Nóbrega, Fabiana Sophia González da.
Coorientador(a)
Esp. Cruz Júnior, Francisco Pessoa da.
Me. Silva, Sérgio Lopes da.
Palavras-chave
Modelos educacionais.
Laparoscopia.
Cirurgia minimamente invasiva.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
4.00.00.00-1 Ciências da saúde.
Visualizações
531
Observações


Não foi possível exibir o PDF